Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

14.02.2019
Tempo de leitura: 5 minutos

Colégio Norma Ribeiro lança e-book com práticas pedagógicas

Documento reúne atividades sistematizadas por professores da escola na Bahia com apoio de oficinas do programa Inova Escola

Alunos estão em volta do jogador Rogério Xodó, entrevistado em documentário descrito no e-book com práticas pedagógicas do CENOR, em campo do bairro Arenoso.

O Colégio Estadual Norma Ribeiro (CENOR), apoiado pelo programa Inova Escola, lançou um e-book com suas práticas pedagógicas. O documento, chamado Experiências Pedagógicas 2018 – Relatos de professores do Colégio Estadual Norma Ribeiro (CENOR), reúne 17 experiências, algumas delas interdisciplinares, descritas e vividas por 16 professores ao longo do ano passado.

O lançamento da publicação ocorreu na Jornada Pedagógica do colégio, localizado em Salvador (BA). Durante os cinco dias da Jornada, foi feito um balanço por meio de indicadores internos e externos da comunidade escolar.

Junto da direção do Colégio Norma Ribeiro, os professores avaliaram o que está funcionando e o que precisa ser melhorado, ouviram alunos por meio do grêmio estudantil e direcionaram os temas a serem abordados ao longo do ano.

E foi a abertura da Jornada – que também contou com a presença de Jerônimo Rodrigues, recém-empossado secretário estadual de educação da Bahia – o momento escolhido para mostrar aos professores o resultado da sistematização dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2018 em um documento digital.

O e-book com práticas pedagógicas começou a ser construído durante atividades de formação do programa Inova Escola, que provocaram os professores a repensarem a forma de passar o conteúdo e desenvolver o ensino. 

Os encontros de duas horas – semanais para turma do diurno e quinzenais para a turma do noturno – foram finalizados em novembro e seguiram metodologia baseada em temas como personalização do ensino e gestão democrática.

Legado e a sistematização das práticas

Segundo Marilene da Encarnação Leone, coordenadora pedagógica do CENOR, quem trabalha com educação não costuma ter o hábito de registrar tudo o que faz e é como se as ações se perdessem com o passar do tempo.

“Hoje a gente está na escola, mas não sabe se vai estar amanhã. Nosso objetivo é deixar realmente um registro de práticas pedagógicas de sucesso. A gente pode inovar ano após ano, mas sem perder o que foi feito de qualidade”, explica.

Mais que o legado deixado para o colégio, a criação do e-book permite uma reflexão de tudo o que foi feito e dos desafios enfrentados nas diversas disciplinas. Outros pontos positivos trazidos pela publicação são o reconhecimento de resultados e a troca com a comunidade escolar.

“Há essa possibilidade de intercâmbio entre outras escolas e professores. Seria bacana que as escolas em geral fizessem essa divulgação. Vale destacar que a sistematização foi feita de uma forma muito simples, justamente para que fosse acessível e para que as pessoas pudessem entender um pouco como aquilo aconteceu”, afirma consultora Carla Aragão,  integrante da equipe de apoio do Inova Escola.

As práticas para além dos muros da escola

A professora Bárbara Vilas Boas participou de três práticas descritas no e-book: Gincana Cultural CENOR – Somos Todos Irmão Ubuntu, CENOR na Medida Certa e Documentário sobre a cor da pele: Desafios e Representatividade. O documentário, produzido junto aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, debateu o enfrentamento do racismo dentro da temática da Consciência Negra. Responsável pelas aulas de educação física, a professora sugeriu contar a trajetória de sucesso de atletas baianos e assim levou os alunos a explorarem diversos territórios.

O ex-jogador João Marcelo participou de documentário produzido por alunos e descrito no e-book com práticas pedagógicas do CENOR.

O ex-jogador João Marcelo, campeão brasileiro pelo Bahia em 1988, foi entrevistado na Arena Fonte NovaEdvaldo Valério, primeiro negro da natação brasileira a ganhar medalha em jogos olímpicos, foi ouvido no clube em que trabalha atualmente. E Rogério Xodó, que foi criado no Arenoso, bairro do Colégio Norma Ribeiro (CENOR), trouxe a noção de pertencimento aos alunos ao mostrar onde começou a jogar bola.

A atividade não só valorizou a superação de preconceitos, mas também fez com que os jovens se sentissem representados pelas histórias contadas. Além disso, eles puderam colocar em prática o que estava sendo ensinado na Oficina de Comunicação Digital. Todo o trabalho de gravação, edição de imagens e divulgação dos vídeos nas redes sociais também ficou a cargo dos alunos.

A professora Bárbara Vilas Boas afirma que a importância do e-book com práticas pedagógicas está em compartilhar e fazer com que outros educadores se inspirem a sair da zona de conforto. “Quando o professor vê que é possível passar o conteúdo de uma forma diferente, atrai o aluno para a sala de aula e faz com que ele participe mais”, afirma.

Para a educadora, o registro faz com que os ensinamentos sejam eternos.

“Vou guardar esses vídeos para o resto da minha vida! É eternizar a produção dos meninos e esse protagonismo. Eles são capazes de produzir coisas belíssimas, é só ter oportunidade”, relata, orgulhosa. 


Outras Notícias

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades