Notícias

31.10.2017
Tempo de leitura: 2 minutos

Janelas de Inovação: como a gestão compartilhada com estudantes e pais transformou a Amorim Lima

Pautada na educação integral e na valorização da comunidade, EMEF Amorim Lima está entre as 178 mais inovadoras do país

Série Janelas de Inovação, da Fundação Telefônica Vivo, conta história da EMEF Amorim Lima, em São Paulo

Pautada na educação integral e na valorização da comunidade, EMEF de SP está entre as 178 mais inovadoras do país

No 28º episódio da série Janelas de Inovação, produzida pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com o canal Futura, é possível descobrir como a EMEF Desembargador Amorim Lima, escola sem divisão por série e sem aulas tradicionais, mantém-se há 20 anos como uma referência de ensino em todo o Brasil.

Pautada pela educação integral, a Amorim Lima, localizada na zona sul de São Paulo, é uma das seis escolas apoiadas pela Fundação no programa Inova Escola, desde 2013. Foi uma das primeiras do Brasil a inovar na área, em um processo iniciado em 1998 e inspirado na Escola da Ponte, de Portugal.

A transformação começou arrancando as grandes e nunca mais parou, estimulando inclusive outras escolas, como a EMEF Campos Salles, também da capital paulista e outra integrante do Inova Escola.

O episódio apresentado na última quinta-feira (26) do Janelas de Inovação mostrou como foram as mudanças e como a Amorim Lima valoriza o estudante e os pais em seu dia a dia. Depois das grades, que abriram a escola para comunidade, foram as paredes das salas que saíram, dando lugar a amplos espaços para turmas multisseriadas, nas quais grupos de até cinco alunos, orientados pelos educadores, traçam os próprios roteiros de pesquisa e aprendizagem.

Autonomia, respeito e responsabilidade são palavras incorporadas ao cotidiano, no qual a gestão do espaço escolar é dividida entre educadores, estudantes e pais. Essa fórmula, aliada à inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no projeto pedagógico, parece ser um dos segredos que levaram a EMEF a ser considerada uma das 178 mais inovadoras do país, segundo o Mapa da Inovação e Criatividade, do Ministério da Educação (MEC).

Para conhecer melhor a EMEF Amorim Lima, assista ao episódio. A série Janelas da Inovação é exibida toda quinta-feira, às 22h, no canal do Youtube da Fundação e no Canal Futura. Os documentários já exibidos estão disponíveis no site da Fundação Telefônica Vivo.

Janelas de Inovação
Exibição: quintas-feiras, às 22h, no Canal Futura
Reprises: Domingo, às 7h45 e segunda-feira, às 10h30
Duração: 15 min
Classificação: LIVRE


Outras Notícias

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

14/05/2025

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

07/05/2025

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital