Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

19 de junho é o Dia do Cinema Brasileiro, referência à data que marcou, em 1898, o início das filmagens daquele que é possivelmente o primeiro filme rodado no país, Vista da Baia da Guanabara, do italiano Afonso Segreto.
Ao longo do século, a sétima arte se consolidou como um dos principais entretenimentos de nosso tempo – seja na tela grande ou em casa, na TV e, agora, no computador. Além disso, as novas tecnologias e a democratização da produção digital permitem não só que as pessoas assistam filmes a qualquer momento e em qualquer lugar, mas também que realizem suas próprias produções audiovisuais, utilizando o vídeo como registro histórico e ferramenta de ativismo e mobilização social.
A seguir, como marco desta data em que se comemora o dia do cinema no Brasil, listamos 9 documentários realizados por mentes brasileiras e que motivam a pensar sobre educação e ambientes de aprendizado:
Educação.doc, Laís Bodanzky e Luis Bolognesi
Uma viagem em busca de escolas públicas de áreas menos favorecidas ou afastadas dos grandes centros que, apesar de todas as dificuldades, conseguem vencer o desafio de realizar um trabalho educacional de alta qualidade.

 

Romance de Formação, de Julia de Simone
O filme acompanha a vida de quatro jovens – Caetano Altafin, Fabio Martino, Victoria Saramago e Wilian Cortopassi – no qual, cada um à sua maneira, tenta trilhar um caminho de sucesso dentro de grandes instituições acadêmicas. A rotina de um estudante universitário, diante da carga de estudos e distante da cidade-natal ou da família, colocada à prova.

Tarja Branca, de Cacau Rhoden
Uma reflexão sobre o lúdico usando como título a ideia de se contrapor ao conceito dos remédios tarja preta, voltados para insegurança e depressão. Adultos e crianças, artistas e educadores, falam sobre a liberdade do brincar, os limites dos sistemas de educação e a revolução da criança.

Pro Dia Nascer Feliz, de João Jardim
A vida em quatro escolas públicas brasileiras, localizadas em Pernambuco, São Paulo, Duque de Caxias e Rio de Janeiro, mostra o contexto do ambiente de aprendizado em meio a situações de desigualdade e violência urbana.

Quando Sinto Que Já Sei, vários realizadores
Projeto independe e realizado a partir de financiamento coletivo, o filme registra iniciativas em oito cidades brasileiras que estão buscando dar uma nova cara para a forma de abordagem e os caminhos de uma educação mais participativa, orgânica, menos presa aos limites e regras da sala de aula convencional.

Sementes do Nosso Quintal, Fernanda Heinz Figueiredo
A definição é da própria sinopse: um filme que trata da vida de todos nós, através de uma escola. O documentário retrata o tema pelo perfil da educadora Therezita Pagani, em situações onde a criança é a protagonista do método de ensino.

Mitã, Lia Matos e Alexandre Basso
A partir de reflexões de nomes como Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio, o filme mistura educação, espiritualidade e a cultura da criança, principalmente ligada à natureza.

Quem Se Importa – da Mara Mourão
O longa conta as experiências de diferentes empreendedores sociais que colocaram suas ideias em prática para impactar as comunidades em que vivem e provocar o sentimento de mudança.

 

Território do Brincar, David Reeks e Renata Meirelles
O projeto viajou pelo Brasil por mais de um ano e meio – o casal de documentaristas acompanhados de seus filhos – visitando comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral. O registro se dá pela sensibilidade da pesquisa que valoriza o brincar.

Dia do Cinema Brasileiro: 9 filmes nacionais inspiradores sobre educação
Dia do Cinema Brasileiro: 9 filmes nacionais inspiradores sobre educação