Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

04.06.2020
Tempo de leitura: 4 minutos

Curso gratuito relaciona pensamento computacional ao cotidiano

Formação da plataforma Escolas Conectadas trabalha resolução de problemas como prática pedagógica para educadores da Educação Infantil até o Ensino Médio

Imagem mostra uma mão mexendo no teclado de um notebook e vários elementos gráficos desenhados

O conceito de pensamento computacional pode parecer bastante abstrato. No entanto, nosso dia a dia está cheio de elementos relacionados ao tema: fazer um vídeo, escrever uma redação e até mesmo planejar uma atividade física. É com a proposta de debater essas conexões que são abertas as inscrições para o curso gratuito Se meu computador pensasse: uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia, do Escolas Conectadas.

A plataforma de ensino a distância compõe o ProFuturo, programa global da Fundação Telefônica Vivo criado em parceria com a Fundação ”la Caixa”, que tem entre suas premissas a formação continuada e a troca de conhecimento entre educadores para a construção de uma Educação mais alinhada às necessidades do século XXI.

Um dos objetivos é apresentar aos educadores o pensamento computacional como uma metodologia para a resolução de problemas com base no cotidiano, diretamente relacionada ao uso de computadores ou não. Para isso, são trabalhados quatro pilares: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo.

Em um modelo autoformativo, o curso Se o meu computador falasse totaliza 30 horas e tem início previsto para a segunda semana de junho. O percurso formativo é dividido em cinco blocos, sendo um de introdução e mais quatro de aprofundamento, e disponibiliza materiais multimídia, como vídeos e podcast, além de fóruns para a troca de práticas pedagógicas entre os participantes. A certificação é do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, reconhecido pelo Ministério da Educação.

Aberto para quem atua com turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio, todo o conteúdo também é alinhado ao currículo e às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em entrevista recente ao nosso site, Paulo Antonio Pasqual Junior, professor licenciado em computação, mestre em educação e autor do livro Reflexões Sobre a Educação do Século XXI: Pensamento Computacional e Tecnologias, explica como o conceito se encaixa em todas as áreas do conhecimento e abre brecha para uma aproximação com os estudantes.

“Nas humanidades, auxilia a planejar e construir narrativas, por exemplo. Em matemática, permite materializar diversos conceitos, o que facilita o aprendizado. O estudante que desenvolver habilidades de planejamento e resolução de problemas tem muito a ganhar na vida escolar, no trabalho e até na vida social”, disse o especialista.

As atividades são desenhadas seguindo métodos ativos que desafiam o cursista a explorar outros materiais, mobilizar o senso crítico e autoavaliar seu progresso. A ideia é fugir de modelos engessados e promover uma construção coletiva com o acesso a materiais de curadoria para o aprofundamento de temas.

Acesse a plataforma Escolas Conectadas agora e se inscreva no curso Se meu computador pensasse: uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia!

Fortalecendo a formação continuada de educadores

A pandemia causada pela Covid-19 impactou toda a sociedade e trouxe muitos desafios para áreas essenciais do país. Diante deste cenário, a Fundação Telefônica Vivo está realizando diversas ações humanitárias em prol da área da saúde e no combate à fome, além de iniciativas de educação e voluntariado digital. 

No campo da formação continuada a educadores, uma das medidas foi abrir o projeto Aula Digital, que também compõe o programa global ProFuturo, da Fundação Telefônica Vivo criado em parceria com a Fundação ”la Caixa”, para formações híbridas, já que os encontros presenciais estão suspensos.

Por meio da plataforma Escolas Conectadas, 3.495 educadores do Estado de Sergipe e das cidades de Vitória de Santo Antão (PE), Goiânia (GO) e Viamão (RS) puderam acessar a distância o conteúdo dos cursos Quero inovar: por onde começo?; Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender e Escola Digital: curadoria de objetos digitais de aprendizagem.

Conheça todas as nossas ações relacionadas ao combate da Covid-19!


Outras Notícias

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

19/11/2025

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

Histórias de pioneiros e líderes que romperam barreiras estruturais revelam como talento, apoio e representatividade impulsionam a inovação e ampliam oportunidades

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE