Aprender sobre figuras de linguagem, análise sintática ou sinais de pontuação pode parecer desinteressante para os estudantes, ainda mais quando é preciso prender a atenção deles em atividades a distância. Trabalhar com planos de aula e roteiros de estudos criativos proporciona mais dinamismo e pode ser uma ótima solução. Já imaginou começar uma aula contanto sobre a origem do jiu-jitsu brasileiro, ou ainda relacionando a temas como comunicação, solidariedade, justiça, equidade e respeito?
Na busca por apoiar educadores que procuram recursos para construção de aulas de forma remota ou presencial, a plataforma Escola Digital reúne mais de 30 mil conteúdos pedagógicos. Logo abaixo separamos os conteúdos pedagógicos mais acessados pelos educadores no mês de janeiro, os quais abordam – de múltiplas formas – a língua portuguesa.
Há sugestão de quiz, uso de videoaulas, fotos, textos, brincadeiras, exercícios e muito mais! Os estudantes são convidados a desenvolverem habilidade de leitura, escrita, pontuação, além de debater temas importantes, como as distintas realidades sociais entre o campo e a cidade.
A plataforma Escola Digital é uma iniciativa criada pela Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura – com apoio técnico da Fundação Vanzolini. Os conteúdos pedagógicos são elaborados por meio da colaboração de educadores, seleção e curadoria de especialistas em ensino-aprendizagem, a partir de critérios como disciplinas, anos e séries das etapas de ensino e relevância para a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O acervo da plataforma inclui mais de 30 mil Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs).
Confira abaixo os conteúdos mais acessados do mês de janeiro.
- Lutas de origem brasileira
Neste roteiro de estudo sobre as lutas de origem brasileira, o estudante irá trabalhar a habilidade de reconhecer a diferença entre lutar e brigar, identificar as principais características das lutas brasileiras como capoeira, jiu-jitsu brasileiro e huka-huka, e a problematizar atitudes de preconceitos e estereótipos relacionados às lutas.
Ano: 3º ao 7º ano do EF.
Matéria: Artes, Educação Física, História ou Língua Portuguesa.
Habilidade BNCC: Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.
- Figuras de linguagem
Este plano de aula foi elaborado para transmitir, de forma interativa, o conhecimento sobre figuras de linguagem. Após ter explicado o conceito e os tipos de figuras de linguagem, o professor utiliza o “Quiz – Figuras de Linguagem” como recurso de fixação do conteúdo.
Ano: 6º ao 9º ano do EF.
Matéria: Língua Portuguesa
Habilidade BNCC: Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.
- Termos acessórios e integrantes da oração: o que são e o que os diferencia?
Por meio de videoaulas, este roteiro do estudo direciona o aluno a compreender (ou revisar) e identificar os termos integrantes e acessórios da oração, diferenciar termos integrantes de acessórios, assim como reconhecer a função de cada termo na oração.
Ano: 1º ao 2º ano do EM.
Matéria: Língua Portuguesa
Habilidade BNCC: Comparar o tratamento dado pela gramática tradicional e pelas gramáticas de uso contemporâneas em relação a diferentes tópicos gramaticais, de forma a perceber as diferenças de abordagem e o fenômeno da variação linguística e analisar motivações que levam ao predomínio do ensino da norma-padrão na escola.
- Campo e cidade: analisando diferenças e semelhanças por meio de gêneros textuais
Este plano de aula propõe que a partir de vídeos, fotos e textos os alunos discutam as diferenças existentes entre as zonas rural e urbana, bem como as manifestações de realidades sociais diferentes nesses espaços. O objetivo é que os estudantes desenvolvam habilidades de leitura e de escrita, e desenvolvam atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
Ano: Alfabetização
Matéria: Língua Portuguesa
- Vamos pontuar?
Com este roteiro de estudo os estudantes são convidados a fazer exercícios sobre a importância dos sinais de pontuação – pontos de exclamação, ponto de interrogação, ponto final e vírgula – e como eles podem modificar o sentido do texto.
Ano: 3º ao 5º ano do EF
Matéria: Língua Portuguesa
Habilidade BNCC: Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses.