Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artificial: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

23.05.2019
Tempo de leitura: 3 minutos

Aula Digital promove inovação educativa em Vitória de Santo Antão (PE)

Projeto da Fundação Telefônica Vivo é lançado para levar formação continuada a educadores e recursos tecnológicos a escolas

Imagem mostra a mesa de abertura do evento de inauguração do Aula Digital composta por, da direita para a esquerda: Beatriz Jansen, consultora da Fundação Telefônica Vivo; Aglaison Júnior, prefeito de Vitória de Santo Antão; Ubirajara Carneiro, diretor da FAINTVISA; e Helon Gouveia, representante da secretaria de educação

Parte de uma iniciativa global que envolve 190 mil estudantes, o Aula Digital chega a Vitória de Santo Antão (PE) para atender a 27 escolas de Ensino Fundamental, beneficiando 189 educadores e 5.130 estudantes. Após ter sido lançado em Goiânia (GO), em março, o programa que oferece formação continuada e infraestrutura tecnológica a instituições de ensino se expande para o município pernambucano.

O Aula Digital integra uma iniciativa global da Fundação Telefônica e da Fundação Bancária “La Caixa” que visa criar melhores oportunidades para crianças em 33 países na África, Ásia, América Latina e Caribe. O trabalho de inovação educativa é feito pela incorporação de tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem.

A cerimônia de lançamento contou com 100 convidados, entre eles o prefeito de Vitória de Santo Antão (PE), Aglaison Júnior (PSB), o representante da Secretaria Municipal de Educação, Helon Gouveia, e Beatriz Jansen, consultora da Fundação Telefônica Vivo.

Beatriz Jansen afirmou que o município, distante 53 km de Recife, chamou a atenção pelo alto interesse de educadores nos cursos de formação continuada. “Por meio da plataforma Inova Escola, muitos professores daqui fizeram cursos de formação e vimos que havia um terreno muito fértil de interessados em aprimorar seu ensino e aprendizagem”.

O diferencial do projeto Aula Digital é a formação e o acompanhamento dado aos educadores, com a finalidade de identificar potencialidades locais e aprimorar práticas pedagógicas. “Trabalhamos com inovação e tecnologia, lado a lado, para contribuir com a educação no Brasil”, completou a representante da Fundação Telefônica Vivo.

Parceria em crescimento
O prefeito Aglailson Júnior falou sobre a importância do projeto. “Recebo com muito carinho o apoio da Fundação Telefônica Vivo, que nos dá a oportunidade de melhorar a educação de nossos alunos, que ficarão mais preparados para o futuro”.

Também foi enaltecida a colaboração de agentes locais, como a Secretaria de Educação de Vitória de Santo Antão (PE) e o C.E.S.A.R. (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), parceiro técnico que também auxilia a realização do projeto na região. “Cada um tem a sua função e importância. Muitos atores devem trabalhar juntos para que a educação dê certo e seja motivo de orgulho”, afirmou Beatriz Jansen no palco.

Helon Gouveia, representante da Secretaria Municipal de Educação, contou que o trabalho conjunto com a Fundação vem de longe: “começou no campo, em 2014 [no projeto Escolas Rurais Conectadas]. Já tínhamos essa relação forte entre tecnologia e educação”, relembrou.

Em 2016, o programa Inova Escola chegou à instituição Escola Municipal Manoel Domingos, exemplo de inovação educativa que concorreu a um prêmio da Unesco pelo uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).

A parceria só tem crescido e, segundo Gouveia, a ideia é não parar mais. “Estaremos em 27 escolas agora, mas queremos que o projeto chegue nos locais mais afastados. Vamos transformar a educação com tecnologia e qualidade de ensino”.

Imagem mostra os trê ciclos correspondentes ao projeto Aula Digital


Outras Notícias

IA na educação: como a inteligência artificial pode se tornar aliada da aprendizagem

06/04/2026

IA na educação: como a inteligência artificial pode se tornar aliada da aprendizagem

Relatório da OCDE reforça que o uso pedagógico intencional da IA é essencial para fortalecer a aprendizagem e evitar que a tecnologia se torne apenas um atalho para respostas prontas

Tecnologias educacionais: 10 aplicativos gratuitos para usar em sala de aula

30/03/2026

Tecnologias educacionais: 10 aplicativos gratuitos para usar em sala de aula

Com intencionalidade pedagógica, ferramentas digitais gratuitas podem fortalecer o aprendizado, promover o protagonismo estudantil e desenvolver competências digitais essenciais

Lia Glaz: inclusão digital vai além do acesso e é chave para a equidade na educação

27/03/2026

Lia Glaz: inclusão digital vai além do acesso e é chave para a equidade na educação

No Dia Nacional da Inclusão Digital, a diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo reforça que a equidade na aprendizagem depende da integração entre currículo, formação docente e infraestrutura

Como a tecnologia fortalece a solidariedade e a cidadania nas escolas

19/03/2026

Como a tecnologia fortalece a solidariedade e a cidadania nas escolas

Projetos solidários potencializados pela cultura digital desenvolvem competências socioemocionais, promovem inclusão, estreitam vínculos comunitários e incentivam uma cultura de cidadania ativa

Jogos de tabuleiro podem melhorar em até 76% o desempenho em matemática

13/03/2026

Jogos de tabuleiro podem melhorar em até 76% o desempenho em matemática

Pesquisa internacional mostra que apenas 10 minutos de brincadeira com números já fortalecem habilidades matemáticas nos anos iniciais — abordagem que também dialoga com soluções de tecnologia educacional

Débora Garofalo: da inovação na educação pública ao título de professora mais influente do mundo

06/03/2026

Débora Garofalo: da inovação na educação pública ao título de professora mais influente do mundo

No Dia Internacional da Mulher, conheça a trajetória da educadora que transformou práticas pedagógicas com criatividade, inovação e compromisso com a educação pública.