Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

18.06.2025
Tempo de leitura: 10 minutos

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Imagem ilustra matéria sobre o dia dos voluntários 2025

Na sexta-feira, 6 de junho, o amanhecer foi mais caloroso em 34 cidades brasileiras. Esta é uma das datas mais importantes do ano para mais de 10 mil colaboradores da Vivo, que doaram tempo, somaram esforços e compartilharam seus conhecimentos para gerar impacto positivo para a sociedade no Dia dos Voluntários (DVT).

Na edição de 2025, foram beneficiadas 51 instituições, sendo 75% delas voltadas para educação pública. No total, as iniciativas impactaram cerca de 45 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

“Este momento celebra o nosso compromisso em gerar impacto social concreto, colocando em prática nossa cultura colaborativa. Temos cerca de 10 mil colaboradores espalhados pelo Brasil tornando este dia uma realidade”, afirmou Christian Gebara, CEO da Vivo, durante a abertura do evento, na Escola Estadual Prof. Dr. Lauro Pereira Travassos, na Vila Missionária, em São Paulo (SP). Na ocasião, dois estudantes emocionaram o público com um dueto de rimas, enquanto voluntários renovaram a pintura do prédio, reformaram a sala dos professores e revitalizaram o laboratório de informática.

As ações realizadas em todo o país tiveram como foco principal a educação pública e o apoio social. Entre as atividades, destacaram-se a criação e reforma de laboratórios de ciências, informática e robótica, revitalização de espaços e bazares sociais, além de palestras e workshops sobre carreira, empregabilidade, inclusão digital, saúde e bem-estar.

O envolvimento não se limitou aos colaboradores e familiares também participaram, ampliando o alcance da iniciativa e reforçando o compromisso da Vivo com a cidadania e a transformação social. “O engajamento com o programa de voluntariado multiplica ano após ano, em todos os níveis da empresa, reforçando a potência da cultura colaborativa da Vivo e do compromisso social que cultivamos. E isso se soma ao nosso compromisso ambiental, que também é potencializado pelo voluntariado”, disse Marina Dainaze, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Vivo, durante sua participação na ETEC Abdias do Nascimento, em Paraisópolis, em São Paulo (SP).

A diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Lia Glaz, destacou a importância da educação no DVT: “Acreditamos que a educação é uma poderosa ferramenta de transformação. Cada ação voluntária é uma semente plantada para um futuro com mais oportunidades e impacto social”, disse ela, que também esteve presente na ETEC, ao lado de Marina.

Para Alessandra Mondenini, gerente de Voluntariado e Mobilização Institucional da Fundação, o DVT é uma verdadeira força de transformação. “Mobilizamos colaboradores, familiares e comunidades em todo o Brasil. Juntos, transformamos escolas, acolhemos pessoas e ampliamos horizontes por meio da educação. O DVT mostra que, quando colocamos o propósito em ação, conseguimos tocar vidas e deixar um legado real.”

 

Criação de Sala Calmaria promove acolhimento e empatia

Voluntária durante pintura no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Compositor Donga, Rio de Janeiro (RJ)

Mais do que reformas e revitalização de espaços físicos, palestras e workshops, o evento promove a conexão entre as pessoas, ao enxergar o outro com empatia, e ações com propósito. “Participo do Dia dos Voluntários desde 2011, e esse ano foi meu segundo como embaixador. É sempre gratificante participar de um projeto que transforma a vida de tantas pessoas, a cada ano aprendo mais”, contou Vitor Canário, embaixador do DVT no Rio de Janeiro (RJ).

Junto a colegas e familiares, ele participou da ação no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Compositor Donga, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (RJ). Lá, eles revitalizaram a quadra poliesportiva e criaram a Sala Calmaria, um ambiente pedagógico voltado especialmente para acolher as 38 crianças e adolescentes diagnosticadas com transtorno do espectro autista. “Pelo retorno que recebi da diretora sobre a intervenção, todos adoraram a sala”, contou o embaixador.

 

Workshop ensina segurança digital para idosos

No Abrigo Oásis Adultos e Famílias, em Manaus (AM), voluntários pintam mural colorido

Em Manaus (AM), a instituição apoiada foi o Abrigo Oásis Adultos e Famílias, uma organização social sem fins lucrativos que atua desde 2018 e atende cerca de 60 famílias. Este ano marcou o encerramento do ciclo de apoio do Dia dos Voluntários à instituição, que recebeu suporte por três anos consecutivos.

Segundo Luiz Miguel do Nascimento, embaixador do voluntariado, o abrigo acolhe famílias de refugiados venezuelanos e haitianos, além de mães solo brasileiras que deixaram seus lares em razão de situações de violência doméstica.

Cerca de 100 voluntários participaram das ações do DVT, que incluíram pintura de paredes, criação de um mural com desenhos de animais amazônicos, jardinagem e organização de espaços. Também foram realizados diversos workshops, como:

Vivo a Melhor Idade – voltado a ensinar idosos a identificar golpes e proteger seus dados pessoais e bancários; Mulheres Vivo – sobre o protagonismo feminino no mundo do trabalho; Vivo IA (Inteligência Artificial) – direcionado aos jovens da instituição; e Vivo Segurança – com foco na prevenção de golpes virtuais. “Esse dia mostra para mim e para todos o que a Fundação Telefônica Vivo faz”, afirmou Nascimento.

 

Ambiente mais acolhedor e horta na escola

A Escola Estadual Prof. Dr. Lauro Pereira Travassos, localizada na Vila Missionária, em São Paulo (SP), atende cerca de 1.200 mil alunos do Ensino Fundamental e Médio, e também recebeu os voluntários da Vivo. De acordo com Lucas Pavim, embaixador do DVT, foram feitas diversas melhorias: desde a instalação de tomadas e um micro-ondas na sala dos professores, até a pintura de paredes, criação de uma horta, e a chegada de novos mobiliários e computadores. “Na sala de informática o espaço ficou mais amplo e aberto para a interação entre alunos e professores. Nas salas de aulas, colocamos ventiladores novos e TVs para tornar as aulas mais conectadas e agradáveis no verão”, explicou Pavim.

 

Biblioteca revitalizada e estúdio para gravação de podcasts

Biblioteca do Colégio Estadual Isolda Schmid, Curitiba (PR), ganhou podcast após reforma feita no DVT
Biblioteca do Colégio Estadual Isolda Schmid, Curitiba (PR), antes da reforma feita no DVT

Em Curitiba, a mobilização foi grande: 1.203 voluntários trabalharam simultaneamente em quatro escolas públicas, beneficiando mais de 5 mil alunos. As instituições beneficiadas foram o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), o Colégio Estadual Isolda Schmid, o Colégio Estadual Inêz Vicente Borocz e o Colégio Estadual Lúcia Bastos.

A embaixadora do DVT na capital paranaense, Adriana Sbaraine, elogiou a garra dos voluntários e o impacto positivo das ações. No colégio Isolda Schmid a biblioteca foi revitalizada com um novo design futurista, e a escola ganhou uma sala para gravação de podcasts. Já nas outras três instituições de ensino, foram implantados modernos laboratórios de informática no modelo “Casa Inteligente da Vivo”.

“O maior impacto das intervenções nas escolas é poder proporcionar ao estudante de uma escola pública as mesmas condições que um aluno de uma escola particular tem, como acesso à tecnologia, estar num ambiente agradável, com cor, luz e vida. Eu acredito que os jovens se sentem respeitados e motivados”, avaliou Adriana.

 

Destinação correta do lixo eletrônico

Pelo segundo ano, o voluntariado se uniu à ação da Vivo de coleta de resíduos eletrônicos, promovendo uma gincana nacional com 26 instituições, incluindo 24 escolas públicas, para arrecadação de celulares, cabos, fones, teclados e monitores.

O Brasil está entre os maiores geradores de lixo eletrônico do mundo, conforme relatório “The Global e-Waste Monitor 2024”, da ONU. Para ajudar o país a minimizar os impactos deste desafio ambiental da era digital, a Vivo tem ampliado as ações de engajamento junto à sociedade para a destinação correta do lixo eletrônico.

A iniciativa engajou centenas de jovens, reforçando o compromisso com a educação ambiental. A turma com maior arrecadação de resíduos em cada escola, confirmada por meio de pesagem, será premiada com uma sessão de cinema para todos os alunos, com direito a pipoca e refrigerante.

Assista ao vídeo abaixo e veja como foi esse dia marcado por solidariedade e transformação.

 

Galeria de imagens

Ícone de lupa
Imagem mostra ação de voluntários na cozinha do dia dos voluntários 2025 no Centro de Orientação, Reintegração e Assistência Social em Ribeirão Preto (SP)
Ícone de lupa
Imagem mostra voluntária em ação no dia dos voluntários 2025 na ETEC Getúlio Vargas em São Paulo (SP)
Ícone de lupa
Imagem mostra voluntários e alunos em sala de aula no dia dos voluntários 2025 na Escola Estadual Amadeu Odorico de Souza em São Paulo (SP)
Ícone de lupa
Imagem mostra grupo de voluntários restaurando espaço no dia dos voluntários 2025 na Escola Estadual Amadeu Odorico de Souza em São Paulo (SP)
Ícone de lupa
Imagem mostra dois voluntários restaurando pintura no dia dos voluntários 2025 na Escola Municipal Darcy Ribeiro em Imperatriz (MA)
Ícone de lupa
Imagem mostra grupo de voluntários no dia dos voluntários 2025 na Escola Municipal Darcy Ribeiro em Imperatriz (MA)
Ícone de lupa
Imagem mostra voluntários em ação no dia dos voluntários 2025 na APAE de João Pessoa (PB)
Ícone de lupa
magem mostra voluntários restaurando parede no dia dos voluntários 2025 no Abrigo Oásis Adultos e Famílias em Manaus (AM)
Ícone de lupa
Imagem mostra grande grupo de voluntariado no dia dos voluntários 2025 no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Compositor Donga no Rio de Janeiro (RJ)
Ícone de lupa
Imagem mostra grande grupo de voluntariado no dia dos voluntários 2025 na Escola Estadual Felipe Cantúsio em Campinas (SP)
Ícone de lupa
Imagem mostra voluntários com instrumentos musicais e alunos em ação no dia dos voluntários 2025 no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Compositor Donga no Rio de Janeiro (RJ)
Ícone de lupa
Imagem mostra dois voluntários no dia dos voluntários 2025 na ETEC Getúlio Vargas em São Paulo (SP)
Ícone de lupa
Imagem mostra dois voluntários no dia dos voluntários 2025 no Centro de Orientação, Reintegração e Assistência Social em Ribeirão Preto (SP)
Ícone de lupa
Imagem mostra grupo de voluntários no dia dos voluntários 2025 na Associação Obras Sociais Seara de Luz em Cuiabá (MT)
Ícone de lupa
Imagem mostra sala de informática restaurada no dia dos voluntários 2025 no Colégio Estadual Inêz Vicente Borocz em Curitiba (PR)
Ícone de lupa
Imagem mostra sala de informática restaurada no dia dos voluntários 2025 no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Curitiba (PR)
Ícone de lupa
Imagem mostra sala de informática restaurada no dia dos voluntários 2025 no Colégio Estadual Lúcia Bastos em Curitiba (PR)
Ícone de lupa
Imagem mostra grupo de voluntariado no dia dos voluntários 2025 na Fundação Pestalozzi do Estado do Pará em Belém (PA)
Ícone de lupa
Imagem mostra voluntários no dia dos voluntários 2025 na E.M.E.F. Prof. Thiago Wurth em Porto Alegre (RS)
Ícone de lupa
Imagem mostra grupo de voluntários no dia dos voluntários 2025 na E.M.E.F. Prof. Thiago Wurth em Porto Alegre (RS)

Outras Notícias

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

07/07/2025

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

Pesquisa revela que 8 em cada 10 estudantes que abandonaram o Ensino Médio voltariam à escola para cursar o ensino técnico

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

03/07/2025

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

O uso estratégico de tecnologias digitais na administração educacional fortalece o planejamento, aprimora processos e apoia a atuação de gestores nas redes públicas de ensino

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores