Notícias

14.11.2014
Tempo de leitura: 2 minutos

Educação rural: carência de infraestrutura nas escolas abre espaço para projetos sociais inovadores

O Projeto Escolas Rurais Conectadas transforma centros educacionais pelo país, uma vez que a carência de infraestrutura demanda projetos sociais inovadores.

A carência de infraestrutura nas escolas rurais abre espaço para projetos sociais inovadores

Projeto Escolas Rurais Conectadas transforma a realidade de centros educacionais nos rincões do país
Conforme dados do Ministério da Educação, metade das escolas do Brasil estão localizadas na esfera rural. Um levantamento feito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, por meio do Censo Educacional de 2012, mostrou que dentre as 75.687 mil escolas rurais públicas do país, 508 estão em péssima situação.

A carência nesses espaços é uma oportunidade de implantar projetos visando mudanças na realidades dessas comunidades, que têm como vantagem a possibilidade de professores, alunos e pais trabalharem juntos em uma educação mais próxima e comunitária.

Concentradas em áreas indígenas demarcadas, assentamentos e terras quilombolas, essas 508 instituições espalham-se por 11 estados do país: Bahia, Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Amazônia, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Piauí, Pernambuco. Há uma ênfase clara nas regiões Norte e Nordeste.
Em comum, essas escolas apresentam uma grande escassez de infraestrutura, cujas carências vão da ausência de bibliotecas, aparelhos de TV e computadores, até a falta de energia elétrica e água filtrada.

Utilizando como parâmetro os resultados obtidos no Ideb e a estrutura das escolas, o estudo apontou os maiores problemas enfrentados por elas e o impacto dessas insuficiências na educação das crianças e adolescentes.

Isso se reflete no alto índice de repetência no ensino fundamental (40% dos estudantes), e na alta evasão escolar (cerca de 23% dos alunos), além da desmotivação crescente dos professores e funcionários.
A Fundação Telefônica Vivo busca transformar essa realidade por meio de programas sociais como o Escolas Rurais Conectadas. O projeto consiste em uma plataforma digital de ensino à distância, que promove formação contínua para professores que atuam na área rural com foco na didática e no envolvimento da realidade campestre na aprendizagem.

Além disso, outros programas da Fundação auxiliaram algumas escolas rurais no ano de 2014, com a doação de notebooks – promovida durante a Semana do Voluntariado Digital – e a reforma de uma escola no Dia dos Voluntários Telefônica.


Outras Notícias

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem