Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Conheça personalidades que estão fazendo a diferença na educação e se inspire com suas práticas em sala de aula.

#diainternacionaldamulher#Educação

A imagem mostra algumas das educadoras que produzem conteúdos inovadores

As mulheres ocupam uma boa parcela da educação. De acordo com dados do Censo Escolar de 2020, elas correspondem a 96% dos professores da educação infantil. No ensino fundamental I e II, elas representam, respectivamente, 88% e 67% dos docentes. No ensino médio, o percentual diminui para 58%. Com a popularização das redes sociais para a disseminação de conteúdos científicos, educadoras inovadoras têm utilizado seus perfis pessoais para divulgar atividades que realizam em sala e ideias para pensar em uma educação mais inovadora.

A seguir, apresentamos educadoras para acompanhar nas redes sociais:

 

1.Maria Clara Araújo –  @afrotranscendente

Maria Clara se autodenomina afrotransfeminista – uma travesti negra, e feminista. É mestranda em educação pela Universidade de São Paulo (USP), formada em pedagogia pela Pontifícia Católica de São Paulo (PUC), e autora do livro Pedagogias das Travestilidades, em que resgata a trajetória de profissionais trans na sala de aula e suas inovações de ensino. Em seu conteúdo, compartilha trabalhos com educação antirracista e voltada para a diversidade.

 

2. Rafaela Lima – @maiscienciasrafaela

Professora de ciências e biologia, Rafaela é idealizadora do canal Mais Ciências, que oferece aulas, dicas e curiosidades sobre a disciplina no YouTube. Possui mestrado e licenciatura em biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Seu conteúdo está voltado, principalmente, para o auxílio a professores e alunos sobre abordagens inovadoras para trabalhar o componente em sala de aula.

 

3. Isabella Capistrano – @ficadicaprof

Bacharela e licenciada em ciências biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Isabela é especialista em ensino de ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), pós-graduanda em Tecnologias da Informação e da Comunicação pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Também é mestranda em ensino de ciências e matemática pela Unicamp. Com o Fica Dica Prof, oferece dicas de cursos, aplicativos, jogos, livros, filmes e atividades para professores usarem em suas aulas.

 

4. Emilly Fidelix  – @seligaprof

Palestrante e formadora de professores, Emily é mestre em história cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em tecnologias, comunicação e técnicas de ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e doutoranda também em história cultural pela UFSC. É colunista no portal Infogeekie e criadora do Se Liga, Prof, em que compartilha com professores conteúdos sobre inovação e metodologias, contribuindo para que professoras entendam como trabalhar competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com seus alunos.

 

5. Eliane Potiguara – @elianepotiguara

Eliane é poeta, ativista e professora. Ela utiliza suas redes para reafirmar a importância de uma educação antirracista que também possa incluir pessoas indígenas, sobretudo os saberes de mulheres indígenas. A professora também participou da elaboração da Declaração Universal dos Povos Indígenas da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo nomeada Embaixadora Universal da Paz.

 

6. Tayná Mesquita – @taynamesquitta

Socióloga, pesquisadora, palestrante e educadora no campo da defesa dos direitos humanos, com enfoque para o direito à educação, a promoção da igualdade racial e de gênero. Coordenou, ao lado de Caroline Pinho, a coletânea Pedagogia Feminista Negra, em que reuniu artigos de educadoras negras de diversas regiões do país, que compartilharam suas vivências inovadoras em sala de aula, apresentando a importância de presença de mulheres negras como referência de ensino em várias disciplinas.

   

7. Tatiane Santos – @pretinhaeducadora

Colunista e consultora de educação antirracista, Tatiane Santos produz um conteúdo leve e bem-humorado em suas redes sociais, apontando caminhos para uma educação antirracista diária na sala de aula.

 

8. Lavínia Rocha – @laviniarocha

Escritora, palestrante e professora de história, Lavínia entrou para a lista das educadoras mais inovadoras depois que viralizou nas redes sociais ao apresentar, em vídeo, uma proposta de aula para ensinar a história da África sem estereótipos aos seus alunos. Mas vai muito além. Em seu perfil, é possível encontrar vídeos de suas aulas, que apresentam uma proposta diferente do ensino de história, além de acompanhar seus livros e seu ativismo em educação antirracista.

Dia Internacional da Mulher: 8 educadoras que produzem conteúdo inovadores
Dia Internacional da Mulher: 8 educadoras que produzem conteúdo inovadores