Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

06.04.2018
Tempo de leitura: 4 minutos

As escolas na Alemanha que incentivam a troca de saber com a natureza

Nas Escolas da Floresta, crianças têm aulas ao ar livre e recebem uma formação que valoriza a natureza como mestra do aprendizado

Três crianças brincam em meio a árvores em uma floresta na Alemanha.

Subir em árvores, plantar sementes, identificar pegadas de animais durante uma caminhada pela floresta não são atividades frequentemente relacionadas ao ensino infantil tradicional. Mas em escolas na Alemanha, sim.

O WaldKinderGarten faz uso desses métodos alternativos, operando como um verdadeiro jardim de infância. As crianças têm aulas ao ar livre e recebem uma formação que valoriza a natureza como mestra do aprendizado.

Esse princípio faz parte de uma rede de ensino conhecida como Escolas da Floresta, que surgiu em 1950, na Dinamarca. Ela se baseia na crença de que o contato com a natureza está diretamente relacionado à transformação do mundo. As Escolas da Floresta incentivam o livre brincar em espaços fora da sala de aula para incentivar o aprender multidisciplinar e a troca de saberes com o meio ambiente durante a primeira infância.

Famosos pelas temperaturas baixas, que podem chegar à -35ºC no inverno, os países escandinavos incorporaram essa metodologia e provaram que suas crianças podem adaptar-se ao clima para desenvolver a criatividade e o respeito pela individualidade.

Na Alemanha esse modelo já alcançou cerca 1.500 escolas, que com ajuda financeira do governo e de doações espalharam-se por todo o país. O método deu tão certo que inspirou escolas no Canadá, nos Estados Unidos e até mesmo na China.

Rotina e aprendizado

A psicopedagoga Quezia Bombonatto conta que a rotina de interações diretas com o meio ambiente pode influenciar significativamente no aprendizado. “A criança está na fase da concretude, o ensino para ela deve ser associado a situações vivenciadas e agregar conhecimento a partir dessas experiências”, diz.

O dia nessas escolas começa repleto de vivências envolvendo expedições pela floresta, manuseio de materiais e brincadeiras ao ar livre. “Quanto mais sentidos eu exploração do ambiente, mais significados eu estou dando à aprendizagem, estimulando a criatividade e a percepção de detalhes”, diz Quezia. Segundo ela, muitas vezes o ensino tradicional ignora esse olhar integral do indivíduo, se preocupando muito mais em evidenciar normas e formas acumulativas de transmissão do conteúdo.

Na natureza, a sabedoria vem do descobrir, da liberdade de escolha e das regras que se revelam espontaneamente. Quezia explica que os impedimentos e limites aprendidos neste contexto traduzem-se em respeito à vida, ao espaço e à diversidade do próximo, construindo valores e caráter de um cidadão transformador.

E no Brasil?

No Brasil, encontramos iniciativas similares às do WaldKinderGarten, como a Escola Vila Verde, em Goiás e a Cidade Escola Ayni, no Rio Grande Do Sul  (veja vídeo aqui!). Há inúmeras metodologias que já usam a natureza como espaço de ensino, e muitas escolas incentivam valores parecidos de autonomia e desenvolvimento intrapessoal, através de outras iniciativas.

Assistir Vídeo

“Podemos propiciar um outro olhar sobre o que acontece fora da sala de aula. Mesmo que não seja na floresta. É importante que a criança tenha, dentro do seu desenvolvimento, oportunidades de fazer suas escolhas. Se o conteúdo pedagógico não fizer um sentido para criança, ele não funciona”, explica Quezia.

No documentário Janelas de Inovação você conhece outras iniciativas educacionais inspiradoras que estão transformando realidades. Em uma verdadeira viagem pelo Brasil, cada um dos 40 episódios produzidos e dirigidos por jovens dos projetos Geração Futura Universidades Parceiras e Curtas Universitários mostra como a criatividade e o olhar individualizado podem estimular e inspirar novas experiências na Educação. Com apresentação da escritora e filósofa Viviane Mosé, Janelas de Inovação é um projeto em parceria do Canal Futura e da Fundação Telefônica Vivo.


Outras Notícias

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

07/07/2025

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

Pesquisa revela que 8 em cada 10 estudantes que abandonaram o Ensino Médio voltariam à escola para cursar o ensino técnico

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

03/07/2025

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

O uso estratégico de tecnologias digitais na administração educacional fortalece o planejamento, aprimora processos e apoia a atuação de gestores nas redes públicas de ensino

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

18/06/2025

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos