Notícias

05.06.2018
Tempo de leitura: 4 minutos

Abrindo caminhos com a educação

Para professor de Goiânia, formador do Inova Escola, inovar é descobrir o caminho de cada aluno e usar a tecnologia para chamar atenção para o que os motiva

Rapaz de óculos sorri em frente a banner onde se lê “Unleash-Ed – Explore your Potential”

Na zona rural de Goiânia (GO), Clessio Bastos é professor na Escola Municipal José Carlos Pimenta. Ele leciona Língua Portuguesa e Inglês para uma turma multisseriada, ou seja, com alunos de diversas idades no mesmo grupo. E esse é só um dos desafios que encontrou na vida escolar. “A realidade do campo, as questões socioeconômicas, os alunos e os pais não acreditarem na escola, eu encarei todos estes desafios”, elenca.

Em 2014, quando começou a trabalhar na escola, Clessio percebeu que o maior problema era a falta de motivação dos alunos. Seu maior desafio era chamar a atenção desses alunos e a inspiração veio de uma experiência negativa. Após uma avaliação diagnóstica em que a maior parte dos alunos (que nem queriam fazer o exame) tirou 1,5, Clessio percebeu que precisava mudar. “Esse resultado deixou público um fracasso meu. A partir daí fui com tudo pra cima.”

A mudança chegou quando Clessio começou a inovar. Foi com um projeto de leitura que envolveu diversas disciplinas que os alunos começaram a encontrar a tal motivação. “Surgiu a ideia de ler um livro coletivamente, o que além de proporcionar conteúdo e prática de leitura, inspiraria reflexões sobre o estudo, algo que os ajudaria a valorizar o direito sagrado à educação”.

A iniciativa começou com a biografia sobre Malala Yousafzai. A história da jovem ativista paquistanesa foi a primeira publicação escolhida e, a partir dela, os alunos começaram a se mobilizar para conseguir arrecadar dinheiro. E ainda melhoraram suas notas que subiram na mesma avaliação para uma média de 8,5. Conheça o esforço dos alunos para apoiar a Fundação Malala.

Experiências como esta são registradas em um site criado por Clessio, no qual ele conta histórias inspiradoras ligadas à educação. A página Looking for Heroes, ao mesmo tempo em que dá luz a histórias de outros professores inovadores, aborda o que acontece na escola onde o professor atua. Assim, os estudantes começaram a aparecer e a vislumbrar o que estavam fazendo. Em seguida veio o reconhecimento dos pais e da comunidade.

Heróis do cotidiano

A paixão do  professor Clessio Bastos por compartilhar ideias, não fica só no site. Desde 2017 ele é formador do Inova Escola, programa da Fundação Telefônica que incentiva o uso de tecnologias digitais e metodologias inovadoras para sala de aula em escolas de diversas regiões do país. Clessio é um dos profissionais que divide sua experiência em sala de aula com seus colegas durante os encontros de formação.

Clessio já rodou cidades como Viamão (RS), Catalão (GO), Campo Grande (MS) e Anápolis (SP) para capacitar os professores. “Normalmente você chega para dar uma formação e os professores estão desanimados. Quando conto do meu trabalho, eles se desarmam e criam uma conexão”. Com esse impulso, os educadores recuperam as forças e descobrem novas ferramentas para que sigam seus caminhos.

Para Clessio, inovar é procurar o caminho do professor e do aluno, encontrar o seu tempo e forma de trabalhar. Só que para isso precisam ser respeitadas sua autonomia, seu ritmo. E é preciso inovar para descobrir o caminho de cada aluno. Toda essa experiência em sala de aula é dividida nas formações do Inova Escola pelo Brasil.

A Fundação Telefônica Vivo criou em 2013 o Programa Inova Escola, unindo-se a escolas inovadoras de diversas regiões do país para incentivar o uso de tecnologias digitais em seus modelos de ensino e aprendizagem.

Em breve você conhecerá outras histórias. Aguarde!


Outras Notícias

Um novo olhar dos estudantes para o local onde vivem

19/03/2019

Um novo olhar dos estudantes para o local onde vivem

Após participar das formações do Aula Digital, a educadora Cleilde criou ações com os alunos para promover a cultura local

Quando a escola une a comunidade

12/03/2019

Quando a escola une a comunidade

Após formação da Fundação Telefônica Vivo, Maria da Conceição Meiras dos Santos Filha engajou a comunidade para reforma da escola e desenvolveu um projeto para explorar espaços diferenciados de aprendizagem

Promovendo a cultura digital para aperfeiçoar competências e multiplicar conhecimentos

11/03/2019

Promovendo a cultura digital para aperfeiçoar competências e multiplicar conhecimentos

Desde que conheceu a plataforma Escolas Conectadas, a pedagoga do Espírito Santo Valéria Gon Zortéa já fez mais de 20 dos cursos. Além da sede por conhecimento, ela precisa estar bem preparada para formar profissionais de educação.

Professor une tecnologia ao ensino de Artes e outras disciplinas

11/09/2018

Professor une tecnologia ao ensino de Artes e outras disciplinas

De segunda a sexta-feira, Murilo Carvalho Rodrigues, 34 anos, sai de casa e enfrenta um trajeto de quase duas horas para chegar ao trabalho.

Após formação do Aula Digital, educadora descobre que não é preciso ter acesso à tecnologia para inovar

06/08/2018

Após formação do Aula Digital, educadora descobre que não é preciso ter acesso à tecnologia para inovar

Jivanete Amâncio Santos, gestora de uma escola em Arauá, Sergipe, rompeu as barreiras da sala de aula e levou alunos para conhecer a realidade local

Inovação e tecnologia contribuem na inclusão de alunos com deficiência

01/08/2018

Inovação e tecnologia contribuem na inclusão de alunos com deficiência

Após formação do Aula Digital, escola de Sergipe passou a desenvolver projetos em tecnologia assistiva

.
Menu para dispositivos móveis