Trabalhei com alunos de 7ºano do Ensino Fundamental, fazendo um trabalho interdisciplinar entre Arte e Educação Física.
Para introduzir o tema “Trabalho Infantil” começamos mostrando aos alunos o vídeo “Vida Maria”. Por ser uma animação os alunos apresentaram um grande interesse em assistir, além desta linguagem facilitar a incerssão de diversos temas aos alunos.
Após a visualização do vídeo questionei os alunos sobre o que haviam entendido da história de Maria. Este vídeo trouxe um longa conversa sobre o trabalho infantil, como deveria ser a vida de ” Maria”, sobre o direito das crianças.
Os alunos fizeram algumas observações importantes, como:
“A vida das Marias foi sempre igual, nunca tinha nada novo!”
“Por que a mãe dela não deixava ela estudar?”
“Ela não podia mudar a avida dela?”
Apresentamos aos alunos o que é considerado como trabalho infantil, mostrando a eles o que a lei afirma, partindo disto buscamos com os alunos o que a criança perde ao trabalhar, e quais seriam os seus direitos. A partir das falas dos alunos fez-se a discussão e pudemos aproximá-los do assunto, e eles conseguiram comparar as suas realidades com a da personagem do vídeo.
Na aula seguinte, ao trabalhar a arte apresentei aos alunos algumas obras de Portinari com brincadeiras infantis.
Pedi para que os alunos observacem as imagens e descrevessem o que estavam vendo, se gostavam ou não gostavam. Muitos allunos afirmaram que vendo as imagens ficavam com vontade de brincar e partindo desta fala conversamos sobre a importância da brincadeira na vida da criança.
Depois de falarmos sobre todos os aspectos do trabalho infantil e dos direitos das crianças a turma foi dividida em seis grupos cada uma com uma proposta para produzir um cartaz.
1- Colagem sobre trabalho infantil.
2- Colagem sobre o direito das crianças.
3- O que é trabalho infantil?
5- O que a criança perde ao trabalhar
6- A criança tem direito a ser criança
Com os cartazes prontos foi montado no pátio do Colégio uma exposição, o que aproximou o tema “Trabalho infantil” aos outros alunos que não participaram das discussões me sala.