Recomendações para Formação Docente em Inteligência Artificial (IA) na Educação Básica

Notícias

01.03.2019
Tempo de leitura: 6 minutos

Cidade no interior do Piauí é referência em ensino público de qualidade

Participação da família na educação, valorização do professor e incentivo à leitura fizeram Oeiras, um município piauiense, conquistar nota 7,1 no Ideb em 2017

Menino vestindo uniforme escolar está sentando atrás de uma mesa lendo um livro

Há seis anos, Oeiras, cidade do interior do Piauí, é uma referência em ensino público de qualidade.  O exemplo bem-sucedido para transformar a educação e a vida de milhares de crianças está baseado no foco das escolas da cidade na alfabetização, no envolvimento da família na escola, na valorização do papel do professor e no incentivo à leitura.

“Não executamos nada de extraordinário, só fizemos o que era necessário e com qualidade”, revela a secretária municipal de educação de Oeiras, Sebastiana Tapety, sobre a revolução no sistema de ensino da cidade, que foi a primeira capital do Piauí.

Mas a situação nem sempre foi assim: em 2013, Oeiras tinha nota 4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a evasão escolar era de 32%. O município também não tinha uma política concreta de alfabetização, nem participação expressiva em olimpíadas estudantis. A estrutura das escolas também era outro ponto frágil.

O Ideb foi criado em 2007, como uma forma de avaliar a educação básica em todo o país e de estabelecer metas para a melhoria do ensino. São levadas em consideração no indicador, a taxa de rendimento escolar e a média de desempenho das instituições nas avaliações aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep.

Foi a partir de 2013 que a vida de 6.200 crianças que cursam o ensino fundamental mudou e Oeiras passou a ser uma referência em educação pública de qualidade.

“Em pouco tempo, conseguimos grandes mudanças na educação pública municipal. Oeiras é um exemplo de que o que precisamos na educação é de criatividade, inovação e vontade de fazer bem o que precisa ser feito. As crianças têm acesso à merenda e transporte, aulas com educadores dinâmicos e que acreditam no poder da educação”, relata Sebastiana Tapety.

Projetos para transformar a educação

A nota do Ideb que era de 4, em 2013, saltou para 7,1 em 2017 – o resultado superou a meta brasileira para 2021, quando o país espera alcançar a nota 6 no Índice. A evasão escolar caiu para 21% no mesmo ano.

Para o diretor da Escola Municipal Girassol, Washington Luis Santos, é muito difícil melhorar a educação no país sem pensar primeiro na alfabetização.

“Primeiramente, a criança precisa ser alfabetizada. É só a partir daí que ela vai poder aprender qualquer outra coisa. Em Oeiras, fizemos uma experiência de dividir os alunos em sala de aula por sua capacidade de leitura. Chegamos a ter estudantes de diferentes faixas etárias estudando juntos, mas que tinham dificuldades parecidas quanto ao aprendizado. Essa divisão fez com que o professor pudesse trabalhar as disciplinas, entendendo as necessidades das crianças”, conta o diretor.

Para incentivar a leitura e a escrita, o município desenvolveu os projetos Aprendendo Com e a Feira Literária de Oeiras (Flor). Na primeira iniciativa, os estudantes passam um ano inteiro conhecendo a vida e obra de um autor, como Ziraldo. Na segunda, as crianças colocam em prática esse aprendizado, impactando cerca de 30 mil pessoas, entre moradores de Oeiras e de municípios vizinhos.

Outra iniciativa desenvolvida no município foi o Projeto Borboletas, uma proposta de alfabetização, criada pelas professoras Ruthnéia Lima e Osana Morais. A metodologia desenvolvida pelas educadoras começa na modificação da sala de aula e vai até a alteração do modelo de gestão das escolas. Tudo pensado em sequências didáticas para que as crianças leiam com competência, entendam as diferentes formas de conhecer o mundo e que possam ser independentes em um futuro próximo.

A base do Projeto Borboletas é aplicada pelo educador, que pode conhecer, por meio da escuta, a personalidade das crianças, a estrutura de suas famílias, quais suas dificuldades de aprendizagem, quais são seus interesses pessoais, etc. O diálogo entre educador e o aluno gera um diagnóstico sobre o nível de leitura e de compreensão do mundo. A partir daí, eles são divididos em fases de aprendizado, e não em anos ou classes, de acordo com seu nível de leitura e escrita, mesmo que as idades sejam diferentes.

A iniciativa possibilitou combater um dado que preocupava a secretária de educação: no começo de 2017, sete em cada dez crianças do 5° ano do ensino fundamental não sabiam ler. Os resultados do projeto já podem ser constatados na cidade.

“A alfabetização é muito poderosa e causa mudanças de mentalidade que, por consequência, geram mudanças de comportamento”, revela Tapety.

Ainda como um dos efeitos da educação pública de qualidade alcançada por Oeiras, estão o acúmulo de títulos em competições estudantis. Foram 18 apenas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e quase mil medalhas na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA), um dos maiores eventos científicos estudantis do país.

O futuro da educação em Oeiras

Para buscar inspiração em uma educação pública de qualidade, representantes do município foram até Sobral (CE). A cidade lidera o ranking do Ideb dos municípios nos anos iniciais do ensino fundamental: em 2017, conquistou a nota 9,1.

Mas, enquanto os investimentos em educação no município cearense acumulam décadas, a transformação em Oeiras possui seis anos. As grandes transformações conquistadas em curto prazo animam professores e gestores da educação municipal a pensar o futuro da cidade.

“A educação é encarada no município como algo que transforma vidas. Ainda não alcançamos integralmente nossos objetivos, mas acreditamos que estamos cada vez mais perto da excelência. Enxergamos um belo futuro para as crianças e os jovens no município e, em consequência, para toda a cidade”, prevê Washington Luís.


Outras Notícias

Polos tecnológicos crescem e impulsionam demanda por formação técnica no Brasil

20/05/2026

Polos tecnológicos crescem e impulsionam demanda por formação técnica no Brasil

País já conta com 113 ecossistemas de inovação que conectam universidades e empresas em todas as regiões, gerando faturamento de R$ 15 bilhões e milhares de empregos

Novo PNE coloca matemática e educação digital entre prioridades nacionais

13/05/2026

Novo PNE coloca matemática e educação digital entre prioridades nacionais

Plano Nacional de Educação 2026-2036 busca garantir que 100% dos alunos aprendam matemática até o 2º ano, e traz metas inéditas de letramento digital nas escolas públicas

Dia Nacional da Matemática: como o uso qualificado da tecnologia fortalece o ensino da disciplina

06/05/2026

Dia Nacional da Matemática: como o uso qualificado da tecnologia fortalece o ensino da disciplina

Plataforma digital do programa Matemática ProFuturo apoia educadores de redes públicas a acompanhar a aprendizagem e engajar estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Dia Internacional da Educação: Conheça 10 recursos gratuitos para apoiar a implementação da BNCC Computação nas escolas públicas

28/04/2026

Dia Internacional da Educação: Conheça 10 recursos gratuitos para apoiar a implementação da BNCC Computação nas escolas públicas

Saiba como a nova diretriz obrigatória transforma o ensino brasileiro e conheça um ecossistema de apoio a gestores e professores, com foco em educação digital

Dia das Meninas nas TICs: A tecnologia também é delas

22/04/2026

Dia das Meninas nas TICs: A tecnologia também é delas

Estudantes e profissionais relatam como a escola e a mentoria ajudam a enfrentar vieses de gênero, fortalecer a confiança e ampliar a presença feminina na tecnologia

Tecnologias assistivas na educação: o que gestores e professores precisam saber

14/04/2026

Tecnologias assistivas na educação: o que gestores e professores precisam saber

Confira 10 ferramentas gratuitas e acessíveis que podem transformar a rotina escolar de milhões de estudantes com deficiência matriculados na rede pública