Eletivas

Imagem mostra duas professoras lado a lado, olhando para a tela de um computador. Uma professora é negra e está com os cabelos presos, e a outra é branca, usa óculos e tem cabelo curto. Ambas estão sentadas

As Eletivas contemplam temáticas atuais e atrativas que contribuem com o desenvolvimento de competências digitais em educadores e estudantes.

Com as eletivas, a Fundação Telefônica Vivo apoia as redes de ensino na implementação do Novo Ensino Médio por meio da formação de educadores de qualquer área do conhecimento e da oferta de conteúdos relacionados às Tecnologias Digitais para garantir a expansão da Cultura Digital, além de parcerias exclusivas com Secretarias de Educação.

São temáticas atuais e atrativas que contribuem com o desenvolvimento das competências digitais em professores e estudantes, aumentando o interesse e o engajamento dos jovens em sala de aula. Além disso, as eletivas colaboram também para que os jovens encontrem melhores opções no mercado de trabalho.

 

Coleção Tecnologias Digitais

A Coleção de Tecnologias Digitais contribui com o fomento da Cultura Digital dentro das escolas por meio de temas como programação, educação em dados e robótica. O material criado para a formação continuada dos educadores traz a importância e o uso de diferentes formas de tecnologias para a sala de aula e também apoio na construção dos seus projetos de vida, no contexto do Novo Ensino Médio.

Os nove cadernos reúnem conteúdos e sequências didáticas sobre temas como pensamento computacional, educação em dados, STEAM e ciências, programação, narrativas digitais e robótica sustentável. Conheça e faça gratuitamente o download.

 

Cursos em Tecnologias Digitais

Os cursos, voltados para o Ensino Médio, fazem parte da oferta formativa do Pense Grande Tech. O objetivo é proporcionar aos educadores uma imersão em temas da Cultura Digital, alinhados aos conteúdos dos cadernos da Coleção de Tecnologias Digitais.

Parte dessa formação é realizada na plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica e da Fundação “la Caixa”, que oferece cursos on-line de formação continuada, totalmente gratuitos, para educadores da Educação Básica.

As formações em Tecnologias Digitais podem ser ofertadas em dois formatos: autoformativo e híbrido.

Autoformativo: cada um dos cursos tem duração de 30 horas, podendo ser concluído em até um mês. Neste formato não há mediação e o cursista tem mais flexibilidade de acordo com sua rotina. Estes cursos são abertos ao público e estão disponíveis gratuitamente na plataforma escolasconectadas.org.br.

Híbrido: formações que contam com atividades mão na massa e a criação de planos de aula customizados a serem multiplicados dentro de sala de aula. Com mediação de especialistas e tutoria para acompanhamento do cursista, este formato possibilita que parcerias exclusivas sejam feitas com as Secretarias de Educação de todo o país.

 

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre as Eletivas e como o Pense Grande Tech apoia o desenvolvimento de competências digitais: