Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

21.09.2016
Tempo de leitura: 3 minutos

A programação de computadores é para todos

Em oficina do R.I.A. 2016 exclusiva para streaming, o professor Francisco Isidro Massetto explica como a linguagem de computadores pode ser simples.

Você sabia que programação não é só para experts em computação? O professor Francisco Isidro veio ao R.I.A. 2016 para dizer que sim: todo mundo pode programar.

Fanático por jogos e programação, Isidro é professor da Universidade Federal do ABC, em São Paulo, doutor em Engenharia Elétrica, mestre em Ciência da Computação e trabalha com Game Development, Mobile Computing, High Performance e Cloud Computing.

‘’Programação é algo possível e está perto da sua realidade’’, diz o professor ao abrir a oficina. Para exemplificar como o mundo dos códigos pode ser acessível, Isidro usa  as plataformas de aprendizagem disponíveis no site Programaê, um movimento de parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e Fundação Lemann que busca aproximar a programação do cotidiano de jovens de todo o Brasil.

Por meio de pequenos desafios de programação usando personagens de Angry Birds e outros games, o professor mostrou como realizar as atividades com códigos pré-programados, como, por exemplo, fazer o passarinho andar para frente, lado, e por aí vai.

Com uma participação especial de Iberê Thenório, do Manual do Mundo, e um dos apresentadores do R.I.A. 2016, a oficina também contou com a participação do público do streaming, que acompanhou todos os desafios e enviou perguntas e comentários.

Para a vida

De acordo com o professor Isidro, a programação está ligada muito mais ao raciocínio lógico do que só com o computador e matemática. “Ela pode ajudar em física, química e até a organizar os argumentos de uma redação, por exemplo’’, diz.

O professor ressalta que a programação é, na verdade, um exercício do pensamento em etapas. “Você já se perguntou qual a primeira coisa a se fazer ao acordar? Com a máquina é a mesma coisa, um passo de cada vez. É dividir o problema para achar a solução’’, diz.

Se agora você também acha que pode programar, a dica é tentar. Segundo o professor, a experimentação é o pontapé para quebrar paradigmas.  “E as ferramentas disponíveis no Programaê são justamente para dar a sensação de que programar está muito mais próximo de você do que imagina”.

‘’Queremos que o Brasil seja um país mais programador, que as pessoas percebam que todos nós somos capazes de aprender programação, seja você aluno ou professor’’, finaliza.


Outras Notícias

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

07/07/2025

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

Pesquisa revela que 8 em cada 10 estudantes que abandonaram o Ensino Médio voltariam à escola para cursar o ensino técnico

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

03/07/2025

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

O uso estratégico de tecnologias digitais na administração educacional fortalece o planejamento, aprimora processos e apoia a atuação de gestores nas redes públicas de ensino

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

18/06/2025

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos