Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artificial: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

21.10.2020
Tempo de leitura: 3 minutos

CULTURA MAKER: JOVENS CRIAM DISPOSITIVOS QUE AJUDAM NO COMBATE À PANDEMIA

Um dos projetos auxilia na abertura de portas sem o uso das mãos para evitar contato com áreas de fácil contaminação. Saiba mais!

CULTURA MAKER: JOVENS CRIAM DISPOSITIVOS QUE ABRE PORTAS SEM O USO DAS MÃOS E AJUDAM NO COMBATE À PANDEMIA AO EVITAR CONTÁGIO

Nos últimos meses, devido à pandemia da Covid-19, a forma como vivemos, estudamos, trabalhamos e interagimos mudou. Tivemos de nos adaptar a uma vida com cuidados mais exigentes com higiene e saúde, como por exemplo, usar máscaras e evitar contatos desnecessários com nossas mãos para barrar o contágio do coronavírus.

Foi pensando justamente nisso e a fim de ajudar no combate à pandemia que cinco estudantes do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Timóteo, em Minas Gerais, recorreram à cultura maker e desenvolveram um dispositivo que permite abrir portas sem a necessidade de usarmos as mãos.

O projeto, batizado de ANTICOVID-19, nasceu na mais recente edição do Grand Prix SENAI de Inovação, evento que desde 2012 incentiva estudantes e instrutores de todo o país a propor e protagonizar soluções inovadoras para o dia a dia da indústria, utilizando os conhecimentos técnicos aprendidos em sala de aula. O foco dos desafios propostos este ano foi o desenvolvimento de soluções relacionadas à pandemia.

ANTICOVID-19 é um dispositivo de abertura mecânica de portas com os pés, e foi o campeão nacional na categoria de desafio intitulada Como ter uma indústria sem contaminação e sem perder sua produtividade no período de uma pandemia?

“Como a principal forma de transmissão da doença é pelas mãos, e na indústria existem muitas salas e ambientes pelos quais os funcionários precisam transitar, encontramos uma forma de eles fazerem isso sem utilizar as mãos”, afirma a estudante Akimy Vitória de Sousa, 18 anos, uma das integrantes do grupo do ANTICOVID-19.

A iniciativa de ajuda no combate à pandemia, que demonstra muito bem o impacto da cultura maker, segundo a jovem, foi inspirada em um instrumento musical. “A ideia foi do meu amigo Matheus, que também é integrante da equipe. Ele pensou no projeto a partir do chimbal que é o ‘pedal’ da bateria”, explica.

Coordenados pelo instrutor Mario Lúcio Ferreira da Mota, os cinco estudantes desenvolveram o projeto a distância, colocando a mão na massa com o uso das tecnologias e ferramentas que tinham em casa. “Foi uma experiência muito diferente por causa da pandemia e da distância. Contudo, conseguimos fazer através de mensagens e videochamadas”, conta Akimy.

Veja abaixo como funciona o ANTICOVID-19:

A equipe do SENAI Timóteo explica que a intenção é seguir com o projeto, que no momento, está aguardando propostas de investimentos de empresas interessadas em produzir o dispositivo.

 

OpenDoor: Adeus maçanetas

Além do ANTICOVID-19, outro projeto da unidade de Timóteo chamou atenção no Grand Prix, o OpenDoor. O projeto consiste em um mecanismo que substitui as maçanetas das portas. O intuito também é evitar o contato das mãos com superfícies contaminadas, e para isso, leitores de cartão, crachá, chaveiros digitais e até smartphones fazem o papel das mãos, abrindo as portas quando acionados.

Segundo a unidade de Timóteo, não utilizar as oficinas do SENAI foi um desafio para todos os envolvidos, mas, por outro lado, foi igualmente notável o quanto os estudantes cresceram tecnicamente com a elaboração do projeto.

“A principal conquista, sem dúvida, foi eles conseguirem realizar um trabalho com qualidade em tão pouco tempo, superando todas as dificuldades”, conclui a equipe.


Outras Notícias

6 tendências que devem impulsionar a Educação em 2026

16/01/2026

6 tendências que devem impulsionar a Educação em 2026

Tecnologia, personalização e inclusão digital ganham força para reduzir desigualdades e ampliar o engajamento dos estudantes

Novo indicador do MEC define aprendizagens essenciais em Matemática do 2º ao 9º ano

12/01/2026

Novo indicador do MEC define aprendizagens essenciais em Matemática do 2º ao 9º ano

Nova estratégia nacional estabelece marcos importantes de aprendizagem, amplia o uso pedagógico de dados e cria condições para integrar Matemática, tecnologia e pensamento computacional na educação básica

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

05/01/2026

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

Pesquisadora de Stanford propõe abordagem visual e colaborativa para reduzir desigualdades e preparar alunos para a era da Inteligência Artificial

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

29/12/2025

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

Formações, eventos e publicações marcaram um ano de apoio às redes de ensino das escolas públicas para desenvolver competências digitais de educadores e estudantes

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

11/12/2025

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

BNCC Computação, Política Nacional de Educação Digital e diretrizes do CNE indicam que a proteção e a inclusão devem caminhar juntas

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

04/12/2025

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

Com o engajamento de 10 mil colaboradores da Vivo, as iniciativas da Fundação arrecadaram 4 toneladas de alimentos e apoiaram 52 projetos sociais, impactando 45 mil pessoas em todo o país; confira a retrospectiva com as principais ações