Colaboradores da Telefônica Vivo que participaram do programa Pense Grande contam como foi atuar com jovens em projetos de empreendedorismo social
3ª edição do programa terminou em grande estilo com a apresentação de projetos inovadores e premiação das melhores iniciativas
Boas ideias podem transformar realidades e, quando recebem o incentivo necessário, são capazes de mudar a vida de muitas pessoas. Para difundir a cultura de empreendedorismo social aliada à tecnologia digital aos jovens brasileiros, a Fundação Telefônica Vivo realiza o Programa Pense Grande. Durante quatro meses, estudantes de escolas públicas e técnicas passam por um ciclo de formação para estimular a atitude empreendedora em projetos que envolvam tecnologia e tenham um impacto positivo na comunidade.
“Empreender é a capacidade de inovar, de se arriscar, e só assim teremos êxito. Tentamos desmistificar os mitos sobre esse tema. No projeto, realizamos o sonho de poder contribuir com um país mais justo”, destaca Odair Barros, Gerente de Planejamento e Finanças da Fundação Telefônica Vivo.
A 3ª edição do programa contou com a participação de 14 instituições de ensino (1 Faculdade de Tecnologia, 11 Escolas Técnicas e 2 Escolas do Ensino Médio) do estado de São Paulo, o envolvimento de 280 alunos e a participação de 70 colaboradores voluntários do Grupo Telefônica Vivo, que atuaram como formadores dos jovens em cinco escolas.
Vindos de diversas áreas da empresa, os voluntários participaram, no segundo semestre de 2017, de capacitações para tornarem-se formadores dos jovens empreendedores. A iniciativa é fruto de um união entre o Pense Grande da Fundação Telefônica Vivo e do Programa de Voluntariado, que oferece aos colaboradores a possibilidade de participar de ações voluntárias presenciais ou a distância durante todo ano para gerar transformações de impacto social.
Apresentações
A estudante Letícia Oliveira de Souza, foi uma das participantes das formações e destacou o trabalho dos colaboradores da Telefônica Vivo. “Não tinha nenhuma noção de empreendedorismo e esse modelo de ensino foi diferente. Não era só passar conteúdo, e os voluntários estavam sempre ao meu lado ajudando e falando dos temas de uma maneira divertida”, ressalta.
Orgulho e emoção
Durante a apresentação, os colaboradores do Grupo Telefônica Vivo, que auxiliaram os jovens nas capacitações, ouviram orgulhosos as ideias lançadas. Para entender como foi a emoção de participar do projeto, convidamos alguns desses colaboradores para nos contar como foi viver a experiência do Pense Grande como voluntários. Confira: