Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

01.03.2011
Tempo de leitura: 4 minutos

Carnaval é tema de especial no Portal Pró-Menino, da Fundação Telefônica

O Portal Pró-Menino, da Fundação Telefônica, preparou um conteúdo especial para o Carnaval com foco no combate à violência e abuso sexual de menores.

Especial aborda o combate à exploração sexual no Carnaval.

O Portal Pró-Menino, da Fundação Telefônica, preparou um conteúdo especial para o Carnaval, com o objetivo de abordar a questão da violência e do abuso sexual de crianças e adolescentes, sobretudo nesta época do ano, quando essas ocorrências tendem a aumentar. A página mostra as iniciativas na área, como a campanha do projeto Ação Proteção, da própria Fundação Telefônica, e a da Secretaria de Direitos Humanos.

 

“Queremos enfatizar a importância da denúncia como estratégia de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual e, para isso, a informação é essencial”, afirma Sergio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica. Em parceria com a Childhood Brasil, a instituição desenvolveu uma campanha publicitária para sensibilizar a população sobre a questão, com a veiculação de peças em rádio, TV, internet (www.acaoprotecao.com.br) e mídia exterior até o dia 20 de março.

 

A campanha faz parte da estratégia do projeto Ação Proteção, que capacita equipes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente de 30 municípios de São Paulo para o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Esse projeto é desenvolvido pelo programa Pró-Menino desde fevereiro de 2010, em conjunto com o Ministério Público do Estado de São Paulo e com a Childhood Brasil.

 

O especial conta também com uma entrevista, em áudio, com Carmem de Oliveira, Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos (SDH). Ela fala sobre os desafios que envolvem o tema e apresenta o conceito da campanha da SDH, intitulada “Tem coisas que não dá para fingir que não vê. Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime. Denuncie. A bola está com você”. O objetivo é convocar a sociedade para uma ação conjunta que contribua para reduzir a incidência desse tipo de violação.

 

Uma das maneiras de ajudar é ligar para o Disque Direitos Humanos – Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias.

 

Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos, as campanhas de esclarecimento à população têm provocado aumento no número de denúncias registradas nos períodos do Carnaval. Os dados do Disque 100 mostram que quanto maior a divulgação do serviço, maior a procura. Entre maio de 2003 e dezembro de 2010, o Disque realizou um total de 2.556.775 atendimentos e encaminhou 145.066 denúncias de todo o país, atendendo a 89% dos municípios brasileiros.

 

Sobre o Portal Pró-Menino

O Portal Pró-Menino (www.promenino.org.br) é uma iniciativa da Fundação Telefônica que busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, por meio da disseminação da informação, do apoio a organizações que lidam com esta temática e da sensibilização da população em geral. O gerenciamento está a cargo do Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor), da FIA (Fundação Instituto de Administração).  O portal conta atualmente com cerca de 200 mil visitantes por mês.

 

Sobre a Fundação Telefônica

A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando seu compromisso com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador, El Salvador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica na Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.


Outras Notícias

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

07/07/2025

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

Pesquisa revela que 8 em cada 10 estudantes que abandonaram o Ensino Médio voltariam à escola para cursar o ensino técnico

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

03/07/2025

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

O uso estratégico de tecnologias digitais na administração educacional fortalece o planejamento, aprimora processos e apoia a atuação de gestores nas redes públicas de ensino

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

18/06/2025

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos