Conheça a pesquisa "CURRÍCULOS DE COMPUTAÇÃO: Levantamento e Recomendações"

Notícias

08.06.2022
Tempo de leitura: 4 minutos

“Educação Já 2022” considera urgente investir em inclusão digital nas escolas brasileiras

Com o apoio da Fundação Telefônica Vivo, “Educação Já 2022” propõe prioridades para a agenda educacional na próxima década

Sala de aula com professor de pé, alunos sentados na carteira fazendo anotações e lousa verde.

O documento “Educação Já 2022” apresenta diagnósticos e caminhos para orientar a atuação das gestões eleitas em 2022 e a agenda educacional do Brasil na próxima década. Capitaneado pelo Todos pela Educação, o material colheu contribuições de especialistas e organizações – entre elas a Fundação Telefônica Vivo – para a construção de uma agenda sistêmica para a Educação Básica brasileira.

Entre as ações listadas para mitigar os efeitos imediatos da pandemia na educação, está a promoção da inclusão digital. De acordo com o documento, “é urgente investir na inclusão digital no país, que ainda conta com milhões de estudantes sem acesso à conectividade e a dispositivos digitais.”

Atualmente, 25% das escolas públicas não possuem acesso à internet, segundo o Censo Escolar 2020. E, mesmo nas escolas que têm acesso, 70% dos professores sentem dificuldade em utilizar a tecnologia na sua prática, devido à baixa velocidade da conexão (Cetic, 2020). Ainda conforme o Censo Escolar, 39% das escolas sequer têm banda larga.

 

Tecnologia nas escolas: investimento emergencial 

Coordenador de políticas educacionais do Todos pela Educação, Ivan Gontijo aponta que o período de isolamento imposto pela pandemia deixou claro o potencial do uso de tecnologia na educação. E, sobretudo, tornou emergencial o investimento em ferramentas e plataformas que permitam impulsionar a conectividade. “Perdemos muito tempo com as escolas fechadas. Para recuperar esse atraso, o ensino híbrido será fundamental para que estudantes façam atividades e sigam aprendendo sem estar necessariamente no espaço escolar”, observa.

Dessa forma, a tecnologia é trazida como eixo transversal ao longo das dez medidas propostas pelo “Educação Já 2022”, que defende como a gestão pública precisa tratar o tema “com as devidas relevância e prioridade e ter planos estratégicos. Para que assim as tecnologias virem realidade em todas as escolas, apoiando o avanço da qualidade e da equidade na Educação.”

Como exemplo de sucesso no uso de políticas públicas em prol da tecnologia escolar, Ivan cita o caso do Paraná. O estado se estruturou com rapidez diante dos desafios do ensino remoto, implementando o uso de ferramentas como o Google Class e o Redação Paraná. Aliás, ambas as ferramentas apoiam na correção de redações usando Inteligência Artificial. Também foram distribuídos dispositivos para professores e estudantes, expandindo a conectividade das escolas. “Se compararmos entre 2018 e 2022 o que todos os estados tinham em relação à tecnologia escolar, o avanço é gigantesco. Mas o Paraná tem uma visão mais sistêmica em torno da tecnologia”, aponta.

Formar o cidadão digital 

Ivan cita que, superada a necessidade primordial de garantir a inclusão digital de 100% das escolas, o impacto do uso da tecnologia no desenvolvimento dos estudantes será mais visível. “Precisamos que eles desenvolvam competências digitais. Hoje, para o jovem se inserir na vida em sociedade e no mercado de trabalho, a tecnologia estará presente, e ele precisa dominar isso”, afirma.

Adicionalmente, a tecnologia potencializa o aprendizado das disciplinas do currículo. “Para formar o cidadão digital, porém, ainda precisamos dar esse primeiro passo de infraestrutura.”

Capa do documento Educação Já 2022, com crianças reunidas em uma sala de aula, inclusive um cadeirante.

“Educação Já 2022” e o diálogo com governos e candidatos 

O documento “Educação Já”, publicado em 2018, tinha como foco principal influenciar as tomadas de decisão do Ministério da Educação (MEC) e do governo federal. De acordo com Ivan, a intenção da agenda atualizada para 2022 é dialogar mais com os governos subnacionais. “Em quatro anos, aconteceu muita coisa na educação. Nesse meio tempo, estados e municípios avançaram muito e a ideia é que o ‘Educação Já 2022’ sirva como subsídio para as próximas gestões construírem seus planos estratégicos”, comenta.

Nas próximas semanas, o material enfim será apresentado aos principais candidatos ao governo em 14 estados definidos como prioritários. Enquanto isso, também será realizada uma articulação com os presidenciáveis em torno da agenda proposta.


Outras Notícias

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

01/09/2025

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

Evento reuniu especialistas para debater IA, redes sociais e novas formas de ensinar matemática no Brasil

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

29/08/2025

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

Estudo inédito revela que 82% das empresas dispostas a contratar afirmam que soft skills, diversidade e ensino técnico são decisivos para a entrada de jovens no mercado de TI no Brasil

Matemática abre caminhos para o futuro profissional dos jovens  

19/08/2025

Matemática abre caminhos para o futuro profissional dos jovens  

O domínio de habilidades matemáticas é base essencial para diversas carreiras, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia e inovação

6ª edição do Hack4Edu chega ao Brasil e desafia estudantes a inovar com IA

15/08/2025

6ª edição do Hack4Edu chega ao Brasil e desafia estudantes a inovar com IA

Hackathon internacional reúne estudantes e especialistas para criar soluções tecnológicas com impacto social e educacional, premiando ideias de destaque

Da formação à prática: professores multiplicadores fortalecem redes de ensino com inovação

13/08/2025

Da formação à prática: professores multiplicadores fortalecem redes de ensino com inovação

Educadores apoiam colegas para integrar tecnologia na sala de aula, aumentando o engajamento e melhorando o desempenho dos estudantes

Como a tecnologia pode apoiar professores na construção de uma educação antirracista

30/07/2025

Como a tecnologia pode apoiar professores na construção de uma educação antirracista

Novos cursos gratuitos da plataforma Escolas Conectadas mostram como ferramentas digitais podem integrar o antirracismo ao currículo escolar e promover práticas pedagógicas mais inclusivas