A Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o Instituto IA.Edu e a Cátedra UNESCO de IA Desplugada na Educação, lança a Nota Técnica “Educar na Era da Inteligência Artificial: Caminhos para a BNCC Computação”, um guia estratégico para apoiar redes de ensino na integração da Inteligência Artificial (IA) aos seus referenciais curriculares, em alinhamento à BNCC Computação.
Direcionado a técnicos das Secretarias de Educação e profissionais envolvidos na atualização dos referenciais curriculares das redes de ensino, o documento indica como aprofundar e expandir o trabalho com a IA ao longo dos diferentes eixos e níveis de ensino, de forma transversal e integrada.
Com referências nacionais e internacionais, a nota detalha como incorporar a IA com foco no desenvolvimento de competências essenciais como pensamento computacional, uso crítico de tecnologias, ética digital e proteção de dados, pilares para a formação integral dos estudantes.
Ao avançar a partir da Base Nacional Comum Curricular de Computação (BNCC Computação) e respeitar os formatos adotados pelas redes, o documento contribui para que sistemas educacionais promovam inovação pedagógica, equidade digital e autonomia docente, alinhados aos desafios contemporâneos da cidadania digital.
A Nota Técnica ainda apresenta exemplos práticos, modelos de implementação, caminhos de formação docente e orientações sobre segurança, LGPD e responsabilidade no uso de IA na escola pública.

