Há três anos a Fundação Telefônica Vivo, que busca superar os desafios cada vez maiores do mundo contemporâneo, lançou a campanha É da nossa conta! com o intuito de colaborar com a erradicação do trabalho infantil no Brasil até 2020.
Em 2012 e 2013 a campanha buscou conscientizar a sociedade sobre o tema de maneira online, expondo a questão para que mais pessoas de dessem conta da importância de tirar as crianças do trabalho infantil.
No ano de 2014 o conceito da campanha é +Crianças estudando – Crianças trabalhando, utilizando os símbolos de mais e menos como forma de mostrar às pessoas que agindo com mais informação, engajamento e parceiros, ocorrerá a diminuição da quantidade de crianças trabalhando e aumentando o número de crianças na escola.
As formas de exploração, os riscos das atividades e o prejuízo para a vida das crianças foram os temas escolhidos para sensibilizar a população acerca do tema. Importantes vitórias foram alcançadas e a mensagem superou as expectativas da campanha.
Com o amadurecimento proporcionado pelas campanhas anteriores, a Fundação Telefônica, por meio do seu projeto Promenino sentiu que era hora de atuar mais profundamente no ano de 2014.
O semiárido brasileiro, que concentra cerca de 13 milhões de crianças e adolescentes, e foi escolhido como área de enfoque principal por seus indicadores sociais. A falta de acesso à água potável, saneamento, educação e serviços de saúde de qualidade aliada à baixa escolaridade, fazem com que grande parte das crianças e adolescentes sejam pressionados a trabalhar.
Para alcançar esse público, seus pais e seus empregadores, em 2014 optou-se por uma campanha que atuasse na região e interrompesse esse ciclo.

Pais, empregadores, prefeituras e referências locais estão sendo mobilizados por meio de atividades e ações locais, já rádios, internet e o apoio das parceiras UNICEF e OIT estão fazendo com que a campanha tenha sucesso nessa edição assim como teve nas edições anteriores em todo o Brasil.
As discussões têm sido bastante proveitosas e as ações como o Selo Município Aprovado tem mobilizado diversos municípios para debater o tema.
Acompanhe mais notícias sobre a campanha aqui no Blog e também no portal Promenino. Contamos com você na divulgação da campanha por meio do Facebook e Twitter , use a hashtag #trabalhoinfantil, afinal É da nossa conta!

É da nossa conta! Campanha contra o trabalho infantil está a todo vapor no semiárido