Notícias

14.02.2019
Tempo de leitura: 5 minutos

Colégio Norma Ribeiro lança e-book com práticas pedagógicas

Documento reúne atividades sistematizadas por professores da escola na Bahia com apoio de oficinas do programa Inova Escola

Alunos estão em volta do jogador Rogério Xodó, entrevistado em documentário descrito no e-book com práticas pedagógicas do CENOR, em campo do bairro Arenoso.

O Colégio Estadual Norma Ribeiro (CENOR), apoiado pelo programa Inova Escola, lançou um e-book com suas práticas pedagógicas. O documento, chamado Experiências Pedagógicas 2018 – Relatos de professores do Colégio Estadual Norma Ribeiro (CENOR), reúne 17 experiências, algumas delas interdisciplinares, descritas e vividas por 16 professores ao longo do ano passado.

O lançamento da publicação ocorreu na Jornada Pedagógica do colégio, localizado em Salvador (BA). Durante os cinco dias da Jornada, foi feito um balanço por meio de indicadores internos e externos da comunidade escolar.

Junto da direção do Colégio Norma Ribeiro, os professores avaliaram o que está funcionando e o que precisa ser melhorado, ouviram alunos por meio do grêmio estudantil e direcionaram os temas a serem abordados ao longo do ano.

E foi a abertura da Jornada – que também contou com a presença de Jerônimo Rodrigues, recém-empossado secretário estadual de educação da Bahia – o momento escolhido para mostrar aos professores o resultado da sistematização dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2018 em um documento digital.

O e-book com práticas pedagógicas começou a ser construído durante atividades de formação do programa Inova Escola, que provocaram os professores a repensarem a forma de passar o conteúdo e desenvolver o ensino. 

Os encontros de duas horas – semanais para turma do diurno e quinzenais para a turma do noturno – foram finalizados em novembro e seguiram metodologia baseada em temas como personalização do ensino e gestão democrática.

Legado e a sistematização das práticas

Segundo Marilene da Encarnação Leone, coordenadora pedagógica do CENOR, quem trabalha com educação não costuma ter o hábito de registrar tudo o que faz e é como se as ações se perdessem com o passar do tempo.

“Hoje a gente está na escola, mas não sabe se vai estar amanhã. Nosso objetivo é deixar realmente um registro de práticas pedagógicas de sucesso. A gente pode inovar ano após ano, mas sem perder o que foi feito de qualidade”, explica.

Mais que o legado deixado para o colégio, a criação do e-book permite uma reflexão de tudo o que foi feito e dos desafios enfrentados nas diversas disciplinas. Outros pontos positivos trazidos pela publicação são o reconhecimento de resultados e a troca com a comunidade escolar.

“Há essa possibilidade de intercâmbio entre outras escolas e professores. Seria bacana que as escolas em geral fizessem essa divulgação. Vale destacar que a sistematização foi feita de uma forma muito simples, justamente para que fosse acessível e para que as pessoas pudessem entender um pouco como aquilo aconteceu”, afirma consultora Carla Aragão,  integrante da equipe de apoio do Inova Escola.

As práticas para além dos muros da escola

A professora Bárbara Vilas Boas participou de três práticas descritas no e-book: Gincana Cultural CENOR – Somos Todos Irmão Ubuntu, CENOR na Medida Certa e Documentário sobre a cor da pele: Desafios e Representatividade. O documentário, produzido junto aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, debateu o enfrentamento do racismo dentro da temática da Consciência Negra. Responsável pelas aulas de educação física, a professora sugeriu contar a trajetória de sucesso de atletas baianos e assim levou os alunos a explorarem diversos territórios.

O ex-jogador João Marcelo participou de documentário produzido por alunos e descrito no e-book com práticas pedagógicas do CENOR.

O ex-jogador João Marcelo, campeão brasileiro pelo Bahia em 1988, foi entrevistado na Arena Fonte NovaEdvaldo Valério, primeiro negro da natação brasileira a ganhar medalha em jogos olímpicos, foi ouvido no clube em que trabalha atualmente. E Rogério Xodó, que foi criado no Arenoso, bairro do Colégio Norma Ribeiro (CENOR), trouxe a noção de pertencimento aos alunos ao mostrar onde começou a jogar bola.

A atividade não só valorizou a superação de preconceitos, mas também fez com que os jovens se sentissem representados pelas histórias contadas. Além disso, eles puderam colocar em prática o que estava sendo ensinado na Oficina de Comunicação Digital. Todo o trabalho de gravação, edição de imagens e divulgação dos vídeos nas redes sociais também ficou a cargo dos alunos.

A professora Bárbara Vilas Boas afirma que a importância do e-book com práticas pedagógicas está em compartilhar e fazer com que outros educadores se inspirem a sair da zona de conforto. “Quando o professor vê que é possível passar o conteúdo de uma forma diferente, atrai o aluno para a sala de aula e faz com que ele participe mais”, afirma.

Para a educadora, o registro faz com que os ensinamentos sejam eternos.

“Vou guardar esses vídeos para o resto da minha vida! É eternizar a produção dos meninos e esse protagonismo. Eles são capazes de produzir coisas belíssimas, é só ter oportunidade”, relata, orgulhosa. 


Outras Notícias

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

14/05/2025

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

07/05/2025

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital