Notícias

05.01.2018
Tempo de leitura: 3 minutos

Gestão inovadora: outra saída para os desafios da educação do campo

Educador de Manaus utilizou formação do projeto Aula Digital para reforçar práticas pedagógicas e fortalecer o vínculo com a comunidade

Professor de camisa branca com uma estante ao fundo

O professor doutor Gilson da Silva é um profissional dedicado, que passou por diversas funções na administração pública e na área de pesquisa voltada à educação. Mas foi seu desejo de trabalhar com a comunidade que o fez aceitar um novo desafio em 2017: ser gestor de uma escola do campo, próxima a uma área de assentamento, formada por 50 alunos de turmas multisseriadas.

Para chegar à EMEF Epitácio Nunes, no bairro Nova Luz, em Manaus (AM), é preciso ter carro ou contar com o transporte escolar. Situada na altura do quilômetro 21 da BR-174, que liga a capital a Boa Vista, a região de difícil acesso aos alunos era um dos principais motivos para o alto índice de faltas.

O motorista do ônibus precisa realizar pela manhã duas viagens para levar todos os estudantes à escola. Eles retornavam no horário do almoço, o que diminuía ainda mais o número de aulas. Em conversa com os pais e a equipe da Epitácio Nunes, o gestor conseguiu estabelecer um turno único e integral para todos os alunos. Estava vencido o primeiro desafio.

Gilson também convidou a comunidade para colaborar, e hoje há grupos de pais organizados com diversas funções, como levar alimentos e água potável para a escola ou cuidar da horta. “Meu próximo desafio será ativar o Conselho Escolar. Já realizamos as eleições e agora falta apenas o registro para conseguir recursos federais”, conta animado.

<strong>Cidade pioneira</strong>

Manaus é a primeira cidade do país a receber o Aula Digital, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED. O projeto teve início em abril de 2017, com o compromisso de atender 140 escolas da rede municipal por meio da formação de 700 professores. O parceiro executor do projeto é a Fundação Vitória Amazônica.

Gestão Inovadora

A filosofia de trabalho do Gilson, pautada no diálogo com a equipe e presença ativa dos pais, ganhou um reforço após sua participação no curso de Gestão Inovadora do projeto Aula Digital em Manaus. A formação, realizada pela Fundação Vitória Amazônica (parceiro executor) faz parte de uma das etapas do projeto da Fundação Telefônica Vivo, que ainda contempla a oferta de conteúdos pedagógicos digitais e a entrega de laptops e tablets para uso em atividades educativas nas escolas.

“O curso é bem estruturado e gerou muita troca de experiências. A formação nos ajudou a trazer um novo olhar e tornou-se uma grande aliada na resolução de problemas locais, como a questão do turno escolar”, diz.

Para Gilson, o projeto irá contribuir para desenvolver a educação no campo ao utilizar os recursos tecnológicos para repensar as práticas pedagógicas, fortalecer a formação de educadores e, principalmente, impactar os estudantes de maneira positiva. “Era difícil falar de inclusão digital aos nossos alunos, tão afastados do perímetro urbano. Hoje, o projeto está nos ajudando a promover a igualdade de oportunidades por meio da educação” conclui.

Assista e conheça mais sobre a história do professor doutor Gilson da Silva


Outras Notícias

Um novo olhar dos estudantes para o local onde vivem

19/03/2019

Um novo olhar dos estudantes para o local onde vivem

Após participar das formações do Aula Digital, a educadora Cleilde criou ações com os alunos para promover a cultura local

Quando a escola une a comunidade

12/03/2019

Quando a escola une a comunidade

Após formação da Fundação Telefônica Vivo, Maria da Conceição Meiras dos Santos Filha engajou a comunidade para reforma da escola e desenvolveu um projeto para explorar espaços diferenciados de aprendizagem

Promovendo a cultura digital para aperfeiçoar competências e multiplicar conhecimentos

11/03/2019

Promovendo a cultura digital para aperfeiçoar competências e multiplicar conhecimentos

Desde que conheceu a plataforma Escolas Conectadas, a pedagoga do Espírito Santo Valéria Gon Zortéa já fez mais de 20 dos cursos. Além da sede por conhecimento, ela precisa estar bem preparada para formar profissionais de educação.

Professor une tecnologia ao ensino de Artes e outras disciplinas

11/09/2018

Professor une tecnologia ao ensino de Artes e outras disciplinas

De segunda a sexta-feira, Murilo Carvalho Rodrigues, 34 anos, sai de casa e enfrenta um trajeto de quase duas horas para chegar ao trabalho.

Após formação do Aula Digital, educadora descobre que não é preciso ter acesso à tecnologia para inovar

06/08/2018

Após formação do Aula Digital, educadora descobre que não é preciso ter acesso à tecnologia para inovar

Jivanete Amâncio Santos, gestora de uma escola em Arauá, Sergipe, rompeu as barreiras da sala de aula e levou alunos para conhecer a realidade local

Inovação e tecnologia contribuem na inclusão de alunos com deficiência

01/08/2018

Inovação e tecnologia contribuem na inclusão de alunos com deficiência

Após formação do Aula Digital, escola de Sergipe passou a desenvolver projetos em tecnologia assistiva

.
Menu para dispositivos móveis