Conheça a pesquisa "CURRÍCULOS DE COMPUTAÇÃO: Levantamento e Recomendações"

Notícias

02.12.2016
Tempo de leitura: 2 minutos

Atividade realizada em sala de aula

Meu nome é Ana Valéria Neres Freitas. Sou professora de Ensino Religioso e Formação Humana, na Escola Municipal Manuel Lima Soares, localizada no bairro Dois Irmãos, na cidade de Fortaleza – CE. Nossa diretora se chama Eliene Oliveira. Leciono no Ensino Fundamental do 6º ao 9° ano.

Trabalhei com meus alunos sobre a temática do Trabalho Infantil. Para mim, foi muito importante abordar esse assunto, pois tenho alunos do 9°ano, que já trabalham para ajudar no orçamento familiar; e isso, de certa forma, colaborou muito para enriquecer nosso debate em sala com seus próprios depoimentos. No entanto, foi um grande desafio para mim, pois percebí que alguns alunos são resistentes em entender, que o estudo pode lhes favorecer um futuro melhor! Na realidade  a falta de crença em si mesmos e a cobrança por parte da família, vem reforçar erroneamente  a questão de que a criança e o adolescente devem trabalhar desde muito cedo.

Fiz algumas atividades com meus alunos para esclarecer as questões que envolvem o Trabalho Infantil, tais como: assistimos o vídeo “Você viu Rosinha?”, debate, desenho livre, redação sobre a temática, pesquisa no Laboratório de Informática e colagem (utilizamos revistas e jornais).

As fotos que aqui vou postar é da turma do 6º ano do turno da manhã. São alunos de 11 a 13 anos. Com essa turma desenvolvi a atividade de colagem. Após uma longa conversa sobre o “Trabalho Infantil” em uma aula anterior, eles foram capazes de assimiliar muito bem sobre o que foi discutido; por isso, fizeram um painel cujo o título foi: TRABALHO INFANTIL, NÃO!

Esse Curso foi de grande valia para mim, porque me ofereceu mais informações e subsídios, contribuindo dessa forma para minha prórpria formação como cidadã e também como educadora.

Obrigada a todos do Promenino!

 


Outras Notícias

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

16/09/2025

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

Durante webinário promovido pela Fundação Telefônica Vivo, foram lançadas quatro novas formações gratuitas para professores, alinhadas à BNCC Computação

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

01/09/2025

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

Evento reuniu especialistas para debater IA, redes sociais e novas formas de ensinar matemática no Brasil

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

29/08/2025

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

Estudo inédito revela que 82% das empresas dispostas a contratar afirmam que soft skills, diversidade e ensino técnico são decisivos para a entrada de jovens no mercado de TI no Brasil

Matemática abre caminhos para o futuro profissional dos jovens  

19/08/2025

Matemática abre caminhos para o futuro profissional dos jovens  

O domínio de habilidades matemáticas é base essencial para diversas carreiras, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia e inovação

6ª edição do Hack4Edu chega ao Brasil e desafia estudantes a inovar com IA

15/08/2025

6ª edição do Hack4Edu chega ao Brasil e desafia estudantes a inovar com IA

Hackathon internacional reúne estudantes e especialistas para criar soluções tecnológicas com impacto social e educacional, premiando ideias de destaque

Da formação à prática: professores multiplicadores fortalecem redes de ensino com inovação

13/08/2025

Da formação à prática: professores multiplicadores fortalecem redes de ensino com inovação

Educadores apoiam colegas para integrar tecnologia na sala de aula, aumentando o engajamento e melhorando o desempenho dos estudantes