Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

10.01.2022
Tempo de leitura: 4 minutos

Educação socioemocional é tema do novo curso do Escolas Conectadas

Direcionado a educadores, o curso busca introduzir o propósito e a relevância das habilidades socioemocionais para o desenvolvimento dos estudantes

Imagem mostra uma educadora utilizando um notebook. Ela usa blusa azul, tem cabeços compridos, está sorrindo. Sobre a mesa, é possível ver o notebook além de um copo com vários lápis ou canetas.

Aprender a conviver em comunidade é um dos pilares que sustentam a educação do século XXI. Ao passo que, para construir conhecimento é preciso aliar desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Afinal, é a partir da interação com os pares que aplicamos os conteúdos no dia a dia.

Nesse sentido, o período de distanciamento social, necessário por causa da pandemia, acendeu um sinal de alerta para a educação socioemocional. Tendo em vista o seu impacto na saúde mental de alunos e professores, passou a ser cada vez mais difícil separar o desempenho acadêmico do bem-estar emocional.

Em outras palavras, os resultados de aprendizagem vão depender de um currículo que priorize a formação integral dos indivíduos. As competências socioemocionais nem sempre encontram espaço na grade regular das escolas, ainda que estejam contempladas pela Base Nacional Comum Curricular.

Pensando em oferecer ferramentas para que os profissionais da educação incluam atividades pedagógicas para lidar com as emoções dos jovens, a plataforma Escolas Conectadas lançou o curso “Educação Socioemocional: aprendizagens-chave”.

O curso busca introduzir o propósito e a relevância das habilidades socioemocionais para o desenvolvimento dos estudantes do século XXI. Além disso,  propõe formas de direcionar dinâmicas que favorecem as relações interpessoais em sala de aula. A carga horária é de 12 horas e o curso é oferecido na modalidade autoformativa.

A plataforma Escolas Conectadas faz parte do ProFuturo, programa global da Fundação Telefônica e da Fundação “la Caixa” e oferece formação continuada e gratuita para professores da educação básica, contando com um catálogo de cursos alinhados às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Educação socioemocional: da teoria à prática

Dividido em três módulos, o curso começa com uma discussão sobre a relevância da educação socioemocional para as instituições de ensino. Conforme avança, passa a abordar os diferentes aspectos da inteligência emocional e traz os primeiros estudos sobre o impacto da saúde mental na educação.

Em seguida,  estabelece uma conexão entre as diretrizes curriculares da BNCC e as teorias estudadas no módulo anterior.

Por último, são apresentadas atividades que simulam possibilidades de aplicação prática das competências socioemocionais. Dessa forma, o professor pode se apropriar de estratégias interdisciplinares e adaptá-las para todas as etapas de ensino.

Saiba como participar!

As inscrições para o curso “Educação Socioemocional: aprendizagens-chave” já estão abertas e ficarão disponíveis até o final de janeiro.

Lembrando que a modalidade é autoformativa. Portanto, os educadores têm flexibilidade para determinar o ritmo de aprendizagem de acordo com a sua disponibilidade.

Previsão de início: 17 de janeiro de 2022

Recomendado para: Ensino Fundamental (anos iniciais e finais); Adaptações possíveis para a Educação Infantil e Ensino Médio

Competências da BNCC:
● Autoconhecimento e autocuidado
● Empatia e cooperação
● Responsabilidade e cidadania

Por que a formação socioemocioal é relevante para o contexto atual?

De acordo com a pesquisa Juventudes e a Pandemia de Coronavírus, mais da metade dos estudantes entrevistados relataram ter desenvolvido ansiedade, esgotamento mental ou distúrbios ligados à saúde mental durante o período de isolamento social.

Sendo assim, trabalhar competências socioemocionais pode ajudar os jovens a reconhecer e expressar esses sentimentos dentro e fora da escola. Como resultado, a aprendizagem cognitiva passa a contar com um conjunto de habilidades que vão desde a autorregulação emocional até a colaboração.

A partir do curso Educação Socioemocional do Escolas Conectadas, o educador também tem a chance de desenvolver essas competências no âmbito pessoal e profissional. Ao praticar o autoconhecimento, o processo de ensino-aprendizagem é favorecido por estratégias mais conectadas com as necessidades individuais e coletivas dos estudantes.

Sem descuidar do bem-estar docente!
A saúde mental dos professores é imprescindível para o retorno seguro à escola. Para complementar os aprendizados sobre educação socioemocional, indicamos a você, educador, o curso Bem-estar docente: autocuidado e redes de apoio para quem transforma a educação.

Essa também é uma formação on-line e gratuita, que busca aprofundar referências sobre sistemas de apoio e destacar a importância da prática do autocuidado por parte dos profissionais da educação.


Outras Notícias

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

18/06/2025

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais