Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

17.08.2017
Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça André Luiz, jovem responsável por dar voz a comunidade do Capão Redondo

André Luiz é idealizador da TV DOC CAPÃO, que trata da realidade dos moradores do Capão Redondo, e um dos influenciadores do programa Pense Grande

Conheça André Luiz, jovem responsável por dar voz a comunidade do Capão Redondo, é influenciador do programa Pense Grande, da Fundação Telefônica vivo

André Luiz é idealizador da TV DOC CAPÃO e um dos influenciadores do programa Pense Grande
Narrar as histórias da comunidade e incluir pessoas que moram ali é o principal objetivo do projeto TV DOC CAPÃO. Criada em 2012, a iniciativa, idealizada por André Luiz e os amigos Lucas Zumba e Rogério Gonzaga, é responsável por trazer à tona a realidade dos moradores do Capão Redondo, localizado na zona sul de São Paulo.
André Luiz é estudante de comunicação, e com apenas 21 anos já encontrou um espaço para direcionar toda a energia da sua juventude. Foi no ensino fundamental que ele viu crescer sua grande paixão pelo trabalho de audiovisual, quando atuou como diretor na criação de uma rádio dentro da escola. A partir disso, André percebeu o poder da imagem, do som e da conexão.

A TV DOC CAPÃO
André explica que a mídia independente é resultado da junção de três pontas: a TV DOC, a DOC INCLUI e a produtora PRODOC. Cada uma pensada para impactar a vida da comunidade de alguma maneira.
A TV DOC, por exemplo, funciona como um espaço de produção de conteúdo, compartilhado por meio do canal no Youtube e da página no Facebook.
“Trabalhamos com vídeos sociais, dando visibilidade para os grupos culturais da comunidade. Porém, mais do que isso, a TV DOC foi feita para disseminar histórias de pessoas comuns. Como a da dona Maria, que distribui leite há 50 anos no Capão. Queremos falar sobre coisas positivas que acontecem na comunidade”, conta André.
Já o outro projeto, o DOC INCLUI, foi a forma que ele encontrou de integrar outros jovens ao seu trabalho. André atua oferecendo oficinas de audiovisual para meninos e meninas da região, com idades entre 15 e 19 anos. Ele se vale da expressão corporal, oral e escrita, utilizando os formatos de produção midiática para desenvolver o senso crítico dos alunos.
A produtora PRODOC, por sua vez, surgiu para oferecer serviços audiovisuais e colaborar para a sustentação financeira dos outros projetos.
André Luiz, que é ainda um dos influenciadores do Pense Grandeprograma da Fundação Telefônica Vivo que apoia o empreendedorismo social – acredita no poder da juventude para transformar a realidade do país.
“Fico muito honrado em fazer parte de um trabalho como o Pense Grande, que acredita, investe e torna possível a realização de muitos sonhos da nossa juventude. Fazer aquilo que amamos já é incrível, e quando podemos fazer daquilo um trabalho, para ganhar dinheiro, é melhor ainda”, completa.


Outras Notícias

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

07/07/2025

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

Pesquisa revela que 8 em cada 10 estudantes que abandonaram o Ensino Médio voltariam à escola para cursar o ensino técnico

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

03/07/2025

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

O uso estratégico de tecnologias digitais na administração educacional fortalece o planejamento, aprimora processos e apoia a atuação de gestores nas redes públicas de ensino

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

18/06/2025

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos