Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

15.10.2019
Tempo de leitura: 3 minutos

Dia dos Professores: educadoras trocam experiências sobre inovação

Professoras compartilham conhecimento sobre práticas pedagógicas inovadoras e contam suas vivências em escolas da rede municipal de Sergipe

A professora Maria Eunice está à esquerda da professora Débora, com quem trocou experiências sobre inovação no vídeo. Ao fundo, atrás dela, há um grafite de asas na paede.

Em comemoração ao Dia dos Professores, reunimos duas educadoras da rede municipal de Sergipe para trocar experiências sobre inovação e contar sobre os projetos desenvolvidos em sala de aula. Com contextos diferentes, elas se encontram em um propósito: a melhoria contínua de práticas pedagógicas.

“O professor é um aprendiz. Ele não sabe tudo, por isso precisa estar sempre inovando as suas práticas no dia a dia”, diz Maria Eunice Soares, da Escola Municipal Vereador Elvino Moreira Guimarães, localizada na comunidade de Dois Riachos, na cidade de Umbaúba, em Sergipe.

“A educação não estaciona, ela avança e temos que avançar junto, por meio da tecnologia”, afirma Débora Santos, que dá aula na Escola Municipal Luzia Bastos do Espírito Santo, no povoado Lagoa Seca II, em Cristinápolis, no mesmo Estado.

As professoras recebem formação e acompanhamento por meio do Aula Digital, projeto que integra todas as estratégias do ProFuturo – programa global de educação da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “La Caixa”, presente em 31 países na África, Ásia e América Latina.

Com objetivos que incluem desenvolver o pensamento crítico, a comunicação, a criatividade e a colaboração, quatro dimensões da aprendizagem do século XXI, o programa apoia escolas e incentiva o protagonismo docente com a incorporação da tecnologia em sala de aula.

As professoras Maria Eunice e Débora compartilharam suas vivências e, juntas, tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos sobre a realidade escolar de cada uma.

Além dos muros da escola

Professora há sete anos na Escola Municipal Luzia Bastos do Espírito Santo, em Cristinápolis (SE), Débora Trindade dos Santos afirma que é apaixonada pela educação e pela escola, que considera a sua segunda casa.

Sobre a primeira formação do Aula Digital, relata: “fiquei encantada, porque percebi que não era só um projeto de tecnologia. Era tecnologia e educação andando juntas”. A instituição está inserida no programa ProFuturo desde 2017 e é referência em todas as ações.

Um exemplo é a atividade “Paisagens Naturais e Culturais”, com estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, em que a professora explora o ambiente extramuros da escola, usando os recursos tecnológicos da maleta do Aula Digital, como tablets, para fotografar, pesquisar e compreender melhor as diferentes paisagens do entorno. “Os alunos amam! A ideia é proporcionar a aprendizagem de forma significativa e prazerosa”, afirma Débora.

Sempre inovando

Maria Eunice Soares trabalha há 10 anos na Escola Municipal Vereador Elvino Moreira Guimarães, em Umbaúba (SE). Moradora da comunidade onde fica a escola, a professora do 3º ano do Ensino Fundamental acredita que a inovação educativa é fundamental.

O Aula Digital chegou à instituição em 2017. Na formação de professores, houve a preocupação para que todos pudessem utilizar os recursos com eficiência.

“Nos sentimos alegres e confiantes por conseguir usar esses recursos. O projeto contribui muito para que a criança venha para a escola, pois eles adoram essa aula”, conta Maria Eunice.

Assista ao vídeo para saber como foi o encontro das professoras Maria Eunice e Débora.

Assistir Vídeo

Outras Notícias

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades