Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Antigamente (há uns vinte anos!), fazer uma pesquisa na internet era quase tão difícil quanto escrever códigos sem um errinho sequer. O caminho era longo e tortuoso e você, que nasceu num mundo em que o Google já existia, nem imagina… mas era mais ou menos assim: do Cadê? (alguém ainda se lembra dele?) pro Alta Vista, do Alta Vista para o Yahoo, do Yahoo para muitos outros buscadores que já desapareceram. Hoje, tudo é possível e rápido porque Santo Google ajuda, até a aprender programação!

E a dependência é tanta que, segundo dados do próprio site, mais de 782,8 milhões de visitantes únicos passam por lá diariamente, se beneficiando de forma vital e sem custo. Mas que tal um “help” para tornar as suas buscas mais inteligentes?

Pode não parecer, mas a programação tem muito pra te ajudar nessa hora. Quer ver?

 

1) Frases explícitas

Vamos imaginar que você esteja procurando por sites para aprender a programar (sério, você já sabe qual é o mais legal, né? :P). Então, ao invés apenas digitar como aprender programação na barra do Google, experimente pesquisar explicitamente pela frase. Para fazer isso, basta colocar a expressão entre duas aspas.

Dá só uma olhada na diferença quando você não usa aspas. São quase meio milhão de resultados contra 1.700 – que ainda é muito, claro, mas pode acreditar: serão bem mais específicos!

 2) Excluir palavras

Muitas vezes, uma determinada expressão dá origem a vários resultados que poderiam ser desconsiderados na busca. Mas você sabia que existe um jeito de excluir alguns termos? Por exemplo, ao pesquisar sobre como aprender programação, é possível abolir a palavra “avançada” e assim ter acesso somente a informações para iniciantes.

Para fazer isso, basta usar o sinal da subtração (o menos, sabe?) na frente da palavra que você não quer em seus resultados.

De novo, é possível enxergar como fazer uso dessa dica pode te poupar um bom tempo.

3) Pesquisas para um site específico 

Sites ricos em conteúdo (como é o caso do Programaê! <3) podem acabar com o nosso foco e deixar aquela dúvida sobre por onde começar. Pra te ajudar a não fugir do seu objetivo, a gente tem uma dica bem legal. Presta atenção, porque você pode fazer isso pelo próprio Google. Basta usar essa formulinha, ó:

o que estou procurando” site:urldosite

Veja como fica usando o nosso site como exemplo:

“meu primeiro aplicativo” site:programae.org.br/

Estes são os resultados que foram encontrados somente no Programaê!.

4) Definições de palavras

Quando a gente começa a aprender programação sempre rolam algumas dúvidas. Tipo, o que será que significa “backup”? O tio Google pode te ajudar nessa hora, sem que você precise procurar pela casa toda um dicionário. Para buscar definições é só fazer assim: define:apalavraquevocêdesejasaberoquesignifica

5) Traduções

Quer traduzir uma palavra simples ou frase de uma língua para outra? Em programação, isso acontece o tempo todo, né? Então, relaxa. O Google Tradutor pode te dar uma mãozinha. Basta procurar translate [palavra] to [língua], ou em português, que fica assim:

traduzir “compilar” para inglês

5 DICAS ESPERTAS PARA FACILITAR O SEU APRENDIZADO EM PROGRAMAÇÃO COM A AJUDA DO GOOGLE
5 DICAS ESPERTAS PARA FACILITAR O SEU APRENDIZADO EM PROGRAMAÇÃO COM A AJUDA DO GOOGLE