Jovens que participaram do Programa Pense Grande recebem prêmio Laureate Brasil por seus projetos

Projetos desenvolvidos por participantes do programa da Fundação Telefônica Vivo voltado à difusão do empreendedorismo social entre jovens chamam a atenção no Prêmio Laureate Brasil.

Os empreendedores sociais Edson Rodrigues, de Alagoas, Geovani Robson, do Rio Grande do Norte e Maickson Bhoim, do Pará, têm muitos motivos para festejar em novembro, quando se comemora o Mês do Empreendedorismo Global.

No último dia 10, os três jovens tiveram seus projetos reconhecidos na 5ª edição do Prêmio Laureate Brasil – Jovens Empreendedores Sociais 2016, que desde 2008 valoriza o trabalho de jovens empreendedores sociais do país, durante cerimônia realizada em Manaus (AM).

Em comum, além da veia empreendedora e da vontade de fazer a diferença em suas comunidades, está a experiência adquirida no Programa Pense Grande, promovido pela Fundação Telefônica Vivo. O programa tem como objetivo difundir a cultura de empreendedorismo de impacto social com tecnologia digital para jovens brasileiros, especialmente entre aqueles que vivem nas periferias.

Após passarem pela primeira etapa do prêmio Laureate Brasil, os jovens chegaram à fase de seleção e apresentação do pitch, no qual tiveram a oportunidade de explicar seus projetos ao comitê da premiação. Por estarem entre os 11 jovens empreendedores sociais brasileiros reconhecidos pela premiação, receberam aproximadamente dois mil dólares para investirem em seu projeto. Além disso, os empreendedores ganharam um curso de capacitação de Empreendedorismo Social, sendo uma parte presencial em Manaus e outra on-line, e irão integrar a rede global de empreendedores sociais YouthActionNet, mantida pela organização International Youth Foundation.

Imagem mostra troféus do prêmio de Empreendedorismo Social Laureate Brasil

Para Edson, um dos idealizadores do projeto Doador Online — plataforma que funciona como um banco de dados conectando doadores e receptores de sangue —, receber o prêmio é motivo de muito orgulho e motivação para seguir em frente. O morador de São Miguel dos Campos (AL) conta que a participação no Pense Grande foi o pontapé inicial para entrar em outros concursos. “Nossa passagem pelo programa abriu portas para outras oportunidades. As assessorias que nos deram também nos auxiliaram naquele momento e, sem dúvidas, nos ajudam até hoje em concursos como este”, explica o jovem, ao referir-se ao eixo Apoiar do Pense Grande, que contempla mentorias coletivas e individuais, seminários online e imersões aos projetos selecionados. A frente também tem como objetivo aumentar os casos de empreendedores de referência e também o sua relevância para aceleradoras, incubadoras e investidores de impacto.

Outro jovem que continua colocando em prática o aprendizado do Pense Grande é Geovani, de Caicó (RN). O jovem conquistou o prêmio Laureate Brasil com o Portal Cidade, um aplicativo que busca identificar, por meio dos comentários dos moradores de Caicó, as principais necessidades de serviços públicos da cidade.

Já o terceiro projeto vencedor, que também recebeu apoio durante o Pense Grande, foi o Embarcar. O aplicativo, que conta ainda com uma versão na web, reúne informações sobre as viagens de barco em Santarém (PA) e região.

Todo o sucesso alcançado por esses garotos é sinônimo de alegria para Luis Guggenberger. O gerente de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo explica que o prêmio Laureate Brasil, mais do que uma realização para os jovens, funciona também como um indicador e mostra que a formação oferecida pelo Pense Grande vem gerando um impacto positivo na vida desses empreendedores. “Os jovens estão se tornando protagonistas dos seus próprios sonhos”, conclui.

Do Pense Grande para o mundo: três jovens empreendedores sociais são reconhecidos em premiação