Mais do que entretenimento, os jogos também são ferramentas importantes para desenvolver novas habilidades e exercitar o cérebro. Conheça seis sugestões que podem ser jogadas via web ou em aplicativos de celular.

#Estudantes#PenseGrande#TecnologiasDigitais

O século XXI tem sido palco de uma série de mudanças no mundo do trabalho. Novas habilidades precisam ser desenvolvidas, o que transforma não apenas a forma de trabalhar, mas também a de aprender e de reaprender. Um reflexo disso é que a Cultura Digital já é uma realidade na educação brasileira, e foi incluída na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como uma das dez competências essenciais para formação dos estudantes. Nesse contexto, habilidades como agilidade e raciocínio lógico ganham força, assim como o pensamento computacional, e podem ser trabalhadas com jogos.

“O pensamento computacional é uma distinta capacidade criativa, crítica e estratégica de usar os fundamentos da computação nas mais diversas áreas do conhecimento com a finalidade de identificar e resolver problemas de maneira individual ou colaborativa, explica Christian Brackmann, professor do Instituto Federal Farroupilha (RS).

Como trabalhar todas essas habilidades e competências? O cenário parece desafiador, mas a boa notícia é que existem diversas formas criativas para trabalhá-las.

A 42 São Paulo, por exemplo, é uma instituição que aposta em um modelo inovador de aprendizagem para ensinar programação de forma colaborativa e que também incentiva o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais alinhadas às demandas do mundo atual. Pensando nisso, a primeira parte do processo seletivo é justamente um jogo de memória e um de lógica.

Listamos abaixo seis sugestões de jogos on-line, que estão disponíveis na web e em aplicativos para celular. Escolha seu preferido e dê o play!

Robozzle

Plataformas: iOS, Android, Web

O jogo é uma introdução ao mundo da codificação e do pensamento computacional, sem precisar aprender a linguagem de programação. Usando setas e blocos coloridos, os jogadores auxiliam um robô a se locomover por caminhos cada vez mais complexos, organizando os comandos na ordem certa, sem deixar que ele pare de se movimentar. Tudo começa com desafios simples, mas aos poucos vão surgindo conceitos cada vez mais complexos. O game traz centenas de desafios para serem resolvidos, mas os jogadores podem também criar novas tarefas e compartilhar seus resultados, o que gera muita interação e engajamento entre eles – alô, habilidades e competências socioemocionais!

Tetris

Plataformas: iOS, Android, Web

Este clássico dos clássicos não poderia ficar de fora desta lista. Lançado em 1984, há quase quatro décadas vem ajudando a desenvolver o raciocínio lógico nas mais diversas plataformas, do console ao aplicativo. No jogo, é preciso encaixar o maior número possível de blocos dentro de uma caixa. No começo, parece fácil, mas o desafio aumenta a cada nível, já que os blocos vão ganhando velocidade e o jogador precisa exercitar o raciocínio cada vez mais rápido.

Campo Minado

Plataformas: iOS, Android

Outro clássico que atravessou gerações. A lógica é bastante simples: é preciso descobrir quantas minas existem nas casas vizinhas ao seu lado, e, assim, identificar todo o espaço sem minas que há no campo. Ajuda a desenvolver o raciocínio rápido e as habilidades de dedução direta e indireta, entre outras capacidades.

Angry Birds

Plataformas: iOS, Android

Mais associado ao universo do entretenimento, o game é um sucesso mundial, que virou filme e coleção de brinquedos. Mas engana-se quem pensa que os Angry Birds são apenas diversão – ele também pode ser aproveitado em um contexto educativo. Baseado em conceitos de Física, o jogo ajuda a desenvolver o planejamento de estratégias e explora conceitos como parábolas, trajetórias e ângulos.

Minecraft

Plataformas: iOS, Android, Web (versões completas); Versão gratuita

Lançado em 2011, o Minecraft está disponível em diversas plataformas e é outro grande hit mundial. Baseado nos brinquedos da LEGO, o jogo tem todos os personagens e cenários constituídos por blocos. Ele cria um mundo aleatório, no qual o jogador precisa arrancar blocos do seu entorno para construir coisas novas. O sucesso foi tanto que o game se tornou uma ferramenta para estimular o pensamento computacional e apresentar a lógica da programação para as crianças. O projeto Code.Org, inclusive, produziu um material a respeito. O Minecraft também conta com uma versão educativa, em uma plataforma própria.

Fit Brains Trainer

Plataformas: iOS, Android, Web

Desenvolvido por um professor de cirurgia neurológica, o jogo, como o próprio nome já diz, ajuda a treinar o cérebro oferecendo mais de 360 treinamentos, que vão aumentando de dificuldade conforme o jogador avança. Os desafios estimulam a concentração, memória, lógica e raciocínio rápido.

6 jogos on-line que ajudam a desenvolver o raciocínio lógico