Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Para entreter e ajudar nos estudos, os aplicativos são potentes ferramentas da educação no século XXI.

Para entreter e ajudar nos estudos, os aplicativos voltados para o aprender de crianças e adolescentes são potentes ferramentas da educação no século XXI.

Quando se fala de inclusão tecnológica no país, os números são altos e crescentes: de acordo com o IBGE, 95,4 milhões de brasileiros têm, hoje, acesso à internet. E os smartphones lideram a lista dos aparelhos escolhidos para navegar. “A cada cinco casas, quatro usam telefone móvel para se conectar”, informa recente reportagem do portal G1.

Ficamos 7,9 horas, em média, conectados por meio dos aparelhos. E os jovens são forte parte dessa porcentagem, por meio dos jogos e aplicativos: muitos deles vão além da brincadeira, tornando-se grandes aliados dos educadores e dos pais.

Para esta reportagem, convidamos a organização cultural Brasil em Mente (BEM), que desenvolve propostas educacionais para a promoção da língua portuguesa no exterior, para listar aplicativos que aliam tecnologia aos estudos. Confira!

ABC do Bita: Destinado às crianças que estão em processo de alfabetização, o aplicativo oferece a possibilidade de colorir imagens, movimentar personagens e construir palavras. Além disso, ele vem recheado de atividades com narração em português. O Abc do Bita conta com jogos educativos, que estimulam o raciocínio lógico, a coordenação motora e o desenvolvimento dos pequenos, com fácil navegação. Android e Sistema IOSGratuito.

Meu App de Folclore: O aplicativo funciona como um almanaque de cultura popular. Possui textos e ilustrações de Ricardo Azevedo, importante nome da literatura infantojuvenil brasileira. A apresentação delicada dos versos, ditados e histórias populares é uma característica do aplicativo. Nele, é possível encontrar adivinhas, trava-línguas e outras brincadeiras. – Android (R$ 15,26) e Sistema IOS (USD 5.99)

Histórias de embalar: O cardápio de contos é extenso para que pais e educadores leiam para seus filhos. Narradas em português, todas as histórias contém ilustrações, o que torna a experiência mais dinâmica e lúdica. O principal objetivo do aplicativo está em estimular o pensamento das crianças com base em valores como amizade e comportamentos sociais. Android e Apple Store Gratuito.

Jogo das Palavras: Educadores podem usar esse aplicativo com os seus alunos a fim de aperfeiçoar a leitura e a escrita. Com diversas imagens divertidas e coloridas, o jogo busca interagir de forma dinâmica com meninos e meninas em fase de alfabetização. Sistema IOSGratuito

Via Láctea: Uma das obras mais importantes do poeta brasileiro Olavo Billac (1865-1918), o soneto XII Via Láctea chega na forma de aplicativo para propor uma experiência literária para os leitores, por meio de recursos audiovisuais e interativos. O aplicativo oferece um envolvimento por meio de palavras, sons e interatividades sutis e poéticas, como abrir janelas, mover estrelas com um sopro, tocá-las e ouvi-las e até flutuar na noite cintilante. Existe também um conteúdo extra, que traz detalhes sobre a vida de Olavo Bilac e um resumo sobre o Parnasianismo no Brasil. – Android (R$ 10,49) e Sistema IOS (USD 2.99)

Edu: O aplicativo é uma iniciativa da Fundação Lemann em parceria com o YouTube Edu. Nele, os jovens poderão encontrar mais de 2 mil vídeoaulas, exercícios preparatórios para o Enem, além de dicas de provas e orientações voltadas para esse período tão importante na vida do estudante. – AndroidGratuito

 

Geekie Games Enem: A plataforma, credenciada pelo MEC, também é voltada para os adolescentes e visa auxiliar os estudantes que se preparam para o Enem e o vestibular. O Geekie Games oferece um plano de aula personalizado para cada tipo de estudante, com base no curso e no ritmo de estudo. O aplicativo permite o acesso a videoaulas e atividades gerais – além de possibilitar que o usuário compare sua nota do simulado com a nota de corte do curso escolhido na universidade. – AndroidGratuito

Perguntados: Este é um desafio de perguntas e respostas para duplas, um momento divertido, dinâmico e interativo. Os jogadores rodam uma roleta e seis temas são sorteados para que os respondam perguntas sobre diversos assuntos (cultura, geografia, história, entre outros). Ganha quem conseguir responder a todas as questões sobre os temas. O jogo além de proporcionar um momento divertido, oferece também uma forma de aprendizado mais dinâmica. – Android e Sistema IOSGratuito

Conheça 8 aplicativos que auxiliam crianças e adolescentes na hora de aprender
Conheça 8 aplicativos que auxiliam crianças e adolescentes na hora de aprender