Notícias

02.12.2016
Tempo de leitura: 2 minutos

Atividade realizada em sala de aula

Meu nome é Ana Valéria Neres Freitas. Sou professora de Ensino Religioso e Formação Humana, na Escola Municipal Manuel Lima Soares, localizada no bairro Dois Irmãos, na cidade de Fortaleza – CE. Nossa diretora se chama Eliene Oliveira. Leciono no Ensino Fundamental do 6º ao 9° ano.

Trabalhei com meus alunos sobre a temática do Trabalho Infantil. Para mim, foi muito importante abordar esse assunto, pois tenho alunos do 9°ano, que já trabalham para ajudar no orçamento familiar; e isso, de certa forma, colaborou muito para enriquecer nosso debate em sala com seus próprios depoimentos. No entanto, foi um grande desafio para mim, pois percebí que alguns alunos são resistentes em entender, que o estudo pode lhes favorecer um futuro melhor! Na realidade  a falta de crença em si mesmos e a cobrança por parte da família, vem reforçar erroneamente  a questão de que a criança e o adolescente devem trabalhar desde muito cedo.

Fiz algumas atividades com meus alunos para esclarecer as questões que envolvem o Trabalho Infantil, tais como: assistimos o vídeo “Você viu Rosinha?”, debate, desenho livre, redação sobre a temática, pesquisa no Laboratório de Informática e colagem (utilizamos revistas e jornais).

As fotos que aqui vou postar é da turma do 6º ano do turno da manhã. São alunos de 11 a 13 anos. Com essa turma desenvolvi a atividade de colagem. Após uma longa conversa sobre o “Trabalho Infantil” em uma aula anterior, eles foram capazes de assimiliar muito bem sobre o que foi discutido; por isso, fizeram um painel cujo o título foi: TRABALHO INFANTIL, NÃO!

Esse Curso foi de grande valia para mim, porque me ofereceu mais informações e subsídios, contribuindo dessa forma para minha prórpria formação como cidadã e também como educadora.

Obrigada a todos do Promenino!

 


Outras Notícias

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

31/01/2025

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

Desafio dos Dados, iniciativa do Programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, chega à sua 3ª edição e impacta mais de 500 estudantes de redes públicas

.
Menu para dispositivos móveis