Abrangência do projeto na cidade gaúcha resultou no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e no reconhecimento de educadores

#AulaDigital#Educação#Educadores

Imagem mostra três crianças olhando e interagindo com um tablet. O aparelho está sendo mostrado por uma professora, que está reunida com os alunos. As crianças estão uniformizadas e todos estão em um ambiente externo.

Promover a inovação nas escolas por meio da tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem é a proposta do projeto Aula Digital. A iniciativa, que desperta a inovação nas escolas, tem como base frentes de atuação distintas: formação e acompanhamento de educadores, ambiente virtual de aprendizagem, entrega de equipamentos tecnológicos e personalização de conteúdos pedagógicos. Nesse sentido, também incentiva que professores desenvolvam práticas pedagógicas inovadoras.

Desde 2018, o projeto é realizado na cidade de Viamão (RS) por meio da parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e a Secretaria Municipal da Educação do município.

Sem dúvida, uma colaboração que já gerou frutos para cerca de 60% dos alunos da rede de ensino matriculados nas 55 escolas atendidas pelo Aula Digital na cidade. As ações compreenderam a formação e o apoio a professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos das secretarias de educação. Só para exemplificar, 941 educadores concluíram, em 2021, os cursos de formação continuada ofertados pelo projeto.

Aula Digital oportunizando atualizações

Márcia Culau, Secretária Municipal de Educação de Viamão, afirma que o trabalho realizado pela Fundação Telefônica Vivo, foi importante para apoiar os professores em suas práticas pedagógicas.

“A caminhada que vem sendo construída com o projeto Aula Digital, antes mesmo da pandemia, foi o suporte essencial que tivemos para poder lidar com as dificuldades. Estamos gratos pela parceria, pela possibilidade de auxiliar nosso município para que os professores vençam os desafios do uso da tecnologia na sua prática pedagógica. Todo trabalho contribuiu para qualificar nossa proposta pedagógica, principalmente quanto às nossas ações como secretaria”, declara.

Katilene Medeiros, diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Viamão, reforça que a atuação do Aula Digital foi uma possibilidade de criar melhores oportunidades para os educadores do município.

“O projeto Aula Digital incorporou a inovação nas escolas por meio da tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem. Assim sendo, trouxe muitos benefícios para o ensino e agregou conhecimento à proposta pedagógica.”

Práticas pedagógicas inovadoras

Durante a pandemia, o projeto Aula Digital atuou como apoiador dos educadores. Dessa forma, ofereceu suporte e formações para os professores terem maior conhecimento sobre metodologias ativas e Ensino Híbrido. Bem como sobre ferramentas digitais que potencializam o aprendizado dos estudantes e o planejamento das aulas.

A realização de ações como o Game do Aula Digital foi possível graças a adoção de novas práticas pedagógicas com o uso da tecnologia em sala de aula durante esse período. A ferramenta lúdica engajou os alunos do 1° ao 5º ano do Ensino Fundamental I durante o Ensino Remoto. O desenvolvimento da atividade virtual é de responsabilidade do Aula Digital com a Secretaria da Educação e a HardFun Studios, parceiro-executor local.

Assim sendo, a abrangência do projeto Aula Digital nas escolas municipais de Viamão contribuiu para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Bem como resultados, iniciativas e conquistas inéditas para a rede atendida pelo projeto na cidade.

Professor inovador escolhido pelo público

Professores e gestores da rede de ensino de Viamão participaram do 1º Concurso Professor Inovador, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo foi reconhecer os professores que realizaram experiências de trabalho educacional com práticas pedagógicas inovadoras, transformadoras e humanizadoras.

“Todas as ações que tivemos com o Aula Digital, como o game para os alunos, os webinários e as formações dos professores contribuíram com práticas inovadoras para que criássemos o 1º Concurso Professor Inovador do município de Viamão, devido à importância e relevância do trabalho do Aula Digital para o município”, afirma Márcia Culau.

“As coordenações, assessorias e diretorias pedagógicas notaram a quantidade de experiências que surgiram e transformaram a sala de aula. Assim, foi unânime pensar que essas boas práticas precisavam ser compartilhadas para servir de inspiração e motivação aos professores”, explica Katilene Medeiros.

Os educadores da rede municipal foram convidados a inscrever suas práticas pedagógicas inovadoras aplicadas em sala de aula. Como resultado, mais de 130 inscrições foram feitas em cinco categorias. Então, os projetos foram divulgados no YouTube e ficaram disponíveis para votação pública.

“A proposta era deixar o público identificar, valorizar e divulgar uma ou mais experiências educativas de qualidade. Uma vez que todas foram planejadas e executadas por professores, diretores e coordenadores pedagógicos que fizeram coisas incríveis durante 2021”, complementa Katilene.

As escolas onde lecionam os professores que conquistaram o primeiro lugar em cada categoria receberam notebooks e datashows.

Com a palavra, as professoras inovadoras

“A premiação faz o professor refletir se tem tentado inovar em suas aulas ou mantém-se em uma prática de ensino tradicional. De fato, essa reflexão leva a repensar suas práticas. Além disso, valoriza as iniciativas inovadoras, importantes para aproximar as aulas do mundo dos alunos”, declara a professora Roberta Vieira Vargas.

Roberta conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental I ao inovar com o projeto Pop it na matemática. A educadora mostra nesse projeto como é possível ensinar matemática aos alunos usando o famoso brinquedo antiestresse.

Do mesmo modo, a professora Amanda de Jesus Castilho acredita que a premiação cumpre o papel de incentivar professores a inovarem em suas práticas pedagógicas.

Ela conquistou o 3º lugar na categoria Ensino Fundamental I por desenvolver a prática Ressignificação do datashow, ferramenta indispensável na nova rotina escolar. Como resultado, mostrou como esse equipamento pode facilitar a rotina do educador e motivar os alunos.

“A iniciativa de premiar professores foi significativa e motivadora. Não apenas para quem já realiza esse trabalho, como também para quem ainda enxerga com resistência o uso das tecnologias em sala de aula”, comenta Amanda.

Aula Digital inspira novas práticas pedagógicas na rede de educação em Viamão