Locomoção de idosos, mães com bebês e animais de estimação são exemplos de serviços que garante maior autonomia aos diversos públicos que precisam de transporte.

Os aplicativos de mobilidade urbana se tornaram quase indispensáveis no dia a dia das pessoas, especialmente nas grandes cidades. Para a maioria dos usuários dessa modalidade de transporte, basta pegar o smartphone, solicitar o carro pelo aplicativo e esperar. Mas há uma série de iniciativas voltadas para pessoas que precisam de um serviço mais personalizado.

É o caso da Eu Vô, uma espécie de Uber voltado para a locomoção de idosos e pessoas com mobilidade reduzida. O diferencial é que o serviço, que precisa ser agendado pelo aplicativo ou site com antecedência de três horas, é do tipo porta a porta. Ou seja, o motorista pega o passageiro na porta de casa e o leva até a porta do destino.

Se solicitado, o motorista também pode acompanhar o usuário em outras atividades, como compras no supermercado ou consultas médicas. A ideia veio dos irmãos Victória, de 27 anos e Gabriel Abdelnur Barboza, de 30 anos.

Os irmãos sempre quiseram empreender e até já haviam apostado em outros negócios. Mas com a Eu Vô eles finalmente encontraram um propósito: empoderar pessoas com mobilidade reduzida para viverem uma vida mais autônoma.

Os jovens de São Carlos, cidade do interior de São Paulo, se inspiraram na experiência com a própria mãe, diagnosticada com esclerose múltipla há quase trinta anos. “A Eu Vô veio para tirar do isolamento pessoas que precisam de ajuda para realizar suas atividades. Até porque o isolamento leva à perda cognitiva e, muitas vezes, à depressão. Passamos por isso em casa”, relata Victória.

Os irmãos Gabriel e Victória, criadores do Eu Vô, posam para foto
Os irmãos Gabriel e Victória, criadores do Eu Vô

Pesquisa de campo

Para entender os desafios do transporte destinado às pessoas com mobilidade reduzida, Victória e Gabriel arregaçaram as mangas e começaram a testar o serviço com seus próprios carros. “Foi uma experiência maravilhosa, pois tivemos contato direto com clientes que usam a Eu Vô até hoje. Além disso, entendemos a nossa operação de ponta a ponta”, avalia a empreendedora.

As operações começaram oficialmente em julho de 2017, em São Carlos. Em setembro de 2019 chegou à capital paulista e já faz parte da rotina de quase 200 famílias. Ao todo, já foram mais de 2.200 serviços prestados pela empresa.

Todos os motoristas cadastrados passam por avaliação com psicólogos e treinamento presencial, formulado pelos próprios empreendedores em parceria com profissionais da área da saúde. Assim, a empresa garante a segurança e a qualidade do serviço.

“Não tem nada mais valioso e motivador do que receber feedback de clientes que estão utilizando os nossos serviços. Vemos que realmente estamos impactando no ambiente familiar, isso é o que nos motiva a continuar”, diz Victória.

Transporte para todo mundo

Outras iniciativas também focam em públicos específicos. É o caso do BabyPass, criado no início de 2018, no Rio de Janeiro, para transportar em segurança mães e pais acompanhados de crianças de 0 a 7 anos.

O carro solicitado pelo usuário vem equipado com a cadeirinha para crianças de 0 a 3 anos ou assento elevado para as de 4 a 7 anos. Apenas motoristas mulheres são contratadas, e todas elas passam por seleção minuciosa. Além de zelar pela segurança das crianças, as motoristas também são preparadas para indicar locais e atrações para crianças.

Já o Lady Driver é um aplicativo de transporte exclusivo para passageiras e motoristas mulheres, criado com o objetivo de trazer mais segurança e conforto para o público feminino se locomover na cidade. Além disso, a plataforma possibilita o cadastro de um contato de emergência para acompanhar a viagem realizada.

E quem precisa transportar animais de estimação, pode contar com o PetDriver. O aplicativo voltado para o transporte de cachorros e gatos conta com motoristas amantes de animais. A segurança é prioridade: cães são transportados com cintos próprios e gatos permanecem em caixas específicas. Além disso, os carros são higienizados a cada corrida.

Além do asfalto

Saindo dos centros urbanos, há quem precise de soluções para se deslocar na água. Pensando em facilitar a vida de quem utiliza transportes hidroviários na região do Amazonas, os jovens paraenses Maickson Bhoim e Taissir Wilkerson criaram o Embarcar, aplicativo e site que reúnem informações completas sobre as viagens de barco em Santarém (PA) e região.

Basta colocar origem e destino e o Embarcar fornece opções de embarcações, horários, dias, preço da passagem e contato com a empresa responsável. A ideia surgiu quando os dois empreendedores participaram do Pense Grande Incubação, projeto de fomento ao empreendedorismo social realizado pela Fundação Telefônica Vivo.

“Às vezes chegamos a um local para procurar um barco, mas o veículo está distante de onde estamos e essa dificuldade que enfrentamos me estimulou muito. Eu acredito muito na transformação social que esse aplicativo traz e na mudança de hábito da população por meio da facilidade de acesso a essas informações”, afirma Taissir.

Conheça iniciativas que personalizam serviços para mobilidade nas cidades