Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

29.10.2020
Tempo de leitura: 4 minutos

Hora do Código convida educadores a promoverem a cultura digital

Movimento global da Code.org e liderado pela Fundação Telefônica Vivo no Brasil quer levar pensamento computacional e ensino de programação às escolas
#MêsdosProfessores

A imagem mostra uma criança usando fones de ouvido enquanto olha para a tela de um notebook para ilustrar pauta sobre a Hora do Código e a promoção da cultura digital. Ela é negra, tem cabelos encaracolados e usa uma blusa amarela.

Foi dado o pontapé inicial para a Hora do Código, movimento que acontece em 180 países e foi criado pela Code.org para aproximar o pensamento computacional e a linguagem de programação do cotidiano de crianças e jovens com a disseminação da cultura digital.

A Fundação Telefônica Vivo lidera o movimento há sete anos no Brasil e anunciou o lançamento durante o Movimento Inova 2020, evento da Secretaria de Educação de São Paulo para valorizar práticas de professores e alunos relacionadas à utilização de novas tecnologias educacionais em matérias do currículo escolar, como projeto de vida.

“Hoje o mundo do trabalho demanda outras habilidades, a lógica da programação está embutida em tudo o que a gente faz. A Hora do Código mostra que todo mundo pode programar e isso está ligado com esse contexto, com o futuro que está batendo na porta dos jovens do Ensino Médio”, explicou Luciana Scuarcialupi, coordenadora de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo, durante a roda de conversa Não dá pra ninguém ficar de fora! A importância da Cultura Digital e do Pensamento Computacional no mundo do trabalho.

Qualquer educador pode aderir ao movimento, dedicando 60 minutos de atividades relacionadas a programação e pensamento computacional e não é preciso ter experiência prévia com o assunto. O site do Programaê disponibiliza três trilhas com conteúdos variados e, entre 22 de outubro e 15 de novembro, acontecerão eventos especiais.

Leonardo Villacorta, vice-presidente de alianças internacionais da Code.org, também participou do lançamento e chamou atenção para o fato de vivermos a 4ª Revolução Industrial, que impacta diferentes aspectos da sociedade, mas não inclui a todos. Por isso é preciso buscar equidade com a adoção da cultura digital, que inclui programação, pensamento computacional, inteligência artificial e robótica.

“Todos os estudantes têm de aprender para conhecer melhor como funciona o mundo. Quando você vive num mundo em que a tecnologia está na vida diária, é preciso aprender a usá-la da mesma forma que aprendemos biologia, física, química. Hoje todos temos de usar a tecnologia, mas também aprender a criá-la. Essa é a nova realidade e a nova necessidade da educação”, afirmou o executivo.

A Code.org atua em três principais frentes para disseminar a cultura digital globalmente:  apoio a currículos escolares com mais de 400 horas de atividades direcionadas a professores da pré-escola ao ensino médio em sua plataforma digital; com o oferecimento de ferramentas de gamificação para o aprendizado de linguagens de código como JavaScript; e apoiando a mudança em sistemas educativos via políticas públicas.

Contudo, para Leonardo Villacorta o mais importante para o educador que queira aderir ao ensino do século XXI é saber ensinar e não ser um especialista em tecnologia. “Trabalhamos com muitos professores de matemática, ciência, mas também de português, espanhol, arte… e todos eles sabem ensinar!”.

Entenda a Hora do Código

A Hora do Código é um movimento internacional liderado pela Code.org, que tem a Fundação Telefônica Vivo como parceira e representante no Brasil. É um movimento global para mostrar como é possível aprender um pouco de programação em apenas uma hora! Com o tema Ciência da Computação para o Bem – ou, em inglês, #CSforGood – o objetivo é destacar como usar esse conhecimento para causar impacto positivo.

Todos os educadores podem participar!

O site do Programaê disponibiliza três trilhas com atividades. Não é preciso ter experiência com códigos para embarcar nessa aventura, pois as atividades são autoexplicativas e as habilidades são desenvolvidas passo a passo. Basta dedicar uma hora à trilha escolhida!

O que é a Code.org?

É uma organização sem fins lucrativos dedicada a expandir o acesso ao pensamento computacional nas escolas, além da visão de que todos aprendam ciência da computação da mesma forma que biologia, química ou álgebra. Atua para disseminar esse conceito no currículo dos maiores distritos escolares dos Estados Unidos e também organiza a campanha anual Hora do Código, que alcança 180 países.


Outras Notícias

Matemática abre caminhos para o futuro profissional dos jovens  

19/08/2025

Matemática abre caminhos para o futuro profissional dos jovens  

O domínio de habilidades matemáticas é base essencial para diversas carreiras, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia e inovação

6ª edição do Hack4Edu chega ao Brasil e desafia estudantes a inovar com IA

15/08/2025

6ª edição do Hack4Edu chega ao Brasil e desafia estudantes a inovar com IA

Hackathon internacional reúne estudantes e especialistas para criar soluções tecnológicas com impacto social e educacional, premiando ideias de destaque

Da formação à prática: professores multiplicadores fortalecem redes de ensino com inovação

13/08/2025

Da formação à prática: professores multiplicadores fortalecem redes de ensino com inovação

Educadores apoiam colegas para integrar tecnologia na sala de aula, aumentando o engajamento e melhorando o desempenho dos estudantes

Como a tecnologia pode apoiar professores na construção de uma educação antirracista

30/07/2025

Como a tecnologia pode apoiar professores na construção de uma educação antirracista

Novos cursos gratuitos da plataforma Escolas Conectadas mostram como ferramentas digitais podem integrar o antirracismo ao currículo escolar e promover práticas pedagógicas mais inclusivas

Tecnologia e acessibilidade: educação mais inclusiva e personalizada nas escolas públicas

18/07/2025

Tecnologia e acessibilidade: educação mais inclusiva e personalizada nas escolas públicas

Ferramentas digitais como plataformas adaptativas e tecnologias assistivas estão revolucionando o aprendizado de alunos com deficiência e promovendo equidade no acesso ao conhecimento

Educação Digital e Midiática: saiba como aplicar as novas diretrizes do MEC no Ensino Médio

15/07/2025

Educação Digital e Midiática: saiba como aplicar as novas diretrizes do MEC no Ensino Médio

MEC lança guia e planos de aula sobre uso da tecnologia em sala de aula para auxiliar os docentes a aplicá-la de forma pedagógica, consciente e alinhada à BNCC