Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

21.12.2020
Tempo de leitura: 2 minutos

INICIATIVA REÚNE ESTUDANTES DE TODO O MUNDO EM BUSCA DE SOLUÇÕES PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Durante seis semanas, o Climate Action Project uniu jovens e educadores para compartilharem ações de combate ao aquecimento global

Climate Action Project

Imagine um milhão de jovens se conectando virtualmente e propondo soluções para um dos mais importantes desafios da humanidade: os impactos das mudanças climáticas. Pois isso é possível e aconteceu recentemente com o Climate Action Project, que no Brasil, conta com o apoio do Movimento Todos Pela Educação.

A iniciativa é uma jornada gratuita de seis semanas que permite a educadores e estudantes, de 6 a 22 anos, debatam em escala global temas relacionados ao clima do planeta e coloquem a mão na massa em busca de suas causas, efeitos e possíveis soluções.  Os estudantes são protagonistas, pois com a ajuda de facilitadores, ficam responsáveis por todos os processos. Dessa forma, o projeto visa desenvolver no jovem habilidades como criatividade, empatia, resolução de problemas, colaboração e pensamento crítico.

O Climate Action Project é realizado há quatro anos e conta com apoio de entidades como ONU (Organização das Nações Unidas), WWF (Fundo Mundial para a Natureza), NASA (Agência aeroespacial dos Estados Unidos) e personalidades internacionalmente conhecidas, como o líder espiritual Dalai Lama e a cientista britânica Jane Goodall, que revolucionou os estudos sobre os primatas.

Unidades do Colégio Positivo, no Paraná, participaram pela primeira vez da iniciativa, que por ser um projeto internacional, teve as atividades realizadas em inglês. Ana Paula Teixeira, coordenadora do Ensino Bilíngue do CIPP – Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento do Colégio Positivo e facilitadora do Climate Action Project nas escolas da rede, conta que foi uma experiência única não só do ponto de vista da aprendizagem e do ensino do inglês, mas também do enriquecimento cultural dos participantes.

“Com a oportunidade de interagir com outras crianças ao redor do mundo, os alunos aprenderam a ver um mesmo problema por outras perspectivas, ampliando sua consciência multicultural e ultrapassando os muros da escola”, diz a educadora.

A educadora Ana Paula Teixeira

Durante o mês de setembro e outubro de 2020, os estudantes recebiam uma pergunta que deveria ser analisada e trabalhada a cada semana. Ao final, eles gravavam um vídeo retratando o que aprenderam e postavam na plataforma. O conteúdo então era apresentado a colegas de outros países. Tanto professores quanto alunos receberam medalhas e certificados digitais.


Outras Notícias

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

18/06/2025

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais