Workshop para estudantes da Afesu Moinho foi muito além do ensino sobre o preparo de comida para um churrasco

#Educação#EnsinoMédio#TecnologiasDigitais

A empresária e chef Tatiana Bassi recebeu um grupo de 20 alunas da ONG Afesu Moinho para um workshop prático de gastronomia em seu restaurante, o Templo da Carne Marcos Bassi. Por meio de um convite do Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo, Tatiana recebeu com exclusividade as alunas do curso técnico de gastronomia da Afesu, a Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários.

Durante o workshop, realizado no dia 8 de fevereiro, foram compartilhadas técnicas e dicas sobre o preparo de carnes. As alunas botaram a mão na massa e prepararam espetos de fraldinha, uma das especialidades da casa, e também cozinharam uma farofa especial, diretamente na brasa da churrasqueira.

Amadurecimento profissional

Este foi o segundo encontro entre as cursistas da Afesu Moinho e a chefe de cozinha. “A comida é um carinho. Estou super emocionada, eu me lembro de cada uma de vocês. Sintam-se em casa”, iniciou Tatiana, antes de dar dicas sobre como a picanha deve ser escolhida no mercado e explicar a origem do corte, tão apreciado pelos brasileiros.

Quatro alunas foram escolhidas para dar início à preparação das carnes. Dicas sobre corte da fraldinha, como colocar no espeto e como salgar fizeram parte da conversa, além dos cuidados necessários para o manuseio das peças e das facas afiadas.

Foi uma das melhores experiências da minha vida”, revelou Olívia Martins, de 19 anos. “Ter contato com uma mulher que verdadeiramente transmite grandes valores para a gente, além do enorme conhecimento que ela tem sobre o assunto, serve para renovar a nossa paixão pela gastronomia.”

Quem também estava com brilho nos olhos era Mariana Ribeiro, de 24 anos. “Foi muito bom ter participado dessa ação, pelo princípio de que na nossa profissão é possível também crescer humanamente, e a Tati trouxe muito isso. Para nós, ela é uma referência de mulher dentro da gastronomia, e estar aqui foi muito bom para nos trazer crescimento e amadurecimento pessoal.”

Parceria com Afesu Moinho

A parceria entre a Afesu  e a Fundação começou em 2021. De acordo com Michelle Soares, embaixadora da Fundação, a ONG é uma das únicas instituições parceiras que tem o público 100% feminino. “A nossa missão era pensar em uma ação que mostrasse para essas meninas que elas podem ser o que querem”, afirmou a embaixadora.

O primeiro encontro das cursistas de gastronomia com Tatiana Bassi aconteceu no Dia do Voluntariado do ano passado, quando a empresária contou sobre a sua trajetória e sobre como ela assumiu a liderança do restaurante após a morte do pai. “Esse momento que tivemos aqui no workshop não era só para ensinar as meninas sobre o preparo da carne, mas justamente reforçar a ideia de que elas podem ser o que elas quiserem, independentemente de qualquer coisa”, observou Michelle.

Para a gerente de Parcerias Institucionais da Afesu, Vivian Sória, “essas experiências são muito ricas, pois abrem a mente delas para novas possibilidades de carreira, além de aumentar o networking. Somos gratos à Fundação Telefônica Vivo pela oportunidade e pela Tati Bassi pelos ensinamentos.”

Ensinamento para a vida

“Essas meninas me mostram o lado humano que ainda existe na vida”, refletiu Tatiana. “Ensinar a fazer churrasco é um extra. O principal ensinamento que fica é essa troca de empatia. Eu tenho idade para ser mãe dessas meninas, e mesmo assim elas me ensinam. Essa troca é importante para ambas e que assim seja para sempre”, decretou a chef.

Questões como qual a melhor maneira de acender uma churrasqueira – e como achar o ponto ideal das carnes – não poderiam ficar de fora. Mas o que se destacou mesmo foi a troca de conhecimento entre as participantes. Coordenadora do curso técnico em gastronomia da Afesu Moinho, Maria Josefina dos Santos também definiu a experiência como enriquecedora.

“Além da parte técnica que a Tati ensinou, tem essa parte humana também. Ela agregou e reforçou os nossos ensinamentos sobre valores humanos, sendo um complemento do que as meninas aprendem na escola”, definiu.

Ao final do workshop, a chef de cozinha sorteou seu próprio avental para presentear uma das meninas da Afesu Moinho. E o que dizer sobre o sabor da comida? “Esse carinho demonstrado pela Tati também se transfere para o alimento. Estava tudo delicioso”, concluiu a aluna Isabel Carvalho.

Ação solidária: Tatiana Bassi compartilha experiência gastronômica com alunas da ONG Afesu Moinho