Notícias

06.10.2017
Tempo de leitura: 2 minutos

Dia da Não-Violência: diálogo e reconhecimento contribuem para uma escola mais acolhedora

no Dia da Não-Violência, a comunicação pode ser uma grande aliada na prática de resolução de conflitos. Conheça algumas experiências

Duas crianças andam abraçadas

 

Comunicação Não-Violenta
Desenvolvido nos anos 1960 pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, o conceito de Comunicação Não-Violenta vem ganhando muitos adeptos no Brasil. Uma das referências no tema é o inglês Dominic Barter (foto ao lado), aprendiz e colega de Rosenberg por 18 anos, que trabalha com o tema desde os meados dos da década de 1990, quando iniciou seu trabalho em favelas do Rio de Janeiro.
“Fui muito impactado em conhecê-lo e ver o quanto ele entendia de conflito e como as relações de parceria e cooperação funcionam e podem ser recuperadas”, lembra Dominic.

Dominic Barter especialista em Comunicação Não-Violenta

Hoje, Barter roda diversas cidades do Brasil compartilhando práticas de não-violência e diz que continua aprendendo. Ele também acredita que o conceito pode ajudar as escolas a se orientarem conforme os valores dos seus integrantes, bem como apoiá-los a mapear relações de poder na comunidade e distribuir iniciativas para os projetos pedagógicos dos jovens. Abaixo ele nos conta um pouco de sua experiência.
Qual o papel da Comunicação Não-Violenta na mediação de conflitos?
Conflito funciona para anunciar e realizar mudanças dentro de qualquer relacionamento. Numa cultura avessa ao conflito, como é a nossa atualmente, formas democráticas de convivência são muito difíceis. Diálogo é temido, pois ele exige que eu não só te escute, mas mude em consequência daquilo que você fala. Assim buscamos juntos a inclusão de todos. Comunicação Não-Violenta ajuda nortear a mediação numa prática que receba conflitos normalmente, sem sustos, e entenda que ela acontece no campo de comunicação, que se baseia na compreensão mútua e procura um desfecho factível, sustentável e inclusivo.
Como a Comunicação Não-Violenta pode ser utilizada em sala de aula?
Escolas são o primeiro sistema social em que a Comunicação Não-Violenta entrou. Onde muitos de nós aprendemos a diferença e a aventura de convivência com o outro, experimentamos o conflito de formas novas e desenvolvemos parte do nosso senso de justiça. Entender, desde cedo, como as necessidades que compartilhamos funcionam para orientar nossas ações possibilita o desenvolvimento de ambientes de aprendizado respeitosos, seguros e alegres, em que todos na comunidade escolar – professores, alunos e outros – são vistos, cuidados e tenham as condições de crescer.


Outras Notícias

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

31/01/2025

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

Desafio dos Dados, iniciativa do Programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, chega à sua 3ª edição e impacta mais de 500 estudantes de redes públicas

.
Menu para dispositivos móveis