Notícias

13.11.2020
Tempo de leitura: 3 minutos

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO MARCAM QUARENTENA DE ALUNOS EM ESCOLA PÚBLICA DE MOGI DAS CRUZES (SP)

Atividade das aulas on-line de Tecnologia envolveram criação de robôs personalizados com um olhar para ajudar o próximo

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO MARCAM QUARENTENA DE ALUNOS EM ESCOLA PÚBLICA DE MOGI DAS CRUZES, NO ESTADO DE SÃO PAULO

Os alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Aristóteles de Andrade, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, desenvolveram uma atividade que envolveu muita criatividade, conscientização, participação de familiares e protagonismo social nesse período de pandemia do COVID-19.

Tudo isso foi resultado da proposta da professora Eunice Guedes, responsável pela disciplina de Tecnologia, conteúdo eletivo implementado neste ano através do Programa Inova Educação do Governo do Estado de São Paulo.

A atividade consistia inicialmente na produção de um site “desplugado”, ou seja, utilizando recursos não digitais, para a promoção de robôs personalizados, construídos a partir de materiais recicláveis pelos próprios alunos com ajuda de seus familiares, para que de alguma forma pudessem contribuir com a sociedade nesse contexto da pandemia do COVID-19. Porém, com o fechamento das escolas, a atividade passou a ser feita totalmente on-line, “e isso não diminui o engajamento dos envolvidos, pelo contrário, foi um fator que impulsionou a criatividade de todos”, explica Eunice. Assim, a proposta de construção dos robôs se manteve.

Eunice Guedes, professora de Tecnologia na Escola Estadual Professor Aristóteles de Andrade

E não foi só isso. Através da atividade, os estudantes puderam exercitar atitudes empreendedoras para promover o seu projeto, que envolveu a criação de um vídeo para apresentar o robô e suas funcionalidades, e principalmente suas contribuições para os cuidados de prevenção e saúde psicológica neste contexto da pandemia. Ao final, foram escolhidos os três projetos mais criativos por uma votação pelo WhatsApp. O prêmio? Muitas guloseimas!

Segundo Eunice, a criatividade e sensibilidade dos 50 estudantes participantes surpreendeu a toda equipe pedagógica da escola de Mogi das Cruzes. “Ficamos muito surpresos com o retorno dos trabalhos. Foram muito marcantes os vídeos que os estudantes apresentaram enquanto vivemos este momento.  Eles demonstram uma imensa vontade de ajudar o próximo”, conta. “Acredito que trabalho realizado desta maneira, deixando os alunos como protagonistas, fará toda a diferença em seus processos de formação e em suas carreiras”, acredita a educadora.

“O pensamento computacional on-line e offline assume um papel relevante na aprendizagem e formação dos alunos, pois permite explorar os elementos que esses recursos oferecem. Traz também como benefícios o desenvolvimento de habilidades como o raciocínio lógico, autonomia, pensamento crítico, colaboração, trabalho empatia e capacidade de resolver problemas complexos”, ressalta a professora Eunice.

E nada melhor do que os próprios estudantes para apresentarem suas criações. Conheça os robôs que prometem levar mais de amor e alegria neste período tão peculiar.

E tem mais novidade (e criatividade) a caminho, como adianta a educadora Eunice. “Estamos começando outro desafio. Um projeto que terá como tema: A tecnologia e a matemática com o uso de sucata, promovendo a sustentabilidade”.

Já sabemos que vem mais coisa boa por aí, não é mesmo? Vamos aguardar!


Outras Notícias

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem