Conheça a pesquisa "CURRÍCULOS DE COMPUTAÇÃO: Levantamento e Recomendações"

Notícias

09.02.2018
Tempo de leitura: 3 minutos

Bloco luta pelos direitos de crianças e adolescentes

Desde 1992, bloco de carnaval Eureca sai às ruas. Tema deste ano é diversidade e igualdade.

No carnaval desde 1992, o Bloco Eureca aborda temas ligados aos direitos de crianças e adolescentes. O projeto quer visibilizar o ECA e incentivar o protagonismo infanto-juvenil.

Imagine 7500 crianças e adolescentes mobilizados pela energia do carnaval, expressando uma voz a favor de seus direitos, em quatro cidades do Estado de São Paulo. Assim é o bloco Eureca, que transforma folia em protagonismo infanto-juvenil desde 1992.

Eureca significa “Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)” e cumpre sua missão ao eleger sambas temáticos todos os anos. Em 2018, o grupo propõe o mote “Lutando pela diversidade, respeito e igualdade”.

Tudo começou em São Bernardo do Campo (SP), onde está situado o Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo, idealizador do bloco. Por lá, o grupo já contabilizou 27 desfiles.

Eureca também é uma palavra grega que significa “encontrei”. Teria sido usada pelo matemático Arquimedes na antiguidade ao descobrir como medir a densidade dos objetos. Desde então, está associada a boas ideias!

Atualmente, a mobilização já se expandiu para outras três cidades: São Vicente, com 12 desfiles, São Paulo, com nove e agora estreia em Rio Claro, no interior do Estado.

Em São Vicente, o desfile ocorreu no último dia 4. Na sexta-feira de carnaval, 9 de fevereiro, o Eureca ganha as ruas de São Bernardo do Campo (Rua Jurubatuba, 1610, às 13h). Em São Paulo, a festa chega no dia 13 de julho e também 5 de outubro. Já em Rio Claro, o desfile está marcado para 29 de julho.
Protagonismo

No carnaval desde 1992, o Bloco Eureca aborda temas ligados aos direitos de crianças e adolescentes. O projeto quer visibilizar o ECA e incentivar o protagonismo infanto-juvenil.

À frente do projeto, Marco Antonio da Silva Souza, mais conhecido como Markinhus, considera o Bloco Eureca a maior mobilização com crianças e adolescentes no Brasil.

“Eles escolhem o tema, a alegoria e constroem a música. A mobilização é permanente, durante todo o ano. A ideia é abrir diálogo com a sociedade a respeito dos direitos de crianças e adolescentes e proporcionar a interação deles com o ECA”, disse Markinhus.

Em geral, as crianças que participam das ações são vinculadas a organizações sociais e enfrentam diversos tipos de situações, como a exploração do trabalho infantil ou sexual, cumprimento de medidas socioeducativas e familiares presos.

O acolhimento de meninos e meninas de comunidades periféricas, áreas de ocupação, loteamento irregular ou em situação de rua nas cidades que aderiram ao bloco ocorre durante o ano todo.

Geralmente, eles passam por atividades no contraturno escolar, embora muitos dos beneficiados sequer frequentem a escola de forma regular.

“Em São Bernardo, por meio do Projeto Meninos e Meninas de Rua, um de nossos trabalhos é justamente o combate à evasão escolar”, disse Markinhus. Oficinas, processos de formação para cidadania, além de alimentação e cuidados de higiene fazem parte do acolhimento.

Em todas as cidades, o Eureca se torna uma das ações realizadas durante o ano todo pelas instituições envolvidas. A consagração disso tudo é o desfile, ecoando, com as batidas de uma bateria formada por crianças e adolescentes, um grito a favor de seus próprios direitos.

No carnaval desde 1992, o Bloco Eureca aborda temas ligados aos direitos de crianças e adolescentes. O projeto quer visibilizar o ECA e incentivar o protagonismo infanto-juvenil.

Outras Notícias

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

01/09/2025

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

Evento reuniu especialistas para debater IA, redes sociais e novas formas de ensinar matemática no Brasil

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

29/08/2025

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

Estudo inédito revela que 82% das empresas dispostas a contratar afirmam que soft skills, diversidade e ensino técnico são decisivos para a entrada de jovens no mercado de TI no Brasil

Matemática abre caminhos para o futuro profissional dos jovens  

19/08/2025

Matemática abre caminhos para o futuro profissional dos jovens  

O domínio de habilidades matemáticas é base essencial para diversas carreiras, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia e inovação

6ª edição do Hack4Edu chega ao Brasil e desafia estudantes a inovar com IA

15/08/2025

6ª edição do Hack4Edu chega ao Brasil e desafia estudantes a inovar com IA

Hackathon internacional reúne estudantes e especialistas para criar soluções tecnológicas com impacto social e educacional, premiando ideias de destaque

Da formação à prática: professores multiplicadores fortalecem redes de ensino com inovação

13/08/2025

Da formação à prática: professores multiplicadores fortalecem redes de ensino com inovação

Educadores apoiam colegas para integrar tecnologia na sala de aula, aumentando o engajamento e melhorando o desempenho dos estudantes

Como a tecnologia pode apoiar professores na construção de uma educação antirracista

30/07/2025

Como a tecnologia pode apoiar professores na construção de uma educação antirracista

Novos cursos gratuitos da plataforma Escolas Conectadas mostram como ferramentas digitais podem integrar o antirracismo ao currículo escolar e promover práticas pedagógicas mais inclusivas