Notícias

11.02.2014
Tempo de leitura: 2 minutos

Conectados e Engajados

O levantamento Juventude Conectada feito pela USP e pelo IBGE demonstrou que 35% dos jovens se consideram ativistas virtuais engajados. Saiba mais!

Dados da pesquisa Juventude Conectada demonstram que 35% dos jovens brasileiros se consideram ativistas engajados na internet.

O levantamento, feito pela USP e pelo IBGE e encomendado pela Fundação Telefônica, aponta que entre as atividades destes engajados virtuais estão a distribuição de informações nas redes sociais, assinatura de abaixo assinados e petições e a utilização da web como forma de mobilização para protestos e eventos presenciais.

A pesquisa “Juventude Conectada” será publicada em sua totalidade no mês agosto de 2014, porém sua prévia traz números que mostram a dimensão e a importância do universo digital para o engajamento da juventude em temas da esfera pública e política, por exemplo, a divisão entre os jovens engajados no ativismo digital (35%), os jovens que não se importam e estão distantes do tema (18%) e os imparciais (41%).

Outra informação importante que pode ser inclusive cruzada com o ativismo digital que ocorreu durante a Primavera Árabe, por exemplo, são as redes sociais preferidas para se posicionar como ativista: Facebook, e-mail e Twitter lideram a preferência com 56% se somados, já Blogs e sites de notícias estão no meio com a preferência de 17% dos jovens e sites de protesto junto ao quase inacessado Orkut somam 24% das preferências.

No ambiente real
 

Ativistas ou não, 41% dos jovens já assinaram abaixo-assinados e petições, 38% participaram de protestos fora do ambiente virtual e 31% dos jovens dizem tomado parte de debates sobre temas relevantes para a sociedade.

As conclusões desse estudo são aguardadas com ansiedade pela Fundação Telefônica, que trabalha com diversos projetos digitais voltados para jovens em todo o país, e que desde antes dos protestos de julho de 2013 já possuía um interesse profundo em conhecer melhor o comportamento dos mesmos em relação a assuntos públicos na internet. Porém, após as grandes mobilizações do ano passado, a urgência dessa demanda aumentou e a importância do estudo será incalculável tanto para a Fundação quanto para a sociedade.


Outras Notícias

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem