Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

26.09.2018
Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça maratona hacker que fortalece atitude empreendedora em jovens

A Hackatona é uma oficina do Programa Pense Grande e acontece nas Escolas Técnicas de São Paulo (ETECs)

Uma maratona em que jovens precisam encontrar soluções de impacto social com forte atitude empreendedora. Essa é a proposta da Hackatona, a oficina que apresenta a metodologia do Programa Pense Grande para alunos das Escolas Técnicas (ETECs) de São Paulo.

A partir da escolha de um dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODs), os jovens precisam criar uma solução acessível para um dos problemas propostos pela dinâmica, estimulando a empatia e desenvolvendo competências como criatividade, atitude empreendedora e o uso de diferentes tecnologias.

“A oficina foi muito agregadora porque mudou a ideia que eu tinha de que resolver problemas e pensar em soluções viáveis era algo inalcançável. Além disso, percebi que empreender é mais simples do que imaginava”, diz João Pedro Gonçalves da Silva, 17 anos, estudante da ETEC Suzano.

Imagem da jovem Beatriz Oliveira de Sousa entrevistada sobre a oficina

Beatriz Oliveira de Sousa

Para a jovem Beatriz Oliveira de Sousa, de 17, anos, a oficina foi uma experiência única. “Adorei participar da oficina porque me fez mudar o ângulo de visão e sair da zona de conforto. Eu tenho certeza de que vou fazer a diferença dentro do Pense Grande”,afirma.

Beatriz está no 3º ano de Meio Ambiente na ETEC de Suzano e pretende trabalhar com algo que envolva inovação e criatividade. Ela conta que já faz parte de sua rotina realizar tarefas da forma mais sustentável possível para preservar a natureza. “Atitude empreendedora para mim é inovar e se dispor a mudar algo ao nosso redor”, diz.

Iniciativa e mobilização

Beatriz e João Pedro já colocaram em prática o que aprenderam na primeira oficina. Os jovens compartilharam a experiência com os outros alunos e tiveram a ideia de convidar outras turmas da escola para participar do Pense Grande. “Fomos de sala em sala contar sobre o projeto e incentivar os outros alunos a frequentarem as oficinas”, comenta Beatriz.

Jovem João Pedro Gonçalves da Silva entrevistado sobre a oficina sorri para foto

João Pedro Gonçalves da Silva

Segundo João Pedro, a iniciativa surgiu para que todos na escola saibam como fazer parte do programa. “Ficamos tão felizes com as oficinas que não queremos que ninguém perca essa oportunidade na escola”, ressalta.

Entrar em contato com os outros estudantes da escola também ajudou os jovens a trabalhar a empatia. “Foi bom para percebemos como é lidar diretamente com os alunos da nossa escola, principalmente com aqueles que não temos contato. Também descobrimos que nós temos que ir atrás do que queremos para juntos conseguir fazer a diferença”, conclui João Pedro.

O Pense Grande busca estimular atitudes empreendedoras nos jovens para que eles sejam protagonistas de suas vidas e possam contribuir com novas soluções e oportunidades para eles e para suas comunidades.Conheça a Metodologia Pense Grande


Outras Notícias

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

18/06/2025

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais