Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Neste Dia Internacional da Educação, responda um quiz sobre o uso de tecnologia no processo de ensino-aprendizagem

#Educação#EnsinoMédio

Professora utiliza tablet em suas práticas pedagógicas.

No Brasil, oito em cada dez gestores escolares consideram que o uso das tecnologias digitais pode melhorar a qualidade da educação brasileira e promover equidade, além de impactar positivamente os processos de ensino e aprendizagem. É isso o que mostra o relatório do Guia Edutec.  Neste Dia Internacional da Educação, comemorado em 24 de janeiro, queremos saber o quanto você, professor e professora de escola pública brasileira, já assimilou a tecnologia em seu processo pedagógico.

Por isso, preparamos um quiz para ajudar educadores a entender em que pé estão no processo de inserção de tecnologias na sua atividade profissional. As perguntas consideram a incorporação de recursos e tecnologias digitais relacionadas a seis eixos: prática pedagógica, curadoria de conteúdos, cidadania digital e uso crítico, além de desenvolvimento pessoal e comunidades de aprendizagem.

A atividade foi baseada na ferramenta de Autoavaliação de Competências Digitais de Docentes, lançada pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) em 2019. Até o momento, mais de 117 mil educadores de todo o Brasil já realizaram o diagnóstico.

Os resultados deste quiz para o Dia Internacional da Educação são inspirados em um documento da UNESCO, entendendo que o processo de transformação da educação pelo uso de tecnologias digitais é gradativo.

Vamos começar?

1 - Como e com que frequência você utiliza recursos tecnológicos na sua prática?

2 - De que maneira a tecnologia ajuda você a orientar os processos de ensino e aprendizagem de seus estudantes?

3 - Como você ajuda seus alunos a fazerem a curadoria de conteúdos e de recursos digitais para complementar a experiência da aprendizagem?

4 - Você conhece e já discutiu com seus alunos sobre uso responsável e ético das tecnologias digitais?

5 - O que você faz quando recebe um conteúdo repassado ou postado em redes sociais?

6 - Em que medida você utiliza as tecnologias digitais para apoiar o seu desenvolvimento profissional?

7 - Você costuma utilizar as tecnologias digitais para se engajar em comunidades de aprendizagem ou compartilhar conhecimento e experiências com outros colegas?

Resultado:
Dia Internacional da Educação: a tecnologia já faz parte do seu processo pedagógico?
Dia Internacional da Educação: a tecnologia já faz parte do seu processo pedagógico?