Notícias

04.12.2020
Tempo de leitura: 5 minutos

Curso para educadores aborda robótica sustentável e de baixo custo

Curso de robótica sustentável é o novo curso gratuito da plataforma Escolas Conectadas, que explora conceitos de robótica com a utilização de materiais de baixo custo para promover a cultura digital e o uso de tecnologias

Imagem mostra professor montando protótipos durante uma aula de robótica. Ele é um homem negro de cabelos curtos e enrolados e está sentado a uma mesa rodeada por estudantes que aparentam ter em torno de 10 anos.

Um curso de robótica sustentável pela Fundação Telefônica Vivo une programação e meio ambiente!

A relação dos homens com robôs há algum tempo deixou de ser algo vinculado apenas à ficção científica. Com a 4ª Revolução Industrial em curso e com profundas transformações sociais, culturais, políticas e econômicas ocorrendo de forma cada vez mais veloz, o mercado de trabalho demanda novas competências e habilidades. Mais do que dominar processos tecnológicos, é preciso entender como eles funcionam. Inteligência artificial, machine learning, computação e robótica estão cada vez mais presentes no campo da educação.

E é dentro desse contexto que a Escolas Conectadas lança o curso Eu, Robô! Primeiros passos com a robótica sustentável. A plataforma oferece formação continuada a professores da Educação Básica e faz parte do ProFuturo, principal programa global de educação da Fundação Telefônica, criado em parceria com a Fundação “la Caixa”.

Essa nova formação explora conceitos e práticas em curso de robótica sustentável e de baixo custo, evidenciando sua aplicabilidade nos processos educacionais. O foco está em aproximar os educadores dos estudantes, disponibilizando ferramentas e linguagens adequadas e alinhadas aos propósitos dos jovens do século XXI.

Idealizar, projetar, construir e programar robôs possibilita aprendizagens interdisciplinares – envolvendo a aplicação de métodos e processos, além de disciplinas como Ciências Humanas e Matemática. É ainda uma forma desafiadora e divertida de construir conhecimento, permitindo que o aluno relacione suas experiências na escola com as complexidades de seu tempo.

A formação materializa meios para promover essa conexão, incluindo o trabalho com estruturas básicas de programação, reflexões sobre o uso das tecnologias digitais e ainda faz uma ligação com assuntos essenciais, como a promoção de ações concretas que viabilizem a sustentabilidade e a preservação do planeta.

 

O principal objetivo do curso Eu, Robô! é instrumentalizar professores do Novo Ensino Médio e do Ensino Fundamental para o encorajamento de uma postura investigativa, criativa e problematizadora por parte dos estudantes, interconectando assuntos como a robótica sustentável e a programação, e colocando a resolução de problemas como alicerce da aprendizagem.

A trilha formativa promove ainda a cultura digital, uma entre as dez competências gerais definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), possibilitando que estudantes compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética para a comunicação, acessem e produzam informações e conhecimentos, além de resolver problemas com protagonismo e autonomia.

Curso de robótica: Eu, robô!

Modalidade: Autoformativo

Carga horária: 30 horas

Certificação: Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Competências gerais da BNCC trabalhadas:

> Conhecimento

> Pensamento científico, crítico e criativo

> Comunicação

> Argumentação

> Cultura Digital

A partir do curso, espera-se que o professor:

> Trabalhe as estruturas básicas da introdução à programação por meio do Arduino;

> Localize na robótica alternativas de suporte aos processos educacionais;

> Realize com os estudantes usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais;

> Empreenda com os estudantes ações sustentáveis para a preservação do meio ambiente e da vida no planeta.

Acesse o site Escolas Conectadas e fazer sua inscrição para o curso Eu, Robô! Primeiros passos com a robótica sustentável.

Trabalhando competências do século XXI 

“Estamos pensando a escola digital como um espaço conectado com a realidade dos estudantes dessa geração. A ideia do ProFuturo é trabalhar competências como pensamento crítico, criatividade, comunicação, capacidade de tomar decisões, também entre os professores e em regiões sem acesso à internet”, afirmou Magdalena Brier durante o evento enlightED 2020.

A fala da diretora geral do ProFuturo demonstra a importância de se desenvolver competências e habilidades do século XXI. Mais do que ter acesso à tecnologia – em um contexto mundial cada vez mais determinado pelo ensino remoto – é preciso saber usar os recursos de forma eficiente.

Desse modo, o curso Eu, Robô! amplia o repertório do professor no sentido de mostrar a importância da robótica por meio do uso sustentável de materiais de baixo custo, e viabilizando ferramentas de ensino-aprendizagem alinhadas à cultura maker e à valorização de características essenciais como a criatividade.

Além do domínio técnico, educadores e estudantes poderão desenvolver habilidades múltiplas em atividades do dia a dia, como a organização do raciocínio, foco, disciplina e categorização de tarefas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Vão consolidar uma nova forma de aprender a pensar de forma lógica, trazendo recursos e estratégias na resolução de desafios na vida.


Outras Notícias

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

31/01/2025

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

Desafio dos Dados, iniciativa do Programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, chega à sua 3ª edição e impacta mais de 500 estudantes de redes públicas

.
Menu para dispositivos móveis