Notícias

02.12.2016
Tempo de leitura: 3 minutos

Desrespeito ao direito das crianças e dos adolescentes

Meu nome é Ionice Novaes Martins atuo na e “Escola Estadual Diadema” situada em Diadema, SP a turma que realizei esta atividade foi o 4º ano A , Públicos participantes, alunos, pais e avós.

Quais foram os procedimentos usados para esta atividade: Observação, representação, reflexão, comparação, expressão oral e escrita, leitura, resgate histórico.

Inicie a atividade de pesquisa com uma roda de conversa sobre o tema “trabalho infantil” perguntando a eles o que vocês sabem sobre trabalho infantil? A resposta Foi unanimei.

“È criança que trabalha e não estuda”. então disse a eles que no decorrer das atividades sobre este tema iríamos descobrir varias coisa inclusive isso que me disseram, logo após esta roda de conversa disse a eles que iria distribuir a eles uma pesquisa que deveriam entrevistar os pais e os avós e que o objetivo desta entrevista e saber qual a idade que eles começaram a trabalhar,? E o que acharam de começar a trabalhar nesta idade? E qual a idade eles acham que é correto às crianças e os adolescentes devem trabalhar? Logo após esta breve explanação da atividade com os pais, foi marcado o dia para o retorno da pesquisa. Senti um entusiasmo dos alunos em relação ao tema. Ao receber o resultado das pesquisas quando fui tabular os dados percebi que os pais e os avós tinham começado a trabalhar bem cedo e que deixaram a escola de lado e que concordavam que tinham que trabalhar bem cedo. Foi percebido que os pais não tinham conhecimentos das leis que protege as crianças e os adolescentes (do trabalho infantil) resolvi então montar um gráfico e mostrar para as crianças que seu pais não tinham um bom esclarecimentos sobre as leis. Precisava fazer algo! Para esclarecer aos pais e os alunos Quais leis os protegiam: Lei Federal, ECA e a convenção sobre os direitos das crianças e dos adolescentes. Textos que me subsidiaram para xerocar e entregar aos pais. Também fiz uma leitura compartilhada dos textos citados, com os alunos para que eles juntamente com os pais reflitam a ideia de que todas as crianças e adolescentes devem ter seus direitos respeitados. Para que alcance o pleno desenvolvimento Físico mental e emocional. Abordei pontualmente com os alunos o direito de não trabalhar das crianças, pois isso ira prejudicar sua formação e as afastaria de outros direitos básicos.

Comentário: Através dos gráficos: A atividade me mostrou que ainda há aquela a cultura de conceito da naturalização enraizada nas famílias. Portanto este conteúdo não termina aqui, iniciaremos outras atividades esta só foi o começo. O começo de uma jornada de atividades dentro deste tema “trabalho Infantil”. E fazer as crianças descobrirem as coisas boas do seu tempo.

 

Ao final deste trabalho resolvi digitar um pequeno trecho de um texto de NYE RIBEIRO: NO TEMPO DOS MEUS BISAVÓS, SÂO PAULO> ED DO BRASIL, 2000 P20.

“(….) Tem gente que diz que hoje tudo é melhor e mais moderno. Mas quando os meus bisavós contam as história do seu tempo, Eu fico sem saber se seria melhor ter nascido naquela época ou ter nascido agora.

Acho que cada tempo tem suas coisas Boas e ruins.

O que eu preciso é descobrir as coisas boas do meu tempo!(….)”


Outras Notícias

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

31/01/2025

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

Desafio dos Dados, iniciativa do Programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, chega à sua 3ª edição e impacta mais de 500 estudantes de redes públicas

.
Menu para dispositivos móveis