Meu nome é Ana Valéria Neres Freitas. Sou professora de Ensino Religioso e Formação Humana, na Escola Municipal Manuel Lima Soares, localizada no bairro Dois Irmãos, na cidade de Fortaleza – CE. Nossa diretora se chama Eliene Oliveira. Leciono no Ensino Fundamental do 6º ao 9° ano.

Trabalhei com meus alunos sobre a temática do Trabalho Infantil. Para mim, foi muito importante abordar esse assunto, pois tenho alunos do 9°ano, que já trabalham para ajudar no orçamento familiar; e isso, de certa forma, colaborou muito para enriquecer nosso debate em sala com seus próprios depoimentos. No entanto, foi um grande desafio para mim, pois percebí que alguns alunos são resistentes em entender, que o estudo pode lhes favorecer um futuro melhor! Na realidade  a falta de crença em si mesmos e a cobrança por parte da família, vem reforçar erroneamente  a questão de que a criança e o adolescente devem trabalhar desde muito cedo.

Fiz algumas atividades com meus alunos para esclarecer as questões que envolvem o Trabalho Infantil, tais como: assistimos o vídeo “Você viu Rosinha?”, debate, desenho livre, redação sobre a temática, pesquisa no Laboratório de Informática e colagem (utilizamos revistas e jornais).

As fotos que aqui vou postar é da turma do 6º ano do turno da manhã. São alunos de 11 a 13 anos. Com essa turma desenvolvi a atividade de colagem. Após uma longa conversa sobre o “Trabalho Infantil” em uma aula anterior, eles foram capazes de assimiliar muito bem sobre o que foi discutido; por isso, fizeram um painel cujo o título foi: TRABALHO INFANTIL, NÃO!

Esse Curso foi de grande valia para mim, porque me ofereceu mais informações e subsídios, contribuindo dessa forma para minha prórpria formação como cidadã e também como educadora.

Obrigada a todos do Promenino!

Atividade realizada em sala de aula