Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Evento on-line reuniu educadores e apresentou as principais iniciativas realizadas por eles durante a pandemia com o apoio dos recursos tecnológicos

#AulaDigital#Educação#Educadores

Gestores, educadores e estudantes da rede de ensino de Vitória de Santo Antão (PE) acompanharam a transmissão on-line do evento Conexão Vitória, uma iniciativa para consolidar e celebrar as ações do Projeto Aula Digital realizadas ao longo de 2021 no município.

Em um ano marcado pelas incertezas causadas pela pandemia que afetaram diretamente a Educação, os educadores das escolas que participam do Aula Digital na cidade souberam criar estratégias para repensar suas práticas pedagógicas com o uso das tecnologias digitais.

“Temos uma parceria de longa data com a rede de Vitória de Santo Antão e sempre colhemos excelentes frutos, devido à sede pela inovação e pelo trabalho colaborativo. Agradeço por esse compromisso, principalmente devido aos tempos desafiadores que vivemos e que nos faz repensar a educação olhando para as tecnologias de outra maneira”, declara Renata Altman, gerente de Projetos Sociais da Fundação Telefônica Vivo.

O Conexão Vitória foi transmitido pelo canal do YouTube da CESAR School, parceiro executor do projeto no município com a Fundação Telefônica Vivo. O evento contou com a participação do secretário de Educação de Vitória de Santo Antão, Carmelo Souza da Silva, e do vice-prefeito Edmo Neves.

“Para nós é motivo de alegria fazer a culminância de tudo o que foi construído pelo nosso núcleo, pela Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seduc), pela CESAR School e pela Fundação Telefônica Vivo. Estamos reiterando nosso compromisso com a certeza de que tudo que foi construído nos permitirá um 2022 com muito mais condições e qualidade”, afirma Edmo Neves.

Tecnologia e conectividade para educadores e escolas 

Um dos momentos marcantes do projeto no município, apresentado durante o Conexão Vitória, ocorreu em outubro: a entrega das maletas do Aula Digital. 27 escolas da rede municipal foram modernizadas com os kits tecnológicos formados por tablets, notebook, nobreak, roteador wireless e filtro de linha. A ação visa democratizar o acesso à educação e promover a conectividade no território através de aulas interativas e dinâmicas, com uso de conteúdo da plataforma ProFuturo.

Um evento simbólico para a entrega das maletas foi realizado na EM Professora Ana Maria Alves. Contando com a presença dos principais representantes do território, como  a Prefeitura e a Seduc, a CESAR School, e Romário Cavalcanti da Silva, representante das escolas do Projeto.

“Estamos felizes por chegarmos a este momento que complementa as ações que temos em andamento como os recursos pedagógicos digitais, a formação dos professores e o acompanhamento nas escolas, que são tão ou mais importantes quanto os equipamentos em si”, ressaltou Renata Altman durante a entrega das maletas.

Durante o Conexão Vitória, a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Municipal de Vitória de Santo Antão, Cristiane Santos, destacou como o Aula Digital inspirou educadores de escolas que não fazem parte do projeto a debaterem o uso das tecnologias em suas práticas. Foi assim que surgiu o grupo de Estudos de Metodologias Ativas, no qual eles fizeram uma trilha de aprendizagem e debateram temas como protagonismo do estudante e o professor como mediador do processo de aprendizagem.

 

Desenhar e brincar é só começar! 

Uma das maiores ações realizadas pelo Aula Digital em Vitória de Santo Antão foi o “Desenhar e brincar é só começar”. Quase 500 estudantes do 1º ao 5º ano das escolas que fazem parte do projeto participaram da atividade proposta pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com a CESAR School, parceiro executor local do projeto Aula Digital, e a Seduc.

O exercício lúdico, que partiu da ideia de que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, teve como proposta estimular a criatividade e as competências sociocognitivas dos estudantes. A ideia era que com a criação de desenhos de seus espaços de estudos – o quarto, a sala ou até mesmo debaixo de uma árvore – fosse possível entender o contexto em que os estudantes estão inseridos durante a pandemia.  E, dessa forma, identificar os sentimentos de cada aluno com relação a esses espaços. Afinal, a própria casa do estudante passou a ser o referencial de escola nesse período.

Os estudantes receberam um vídeo com orientações de como participar da atividade. E foram orientados a enviar, com o apoio dos pais ou responsáveis, uma foto do desenho que fizeram.

“Gostei bastante de participar, porque é legal explicar como a gente estuda. Na pandemia não podemos ir para a escola, o dever é em casa, e na ação nós explicamos onde nós estudamos”, contou a aluna Emilly Beatriz, da Escola Djalma Eusébio Simões.

A partir dos desenhos enviados, cada escola participante elaborou um e-book, com um capítulo dedicado aos desenhos de cada turma. O lançamento ocorreu durante o Conexão Vitória. O material está disponível no site da prefeitura.

 

Troca de experiências 

A professora Ana Silvia, assistente de Projetos do Aula Digital pelo Instituto Paramitas – parceiro executor do projeto em Sergipe – foi a responsável por compartilhar no Conexão Vitória as iniciativas inspiradoras que os educadores do estado realizaram durante a pandemia, superando desafios.

Uma delas foi a Aprendizagem Colaborativa na qual os educadores reestruturaram a jornada educativa das escolas por meio da realização de debates em que apresentaram estratégias e ações práticas para o período da pandemia. Entre os meses de maio e junho, em um evento com mais de 2500 professores inscritos, foi apresentada uma trilha formativa com uma jornada gamificada. Os educadores participaram de um ambiente de reflexão e debates e compartilharam cases inspiradores.

Outra iniciativa foi o Estude em Casa pelas Ondas do Aula Digital. Trata-se de um projeto formativo e pedagógico de sucesso em Sergipe, que transmite conteúdos pela rádio educativa local para os estudantes sem acesso à internet ou canais de TV.

Em 2021, as crianças receberam os Cadernos de Aprendizagem com o conteúdo pedagógico impresso, acompanharam as “Histórias ao Pé do Ouvido”, com a participação dos professores em episódios de podcasts e puderam assistir na TV aos episódios do desenho animado “As aventuras da turminha ProFuturo”.

Conexão Vitória consolida as ações do Aula Digital em Vitória de Santo Antão
Conexão Vitória consolida as ações do Aula Digital em Vitória de Santo Antão