Entidades oferecem oportunidades de trabalho voluntário em outros países possibilitando o conhecimento de diferentes culturas

Imagem mostra grupo de pessoas sorrindo enquanto tiram mantimentos da caixa de papelão (voluntariado internacional)

Que tal aliar a oportunidade de fazer trabalho voluntário com a chance de conhecer outro país? Uma das possibilidades para fazer as duas coisas é participar de um programa de voluntariado internacional, oferecido por diferentes instituições ao redor do mundo.

Viajar e ser voluntário ao mesmo tempo já é uma realidade. O chamado “volunturismo” é um nicho que movimenta cerca de R$ 550 milhões no mundo todo. Aproximadamente 10 milhões de viajantes aderiram a essa tendência, segundo estudo de 2018 da Panrotas com a Edelman Brasil.

São várias empresas e instituições que oferecem programas de voluntariado internacional em diferentes áreas de atuação, como meio ambiente, saúde, educação, sempre com ações que visam transformar realidades locais. Confira algumas delas!

Voluntariado Nações Unidas

O Programa de Voluntário da ONU foi criado em 1971 e já contou com a participação de mais de 30 mil pessoas. São mais de 100 campos de atuação oferecidos pela entidade, como atuação em situações de emergência, promoção de direitos humanos, proteção ao meio ambiente e promoção de igualdade de gênero, em atividades que acontecem em mais de 140 países.

página oficial do programa traz todos os cargos e exigências para participar, além de se cadastrar em um banco de talentos. Cada ação de voluntariado dura entre seis meses e um ano, e os voluntários recebem uma quantia para gastos básicos em cada país. A ONU também oferece o Jovem Voluntário, uma iniciativa voltada para jovens entre 18 e 29 anos que queiram se engajar no voluntariado.

AIESEC

A experiência voluntária da AIESEC acontece em escolas, ONGs ou fundações em diversos países, sendo que todos os projetos são vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Cada projeto tem duração de seis a oito semanas, e os candidatos a voluntários devem ter entre 18 e 30 anos.

É preciso se inscrever neste link para se candidatar. Caso preencha os requisitos, a pessoa receberá o contato da instituição, que oferece acomodação e acompanhamento para os selecionados.

Serviço Voluntário Europeu

O Serviço Voluntário Europeu é uma iniciativa vinculada à União Europeia que oferece projetos entre dois e 12 meses em áreas como cultura, esportes, artes, meio ambiente. Quem participa recebe alimentação e alojamento gratuitos, além de seguro de vida e auxílio financeiro.

Entre os requisitos, é preciso ter entre 17 e 30 anos e entrar em contato com uma organização que seja parceira do programa para iniciar o cadastro. É possível atuar em diferentes localidades da Europa e do Oriente Médio. Mais informações estão disponíveis no guia do programa de voluntariado da entidade.

WWF

A ONG suíça WWF tem foco na proteção do meio ambiente e traz oportunidades de trabalho voluntário tanto no Brasil quanto no exterior. Atualmente, seu programa atua em locais como Bolívia, Madagascar, Camboja, Myammar, Laos, Romênia, Papua Nova Guiné e ilhas do Oceano Pacífico.

Na página da organização (em inglês), é possível conferir todas as informações e exigências para se inscrever, mas os requisitos básicos são: “ter entre 19 e 27 anos, boa capacidade de comunicação, trabalho em equipe e adaptação em diferentes situações”, diz a instituição.

Cross Cultural Solutions

A ONG Cross-Cultural Solutions é uma entidade internacional que faz a gestão de  programas de voluntariado em todo o mundo com atuação em áreas como refugiados, saúde pública e educação. Guatemala, Costa Rica, Gana, Tailândia e Marrocos são alguns dos países nos quais a Cross-Cultural oferece possibilidades de trabalho voluntário.

Em torno de 35 mil pessoas já realizaram ações de voluntariado desde 1995. A instituição oferece refeição, seguro viagem, aulas da língua local do país escolhido, hospedagem e outros itens necessários para as atividades, que duram de uma a cinco semanas, dependendo da localidade.

CISV

O CISV é uma organização sem fins lucrativos, independente, apartidária e voluntária, que promove a educação para a paz e amizade intercultural. A entidade oferece uma variedade de atividades educacionais em grupo para promover o entendimento através da cultura entre crianças, jovens e adultos em todo o mundo.

Há diversas formas de participação voluntária que incluem trabalhar com crianças e jovens localmente, organizar atividades educacionais, tornar-se líder de uma delegação de jovens e contribuir para os trabalhos administrativos internos de uma organização multinacional.

A entidade conta com um endereço físico em São Paulo, e-mail, telefone e formulário para contanto de interessados via site oficial.

5 programas de voluntariado internacional para você conhecer e se engajar