Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

13.11.2020
Tempo de leitura: 3 minutos

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO MARCAM QUARENTENA DE ALUNOS EM ESCOLA PÚBLICA DE MOGI DAS CRUZES (SP)

Atividade das aulas on-line de Tecnologia envolveram criação de robôs personalizados com um olhar para ajudar o próximo

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO MARCAM QUARENTENA DE ALUNOS EM ESCOLA PÚBLICA DE MOGI DAS CRUZES, NO ESTADO DE SÃO PAULO

Os alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Aristóteles de Andrade, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, desenvolveram uma atividade que envolveu muita criatividade, conscientização, participação de familiares e protagonismo social nesse período de pandemia do COVID-19.

Tudo isso foi resultado da proposta da professora Eunice Guedes, responsável pela disciplina de Tecnologia, conteúdo eletivo implementado neste ano através do Programa Inova Educação do Governo do Estado de São Paulo.

A atividade consistia inicialmente na produção de um site “desplugado”, ou seja, utilizando recursos não digitais, para a promoção de robôs personalizados, construídos a partir de materiais recicláveis pelos próprios alunos com ajuda de seus familiares, para que de alguma forma pudessem contribuir com a sociedade nesse contexto da pandemia do COVID-19. Porém, com o fechamento das escolas, a atividade passou a ser feita totalmente on-line, “e isso não diminui o engajamento dos envolvidos, pelo contrário, foi um fator que impulsionou a criatividade de todos”, explica Eunice. Assim, a proposta de construção dos robôs se manteve.

Eunice Guedes, professora de Tecnologia na Escola Estadual Professor Aristóteles de Andrade

E não foi só isso. Através da atividade, os estudantes puderam exercitar atitudes empreendedoras para promover o seu projeto, que envolveu a criação de um vídeo para apresentar o robô e suas funcionalidades, e principalmente suas contribuições para os cuidados de prevenção e saúde psicológica neste contexto da pandemia. Ao final, foram escolhidos os três projetos mais criativos por uma votação pelo WhatsApp. O prêmio? Muitas guloseimas!

Segundo Eunice, a criatividade e sensibilidade dos 50 estudantes participantes surpreendeu a toda equipe pedagógica da escola de Mogi das Cruzes. “Ficamos muito surpresos com o retorno dos trabalhos. Foram muito marcantes os vídeos que os estudantes apresentaram enquanto vivemos este momento.  Eles demonstram uma imensa vontade de ajudar o próximo”, conta. “Acredito que trabalho realizado desta maneira, deixando os alunos como protagonistas, fará toda a diferença em seus processos de formação e em suas carreiras”, acredita a educadora.

“O pensamento computacional on-line e offline assume um papel relevante na aprendizagem e formação dos alunos, pois permite explorar os elementos que esses recursos oferecem. Traz também como benefícios o desenvolvimento de habilidades como o raciocínio lógico, autonomia, pensamento crítico, colaboração, trabalho empatia e capacidade de resolver problemas complexos”, ressalta a professora Eunice.

E nada melhor do que os próprios estudantes para apresentarem suas criações. Conheça os robôs que prometem levar mais de amor e alegria neste período tão peculiar.

E tem mais novidade (e criatividade) a caminho, como adianta a educadora Eunice. “Estamos começando outro desafio. Um projeto que terá como tema: A tecnologia e a matemática com o uso de sucata, promovendo a sustentabilidade”.

Já sabemos que vem mais coisa boa por aí, não é mesmo? Vamos aguardar!


Outras Notícias

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades