O Incentivo Criança já arrecadou R$ 103.594,00 e tudo o que for arrecadado além dos R$ 100 mil é turbinado pela Telefônica. Saiba como funciona!

Uma ajuda extra da Telefônica faz qualquer doação ao Incentivo Criança valer a pena!

A uma semana do evento presencial, em Madri, a versão do V Congresso Internacional EducaRede, que ocorre na Internet desde setembro, traz um curso on-line de xadrez para ser ensinado em sala de aula. Trata-se de experiência que vem sendo desenvolvida, com sucesso, na Espanha, nos últimos 10 anos. Também está programada para esta semana a publicação das respostas do professor Nelson Pretto, da Universidade Federal da Bahia, sobre inovação educativa. Para participar, basta acessar o site do Congresso, que é promovido pela Fundação Telefônica da Espanha: http//congreso.educared.net/web/guest/sesiones-on-line.

A versão on-line do Congresso pretende antecipar questões que estarão em debate durante o evento presencial, a ser realizado em Madri, entre 26 e 28 de novembro. Mais de nove mil pessoas estão inscritas para participar das sessões virtuais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do Portal EducaRede Brasil (www.educarede.org.br). A programação completa está disponível no site do congresso ou pode ser acompanhada pelo twitter do EducaRede, no http://twitter.com/educaredebrasil.

Confira a programação de eventos disponíveis na Internet

Entre 16 e 20 de novembro: Curso on-line sobre a prática e ensino do xadrez na sala de aula. Não é necessário nenhum tipo de conhecimento prévio sobre xadrez. Trata-se de um trabalho de formação, com enfoque eminentemente prático, baseado nos trabalhos de campo que a Escola de Xadrez Miguel Illescas vem desenvolvendo há mais de 10 anos na Espanha. Os participantes poderão comprovar os benefícios que a Internet oferece, seja como plataforma virtual de ensino e como espaço de colaboração.

A partir de 16 de novembro: Encontro com Eva Almunia, secretária de Estado da Educação da Espanha. Ela responderá a perguntas sobre o Programa Escola 2.0, do governo espanhol, que prevê que nos próximos meses 392 mil alunos e 20 mil professores terão à disposição um computador ultraportátil para as aulas.

A partir de 16 de novembro: Encontro com Luis Antonio Barry, advogado e ex-secretário de Estado de Educação da Argentina. Ele responderá a perguntas sobre o programa “A Escola Orientadora”, oferecido às escolas de nível médio, com a finalidade de facilitar o processo de orientação vocacional.

A partir de 18 de novembro: Publicação das respostas do professor e diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Nelson Pretto, para as questões enviadas sobre o tema “Os protagonistas da inovação educativa”.

Até 18 de novembro: Workshop “Uso seguro da Internet”, conduzido pela consultora Mariana Berruezo, pela educadora Mabel Chetman e pela educadora e mestre em análise da Opinião Pública, Verônica Campanelli.

Até dia 20 de novembro: Encontro com o coordenador de Desenvolvimento Educativo do Museu Thyssen-Bornemisza, Rufino Ferreras. Ele responderá a perguntas sobre o portal do museu na internet para a área de pesquisa e extensão educativa, uma ferramenta cheia de recursos que transformam a navegação numa experiência, com novas formas de transmissão do conhecimento.

Para ver até 22 de novembro: Conferência sobre “Políticas educativas para a inovação”, a cargo de Alvaro Marchesi, secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI).

Debate sobre tecnologias e inovação

O Congresso Internacional ocorre a cada dois anos e já se consolidou como o evento ibero-americano de maior impacto e participação dos envolvidos no debate sobre a utilização educativa das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O tema deste ano é: “Inovar na Escola – Modelos, Experiências e Protagonistas da Integração das TIC”.

Os objetivos são apresentar e analisar as experiências educativas mais inovadoras que estão sendo realizadas com as TIC na escola; debater as possibilidades que a utilização pedagógica da Internet oferece no curto e no longo prazo; discutir o processo de mudança tecnológica, pedagógica e social que a integração das tecnologias da informação e comunicação implica dentro dos múltiplos desafios com que se depara a educação hoje; e refletir sobre as tendências e os cenários futuros da inovação, assim como as formas desejáveis de intercomunicação e gestão da comunidade educativa.

Para atingir esses objetivos, o evento será dividido em cinco grandes blocos de conteúdo: Condições e desafios da inovação educativa; A Escola, lugar de inovação; Políticas educativas para a inovação; Horizontes da inovação: para uma nova Internet Educativa para a Geração Rede; e Os protagonistas da inovação educativa.

Neste ano, o Brasil é o país convidado do evento. Isto significa que o encontro contará com a participação de representantes de destaque no panorama atual brasileiro em matéria de inovação educativa, assim como com as experiências mais relevantes colocadas em prática por docentes no país.

Sessões presenciais: 26, 27 e 28 de Novembro de 2009
Centro de Convenções Norte
Parque Ferial Juan Carlos I – IFEMA
Madri – Espanha
Inscrições:
75 € até 25 de novembro de 2009.

Sobre o EducaRede
O EducaRede é um dos maiores programas desenvolvidos pela Fundação Telefônica onde a instituição está presente, ou seja, na Espanha e em oito países da América Latina, inclusive no Brasil. Por meio de um portal na Internet, seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação, estimulando a integração das TICs no cotidiano da escola pública e possibilitando a inclusão digital aos milhares de jovens que participam dos projetos.

Congresso Internacional EducaRede promove curso on-line de xadrez