Notícias

18.10.2018
Tempo de leitura: 4 minutos

É a vez deles! Pense Grande também trabalha a formação de professores

Quatro encontros serão realizados nas ETECs participantes do programa de apoio ao empreendedorismo social para formar cerca de 60 professores

Valorizar a formação de professores e prepará-los para orientar os alunos em sua trajetória empreendedora é também uma preocupação do Pense Grande. Para dar ainda mais suporte ao desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, o programa inverte o foco para os educadores, propondo integrá-los à metodologia aplicada aos jovens das ETECs participantes do programa.

Serão quatro encontros formativos com cerca de 60 professores. As atividades aprofundarão o olhar sobre os seguintes eixos temáticos: o IndivíduoEmpreendedorismo e TecnologiaComunidade e Pitch do Professor. O primeiro encontro aconteceu em setembro, na ETEC Irmã Agostina, zona sul de São Paulo, e trabalhou a perspectiva como indivíduo e profissional.

O objetivo da iniciativa é justamente fazer com que os educadores dialoguem com o que foi aprendido por seus alunos no Pense Grande, provocando reflexão sobre suas estratégias pedagógicas a fim de darem maior sustentação no desenvolvimento de empreendimentos sociais. “Se o aluno entra em contato com toda uma metodologia e não encontra eco em sala de aula, se desestimula”, diz Mônica Mandaji, consultora do Instituto Conhecimento para Todos e responsável pela formação.

Pedagogia da transformação

Durante o primeiro encontro os participantes foram convidados a descobrir novidades sobre eles mesmos por meio de dinâmicas interativas. Focaram em traçar o perfil profissional, estabeleceram conexões com outros colegas e, para finalizar, realizaram a atividade “Você se lembra?”. Nela, cada participante relembrou o porquê de ter escolhido a profissão, além de falar sobre qual professor foi mais marcante em sua formação.

A intenção é trazer inspirações e trocas de conhecimento para basear cada etapa. São ao todo 32 horas de formação, divididas entre encontros presenciais e à distância. O lúdico é o elemento que norteia todo o processo. À medida que os professores conquistam novos desafios, são premiados com os chamados “superpoderes”, que vão desde tolerância até o uso da tecnologia, para transformá-los em profissionais mais antenados e com olhar ampliado.

“O professor irá vivenciar as principais etapas do Pense Grande, inclusive o pitch. No último encontro, cada educador apresentará o seu pitch e compartilhará o seu projeto ou a didática que colocou em prática. A ideia é que percebam que podem inovar e empreender em sala de aula”, conta Mandaji sobre a programação metodológica da formação.

O que dizem os professores?

Para Patrícia Matarazo, da ETEC Prof. André Bogasian, foi justamente o engajamento que a motivou a procurar a formação de professores. “Na minha escola, os professores estão começando a se envolver mais com o Pense Grande. Eles estão mais curiosos e interessados em aprender a metodologia”, relata a educadora, acrescentando que outros seis colegas participam da iniciativa.

Já o professor Jacy Ferreira Brada, da Fatec Guarulhos, enxerga a oportunidade como uma extensão para a transformação, não só do ensino dos alunos, mas também como indivíduo. “Vejo essa oferta como um auxílio a cobrir a lacuna de atualização que o professor sempre precisa. É um processo: mudar a sala de aula vai elevar a mudança em quem está em formação, ansioso para se transformar em alguém que faz a diferença”, conta.

O encerramento dos encontros contará com a apresentação das ideias de práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas pelos professores e será em novembro na ETEC Parque da Juventude, na zona norte de São Paulo. Até lá, será formada uma rede de aprendizado e fortalecimento para ampliar ainda mais os recursos de jovens empreendedores!


Outras Notícias

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem