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Selecionamos os conteúdos pedagógicos mais acessados durante o mês de janeiro da plataforma Escola Digital que, além de estarem alinhados à Base Nacional Comum Curricular, podem ser adaptados para o ensino remoto

#Educadores#EscolaDigital

A imagem mostra uma jovem em uma sala mexendo em um notebook. Atrás dela, há uma estante grande repleta de livros.

Aprender sobre figuras de linguagem, análise sintática ou sinais de pontuação pode parecer desinteressante para os estudantes, ainda mais quando é preciso prender a atenção deles em atividades a distância. Trabalhar com planos de aula e roteiros de estudos criativos proporciona mais dinamismo e pode ser uma ótima solução. Já imaginou começar uma aula contanto sobre a origem do jiu-jitsu brasileiro, ou ainda relacionando a temas como comunicação, solidariedade, justiça, equidade e respeito?

Na busca por apoiar educadores que procuram recursos para construção de aulas de forma remota ou presencial, a plataforma Escola Digital reúne mais de 30 mil conteúdos pedagógicos. Logo abaixo separamos os conteúdos pedagógicos mais acessados pelos educadores no mês de janeiro, os quais abordam – de múltiplas formas – a língua portuguesa.

Há sugestão de quiz, uso de videoaulas, fotos, textos, brincadeiras, exercícios e muito mais! Os estudantes são convidados a desenvolverem habilidade de leitura, escrita, pontuação, além de debater temas importantes, como as distintas realidades sociais entre o campo e a cidade.

A plataforma Escola Digital é uma iniciativa criada pela Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura – com apoio técnico da Fundação Vanzolini. Os conteúdos pedagógicos são elaborados por meio da colaboração de educadores, seleção e curadoria de especialistas em ensino-aprendizagem, a partir de critérios como disciplinas, anos e séries das etapas de ensino e relevância para a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O acervo da plataforma inclui mais de 30 mil Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs).

Confira abaixo os conteúdos mais acessados do mês de janeiro.

 

Neste roteiro de estudo sobre as lutas de origem brasileira, o estudante irá trabalhar a habilidade de reconhecer a diferença entre lutar e brigar, identificar as principais características das lutas brasileiras como capoeira, jiu-jitsu brasileiro e huka-huka, e a problematizar atitudes de preconceitos e estereótipos relacionados às lutas.
Ano: 3º ao 7º ano do EF.
Matéria: Artes, Educação Física, História ou Língua Portuguesa.
Habilidade BNCC: Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.

 

Este plano de aula foi elaborado para transmitir, de forma interativa, o conhecimento sobre figuras de linguagem. Após ter explicado o conceito e os tipos de figuras de linguagem, o professor utiliza o “Quiz – Figuras de Linguagem” como recurso de fixação do conteúdo.
Ano: 6º ao 9º ano do EF.
Matéria: Língua Portuguesa
Habilidade BNCC: Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.

 

Por meio de videoaulas, este roteiro do estudo direciona o aluno a compreender (ou revisar) e identificar os termos integrantes e acessórios da oração, diferenciar termos integrantes de acessórios, assim como reconhecer a função de cada termo na oração.
Ano: 1º ao 2º ano do EM.
Matéria: Língua Portuguesa
Habilidade BNCC: Comparar o tratamento dado pela gramática tradicional e pelas gramáticas de uso contemporâneas em relação a diferentes tópicos gramaticais, de forma a perceber as diferenças de abordagem e o fenômeno da variação linguística e analisar motivações que levam ao predomínio do ensino da norma-padrão na escola.

 

Este plano de aula propõe que a partir de vídeos, fotos e textos os alunos discutam as diferenças existentes entre as zonas rural e urbana, bem como as manifestações de realidades sociais diferentes nesses espaços. O objetivo é que os estudantes desenvolvam habilidades de leitura e de escrita, e desenvolvam atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
Ano: Alfabetização
Matéria: Língua Portuguesa

 

Com este roteiro de estudo os estudantes são convidados a fazer exercícios sobre a importância dos sinais de pontuação – pontos de exclamação, ponto de interrogação, ponto final e vírgula – e como eles podem modificar o sentido do texto.
Ano: 3º ao 5º ano do EF
Matéria: Língua Portuguesa
Habilidade BNCC: Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses.

Conheça os 5 planos de aula e roteiros de estudos que fizeram mais sucesso entre educadores
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