Pesquisa mostra que existiam cerca de 48 milhões de pessoas que investiram no próprio negócio no Brasil em 2016. Confira dicas de leitura para empreender
Pesquisa mostra que existiam cerca de 48 milhões de pessoas que investiram no próprio negócio no Brasil em 2016
Você sabe qual é a relação do empreendedorismo com a leitura? Ambos exigem atenção e são capazes de ensinar coisas novas. Quando estamos lendo um texto novo, aprendemos com ele. Quando decidimos “arriscar” em um novo negócio, também passamos por um processo de aprendizado.
No Brasil, a taxa total de empreendedorismo foi de 36% em 2016, o que significa que em torno de 48 milhões de pessoas, com idade entre 18 e 64 anos, estavam envolvidos na criação ou manutenção de algum negócio, na condição de empreendedor em estágio inicial ou estabelecido. Os dados são da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), apoiada pelo SEBRAE.
Durante o processo de idealização de um novo projeto, os empreendedores erram e acertam. Mas, ainda que existam dificuldades, há também maneiras de aprender sobre o tema e outras questões relacionadas ao sucesso, como autoconhecimento, paciência e perseverança.
Pensando nisso, seis empreendedores elaboraram uma lista de livros para inspirar aqueles que têm ou querem ter o próprio negócio. Confira: