Quem é que não gosta de uma sessão pipoca, não é verdade? A gente adora! Por isso, preparamos uma listinha daqueles filmes superlegais que envolvem nosso assunto preferido: programação! Sim, são filmes que em nossa opinião todo programador deveria ver!

Você conhece a história do Facebook? E a da Apple? Se está curioso para saber como essas – e outras – histórias ligadas às linhas de código começaram… Prepare o sofá, a pipoca e o guaraná e acompanhe nossa seleção de filmes que todo programador tem que ver! Pode ser uma inspiração e tanto. 😉

1 – A Rede Social

Foto: Divulgação

Lançado em 2010, este filme americano conta a história da fundação do Facebook – uma criação quase acidental de estudantes da Universidade de Harvard. O longa-metragem é baseado em um livro de Bem Mezrich batizado de The Accidental Billionaires, que foi escrito sem a ajuda do principal personagem de toda a trama: Marck Zuckerberg. Ideal para acompanhar o desenvolvimento de uma ideia inicialmente inocente que, mais tarde, se tornou um dos maiores conglomerados de tecnologia da história.

2 – Jobs

Foto: Divulgação

Como o próprio nome sugere, este filme de 2013 conta quase 30 anos da história do empresário Steve Jobs (Ashton Kutcher), um dos fundadores da Apple. Considerado um dos mais criativos da área da tecnologia até hoje, o inventor, que morreu em 2011, é retratado como o grande visionário que foi, ao mesmo tempo em que o filme mostra seus defeitos. Bom para conhecer melhor a história da gigante Apple e acompanhar os processos que levaram a produtos de grande sucesso.

3 – Os Estagiários

Foto: Divulgação

Também lançado em 2013, esta comédia americana, estrelada por Vince Vaughn e Owen Wilson, conta a história de dois homens desempregados com mais de 30 anos de idade que resolvem tentar vagas de estágio no Google. Competindo com programadores bem mais jovens, eles mostram ao longo do filme que tudo tem uma solução – mesmo que seja de uma forma peculiar. Apesar do tom engraçado, o filme é bacana para conhecermos um pouco de como o Google é por dentro.

4 – A Senha: Swordfish

Estrelado por Hugh Jackman, John Travolta e Halle Berry, este filme de 2001 conta a história de um ex-hacker que é convidado por um grupo misterioso para roubar US$ 9,5 bilhões de um fundo monetário “esquecido”. Para isso, é necessário quebrar criptografias e entrar em sistemas de segurança muito fechados. Com a grande oferta de dinheiro, fica difícil dizer não – mesmo que este hacker esteja proibido pela justiça americana de se aproximar de eletrônicos.

5 – A Rede

Foto: Divulgação

Mais antigo da lista, este filme de 1995 conta a história de uma analista de sistemas (Sandra Bullock) que recebe por acidente um software ao qual não deveria ter acesso, salvo em um disquete (!!!). Depois disso, ela começa a ser perseguida por criminosos do cyberespaço que roubam sua identidade e alteram seus dados nos computadores do governo. Por datar da década de 90, é interessante para os programadores mais jovens conhecerem o cenário da época.

Ficou animado? Curtio nossa lista de filmes que todo programador tem que ver? Quem sabe o próximo grande filme de tecnologia não é sobre você, hein? Para isso, você já sabe: corre lá no nosso site e comece hoje mesmo a transformar suas ideias em realidade!

CINCO FILMES QUE TODO PROGRAMADOR DEVERIA ASSISTIR